Venha fazer parte da KTO
x

Loss destaca 'mudança brusca' em filosofia com as categorias de base no Timão

6.7 mil visualizações 50 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Loss vem sendo peça chave na mudança de filosofia do Corinthians nos últimos anos

Loss vem sendo peça chave na mudança de filosofia do Corinthians nos últimos anos

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Com a dificuldade encontrada pela diretoria do departamento de futebol para contratar reforços para o elenco profissional, a saída para o Corinthians passa a ser a utilização cada vez mais constante de jogadores da base. Em entrevista concedida ao blog do Praetzel, do portal Uol, o técnico Osmar Loss, vice-campeão brasileiro sub-20 na semana passada pelo Timãozinho, analisou o atual momento do clube como uma "mudança brusca".

Na visão de Loss, que chegou ao Corinthians em setembro de 2013 e, desde então, conquistou duas vezes o Paulistão, uma vez o Brasileirão e uma vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o clube vem deixando, ainda que aos poucos, o rótulo de comprador. Com o passar das temporadas, está sendo aproveitado de forma melhor os jovens revelados na base, casos de Malcom e Guilherme Arana, por exemplo, hexacampeões ano passado.

"Eu não vejo como tão poucos assim sendo aproveitados nestas três temporadas que eu estive no clube. Comparado com que o Corinthians aproveitava antes da minha chegada, acho que a gente até está superando bem as expectativas. Eu acho que nós estamos passando por um processo de reformulação, o Corinthians está fazendo um bom investimento na base, fruto disso é o CT, que está em fase final de construção e o espaço que a cada temporada a base vem ganhando no time profissional", analisou.

"É uma mudança bastante brusca, talvez, de filosofia, passar a usar a base com maior incidência. Acho que é um processo natural. Nada a gente consegue mudar de uma hora para a outra. Não podemos deixar o fato histórico de que o Corinthians é um time comprador. Jamais vai deixar de ser, até pelo potencial financeiro que tem, mas eu acho que o espaço que a gente vem tendo da base para o profissional, ele vem evoluindo de acordo com a mudança de filosofia que o Corinthians vem fazendo", completou.

A tendência é a utilização da base ganhar ainda mais espaço nos próximos anos. Recentemente, em meio ao início da utilização do novo CT do futebol amador, anexo ao CT Joaquim Grava, quatro jovens do Sub-20 foram promovidos ao profissional: Ameixa, Rodrigo Figueiredo, Carlinhos e Léo Jabá. Três deles já foram até relacionados por Fábio Carille.

"Acho que nos próximos três, quatro anos, quem sabe a gente não vai estar tratando deste assunto como uma novidade. O Corinthians mantendo esta idéia e esta filosofia de formação de atletas e integração base/profissional, vai ser um processo muito natural estar dentro do profissional do Corinthians", declarou Loss.

Veja Mais:

  • Matheuzinho passou por exames na manhã desta quarta-feira

    Corinthians revela diagnóstico de Matheuzinho após lance preocupante no Paraguai; saiba tudo

    ver detalhes
  • O jogo entre Corinthians e Botafogo, válido pela sétima rodada do Brasileiro, segue sem data

    Corinthins segue sem saber data de jogo e pode ter semana livre em breve

    ver detalhes
  • Corinthians retoma treinamentos no CT Joaquim Grava com foco no Campeonato Brasileiro

    Corinthians se reapresenta no CT após vitória com retorno de dois jogadores; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Yuri Alberto diante o confronto contra o Nacional

    Yuri analisa formação tática ofensiva com Paulinho e manda força para companheiros do Corinthians

    ver detalhes
  • António Oliveira criticou as análises pelas substituições feitas (e não feitas) na vitória do Corinthians pela Sul-Americana

    António Oliveira reclama de críticas por substituições no Corinthians e explica alterações na Sula

    ver detalhes
  • Yuri Alberto iguala Romero no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Yuri Alberto iguala Romero no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja ranking

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: