O que mudou no Corinthians desde a última greve geral do Brasil?

O que mudou no Corinthians desde a última greve geral do Brasil?

2.8 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

Corinthians se consagrou campeão da Libertadores em 2012

Corinthians se consagrou campeão da Libertadores em 2012

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Pela primeira vez em mais de 20 anos, o Brasil vive um dia de paralisação em praticamente todos os estados e também no Distrito Federal. A última greve geral de tamanha dimensão no país havia acontecido em 1996. Diante de tal cenário, o Meu Timão convida a Fiel a relembrar como era o Corinthians em tal época e o que mudou no clube desde então.

Destaques do Timão

Apesar da proximidade, em termos temporais, com o triênio que marcaria um dos melhores times do Corinthians ao longo de toda a história (1998, 1999 e 2000), a equipe de 1996 era bem mais modesta. O protagonista era Marcelinho Carioca, que ainda estava em sua primeira passagem pelo Timão. Outro craque que ainda dava as caras com a camisa alvinegra era o goleiro Ronaldo Giovanelli.

Único título

Em 1996, apenas uma taça foi levantada pelo Corinthians: no dia 24 de agosto de 1996, o Timão venceu o Betis, da Espanha, por 2 a 0 e se sagrou campeão do Troféu Ramón de Carranza, realizado na cidade de Cádiz, em solo espanhol. Os gols foram anotados por Alex Rossi e Alcindo. O técnico corinthiano na ocasião era Valdyr Espinosa.

Susto aéreo

Foi também em 1996 que o Corinthians viveu um de seus momentos mais tensos ao longo da história. Após vencer o Espoli, do Equador, em duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores, o avião que transportaria a delegação alvinegra de volta ao Brasil enfrentou problemas ao decolar, em Quito, no dia 1º de maio, e derrapou na pista do aeroporto Mariscal Sucre. A aeronave se chocou contra um muro e por pouco não despencou em uma avenida local. Ao menos seis passageiros sofreram ferimentos.

O que mudou desde então?

O Corinthians de 2017 passou por inúmeras mudanças em relação àquele de 1996. A começar pela sala de troféus! No intervalo de 21 anos, o Timão conquistou os seguintes títulos: Campeonato Paulista (seis vezes), Campeonato Brasileiro (cinco vezes), Mundial de Clubes (duas vezes), Copa do Brasil (duas vezes), Taça Rio-São Paulo (uma vez), Libertadores (uma vez), Recopa Sul-Americana (uma vez) e Copa São Paulo de Futebol Júnior (sete vezes).

Outras mudanças significativas dizem respeito ao patrimônio do Corinthians. O Parque São Jorge passou a desempenhar papel secundário no que diz respeito ao futebol profissional alvinegro: desde 2010, com ajuda do então jogador corinthiano Ronaldo Fenômeno, o Timão tem seu próprio centro de treinamento, o CT Joaquim Grava.

Quatro anos depois, foi a vez de uma nova inauguração: a Arena Corinthians. O tão sonhado estádio alvinegro foi erguido em Itaquera e significou o fim dos mandos de jogos do Timão no Pacaembu, dando início a uma nova era no clube.

Veja mais em: Arena Corinthians, Títulos do Corinthians, CT Joaquim Grava, Ídolos do Corinthians, Ex-jogadores do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Carille retornou da Arábia Saudita para assumir o Corinthians em 2019

    Com festa da Fiel, Carille desembarca no Brasil e fala pela primeira vez sobre retorno ao Timão

    ver detalhes
  • Sornoza fez boa temporada no Fluminense; meia já foi finalista da Libertadores com o Independiente del Valle

    Sem envolver jogadores, Corinthians e Fluminense chegam a acordo por transferência de Sornoza

    ver detalhes
  • Corinthians já anunciou cinco reforços para 2019

    Com Ramiro, Corinthians se torna clube da Série A com mais contratações para 2019

    ver detalhes
  • Contratação de Ramiro foi aprovada pela torcida do Corinthians

    Torcida do Corinthians aprova contratação de Ramiro em enquete avassaladora

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes