O que mudou no Corinthians desde a última greve geral do Brasil?

O que mudou no Corinthians desde a última greve geral do Brasil?

2.8 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

Corinthians se consagrou campeão da Libertadores em 2012

Corinthians se consagrou campeão da Libertadores em 2012

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Pela primeira vez em mais de 20 anos, o Brasil vive um dia de paralisação em praticamente todos os estados e também no Distrito Federal. A última greve geral de tamanha dimensão no país havia acontecido em 1996. Diante de tal cenário, o Meu Timão convida a Fiel a relembrar como era o Corinthians em tal época e o que mudou no clube desde então.

Destaques do Timão

Apesar da proximidade, em termos temporais, com o triênio que marcaria um dos melhores times do Corinthians ao longo de toda a história (1998, 1999 e 2000), a equipe de 1996 era bem mais modesta. O protagonista era Marcelinho Carioca, que ainda estava em sua primeira passagem pelo Timão. Outro craque que ainda dava as caras com a camisa alvinegra era o goleiro Ronaldo Giovanelli.

Único título

Em 1996, apenas uma taça foi levantada pelo Corinthians: no dia 24 de agosto de 1996, o Timão venceu o Betis, da Espanha, por 2 a 0 e se sagrou campeão do Troféu Ramón de Carranza, realizado na cidade de Cádiz, em solo espanhol. Os gols foram anotados por Alex Rossi e Alcindo. O técnico corinthiano na ocasião era Valdyr Espinosa.

Susto aéreo

Foi também em 1996 que o Corinthians viveu um de seus momentos mais tensos ao longo da história. Após vencer o Espoli, do Equador, em duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores, o avião que transportaria a delegação alvinegra de volta ao Brasil enfrentou problemas ao decolar, em Quito, no dia 1º de maio, e derrapou na pista do aeroporto Mariscal Sucre. A aeronave se chocou contra um muro e por pouco não despencou em uma avenida local. Ao menos seis passageiros sofreram ferimentos.

O que mudou desde então?

O Corinthians de 2017 passou por inúmeras mudanças em relação àquele de 1996. A começar pela sala de troféus! No intervalo de 21 anos, o Timão conquistou os seguintes títulos: Campeonato Paulista (seis vezes), Campeonato Brasileiro (cinco vezes), Mundial de Clubes (duas vezes), Copa do Brasil (duas vezes), Taça Rio-São Paulo (uma vez), Libertadores (uma vez), Recopa Sul-Americana (uma vez) e Copa São Paulo de Futebol Júnior (sete vezes).

Outras mudanças significativas dizem respeito ao patrimônio do Corinthians. O Parque São Jorge passou a desempenhar papel secundário no que diz respeito ao futebol profissional alvinegro: desde 2010, com ajuda do então jogador corinthiano Ronaldo Fenômeno, o Timão tem seu próprio centro de treinamento, o CT Joaquim Grava.

Quatro anos depois, foi a vez de uma nova inauguração: a Arena Corinthians. O tão sonhado estádio alvinegro foi erguido em Itaquera e significou o fim dos mandos de jogos do Timão no Pacaembu, dando início a uma nova era no clube.

Veja mais em: Arena Corinthians, Títulos do Corinthians, CT Joaquim Grava, Ídolos do Corinthians, Ex-jogadores do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Timão pode erguer troféu da Liga Ouro já na sexta-feira, na casa do São José

    Corinthians vence batalha com quatro prorrogações e fica a uma vitória do título da Liga Ouro

    ver detalhes
  • Maioria dos titulares de Loss já completou sétimo jogo no BR; Cássio e Fagner, sequer seis

    Doze corinthianos já completaram sete jogos no Brasileirão; veja quem ainda pode se transferir

    ver detalhes
  • Caetano tem 18 anos e estava no Botafogo

    Corinthians acerta contratação de zagueiro indicado por Barroca, técnico do Sub-20

    ver detalhes
  • Léo Jabá tem contrato de cinco temporadas com o FC Akhmat Grozny

    Jabá encaminha transferência à Grécia, e Corinthians pode ganhar mais de R$ 4 milhões

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes