Venha fazer parte da KTO
x

O que mudou no Corinthians desde a última greve geral do Brasil?

2.9 mil visualizações 21 comentários Reportar erro

Corinthians se consagrou campeão da Libertadores em 2012

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Pela primeira vez em mais de 20 anos, o Brasil vive um dia de paralisação em praticamente todos os estados e também no Distrito Federal. A última greve geral de tamanha dimensão no país havia acontecido em 1996. Diante de tal cenário, o Meu Timão convida a Fiel a relembrar como era o Corinthians em tal época e o que mudou no clube desde então.

Destaques do Timão

Apesar da proximidade, em termos temporais, com o triênio que marcaria um dos melhores times do Corinthians ao longo de toda a história (1998, 1999 e 2000), a equipe de 1996 era bem mais modesta. O protagonista era Marcelinho Carioca, que ainda estava em sua primeira passagem pelo Timão. Outro craque que ainda dava as caras com a camisa alvinegra era o goleiro Ronaldo Giovanelli.

Único título

Em 1996, apenas uma taça foi levantada pelo Corinthians: no dia 24 de agosto de 1996, o Timão venceu o Betis, da Espanha, por 2 a 0 e se sagrou campeão do Troféu Ramón de Carranza, realizado na cidade de Cádiz, em solo espanhol. Os gols foram anotados por Alex Rossi e Alcindo. O técnico corinthiano na ocasião era Valdyr Espinosa.

Susto aéreo

Foi também em 1996 que o Corinthians viveu um de seus momentos mais tensos ao longo da história. Após vencer o Espoli, do Equador, em duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores, o avião que transportaria a delegação alvinegra de volta ao Brasil enfrentou problemas ao decolar, em Quito, no dia 1º de maio, e derrapou na pista do aeroporto Mariscal Sucre. A aeronave se chocou contra um muro e por pouco não despencou em uma avenida local. Ao menos seis passageiros sofreram ferimentos.

O que mudou desde então?

O Corinthians de 2017 passou por inúmeras mudanças em relação àquele de 1996. A começar pela sala de troféus! No intervalo de 21 anos, o Timão conquistou os seguintes títulos: Campeonato Paulista (seis vezes), Campeonato Brasileiro (cinco vezes), Mundial de Clubes (duas vezes), Copa do Brasil (duas vezes), Taça Rio-São Paulo (uma vez), Libertadores (uma vez), Recopa Sul-Americana (uma vez) e Copa São Paulo de Futebol Júnior (sete vezes).

Outras mudanças significativas dizem respeito ao patrimônio do Corinthians. O Parque São Jorge passou a desempenhar papel secundário no que diz respeito ao futebol profissional alvinegro: desde 2010, com ajuda do então jogador corinthiano Ronaldo Fenômeno, o Timão tem seu próprio centro de treinamento, o CT Joaquim Grava.

Quatro anos depois, foi a vez de uma nova inauguração: a Arena Corinthians. O tão sonhado estádio alvinegro foi erguido em Itaquera e significou o fim dos mandos de jogos do Timão no Pacaembu, dando início a uma nova era no clube.

Veja mais em: Arena Corinthians, Títulos do Corinthians, CT Joaquim Grava, Ídolos do Corinthians, Ex-jogadores do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes
  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians encara o São José, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques

    Corinthians recebe São José pela Liga Nacional de Futsal em meio a troca de técnico; saiba tudo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: