Venha fazer parte da KTO
x

'Quarta força', moço de Sertãozinho... Fotógrafo do Corinthians lança livro do Paulistão 2017

5.7 mil visualizações 43 comentários Reportar erro

Por Rodrigo Vessoni e Vinícius Souza

Daniel Augusto Jr. concedeu entrevista durante evento de lançamento do #PrimeiraForça

Daniel Augusto Jr. concedeu entrevista durante evento de lançamento do #PrimeiraForça

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

O título do Campeonato Paulista 2017, conquistado pelo Corinthians no dia 7 de maio, virou livro. Em evento no Parque São Jorge na noite desta segunda-feira, o fotojornalista Daniel Augusto Jr., profissional do Timão desde 2008, lançou a obra #PrimeiraForça, que traz imagens da 28ª taça estadual da equipe alvinegra.

“O livro traz aquilo que o Carille de certa forma implantou no Corinthians: a solidariedade, o trabalho em conjunto, tanto é que a todo o momento tem fotos de grupo. Isso todo mundo pode ver, o fez gol ontem (domingo) e foi todo mundo correndo no banco de reservas”, disse Augusto Jr., que atendeu a imprensa dentro do Memorial do Corinthians.

Ao menos 150 torcedores alvinegros aguardavam no local por autógrafos do fotojornalista, do técnico Fábio Carille e de atletas do Corinthians. Depois de Daniel, chegaram Carille, o diretor de futebol Flávio Adauto e o gerente Alessandro Nunes.

Carille atendeu torcedores ao lado de Daniel Augusto Jr.

Carille atendeu torcedores ao lado de Daniel Augusto Jr.

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

Bem-humorado, Daniel Augusto rendeu elogios a Carille, que assumiu a equipe profissional no fim de 2016 e, embora contestado no cargo, levou o elenco corinthiano ao título paulista. De acordo com o fotógrafo, o jeito simples do técnico representa os trejeitos de um “moço lá de Sertãozinho”, sua terra natal.

Eu costumo brincar com ele que é um moço lá de Sertãozinho. A calma dele, ele trouxe a calma pra dentro do CT do Corinthians... É um moço de Sertãozinho, o cara com que você sai pra pescar, fica conversando, vai jogar um truco. Ele trouxe essa tranquilidade. Fotografar o Carille é até difícil, ele tem poucas reações que a gente gosta, aquela expressão, momento de nervoso. Ele é low profile. Do jeito que entra, ele sai”, explicou.

O livro #PrimeiraForça está à venda no site Livraria Esportiva por R$ 69,90.

Fotógrafo posou para fotos e deu autógrafos a torcedores do Corinthians

Fotógrafo posou para fotos e deu autógrafos a torcedores do Corinthians

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

Confira outros trechos da entrevista de Daniel

QUARTA FORÇA

Eu não sei, juro, não sei te responder porque pouco participo. Apesar de estar no vestiário o tempo todo, minha preocupação é colher imagens. Um dos motivos de eu estar perto de completar dez anos aqui no Corinthians é que eu me preocupo só em fotografar, então se vejo um cantinho que tem pessoas conversando procuro não invadir aquele momento deles, eu sequer sei o que estão falando. A própria câmera fotográfica, você chega em um ambiente, ela já causa certo desconforto. Não sei te responder. Posso falar a partir das declarações da imprensa, todo mundo falando da “quarta força”. Se essa quarta força chegou a incomodar lá dentro, não sei te responder.

TÍTULO DO LIVRO

O título do livro é uma criação do André Stepan, que é o nosso diretor de comunicação, fez parte de uma campanha de comunicação logo depois de o Corinthians ter ganhado o título. É claro, todos ficaram falando “é a quarta”, por que não colocar “primeira” na capa? Com certeza, aí tem uma brincadeirinha (risos).

JAMAIS IMAGINOU QUE O LIVRO SAIRIA?

Em sempre falo, a gente não faz livro. Como o próprio Carille fala, é jogo a jogo. Terminou Corinthians x Flamengo, tenho lá 500 fotos feitas. Dessas 500, vou jogar 450 fora, ficam essas 50. Das 50, tem cinco ou seis que são o ‘filé mignon’. Jogo a jogo essas fotos vão sendo guardadas. Chegou no final do campeonato, o Corinthians ganhou? O Corinthians tem me dado esse privilégio de acreditar no meu trabalho e lançado os livros. São quase dez anos de trabalho, dez livros editados, quase um time de futebol só de livros publicados.

CARAS ENGRAÇADOS

Kazim, sem dúvida. Tem uma sequência do livro, de um gol, que parece que ele quer acabar com o mundo (risos). O Arana é muito engraçado, o Fellipe Bastos também. São os jogadores que sempre rendem boas imagens. O Cássio, pela própria figura grande, aquele cabelo cumprido, sempre uma faixa na cabeça. São os mais fotogênicos.

FOTO COM BOLAS NO AR

Em 2008, quando o Walmir Cruz esteve aqui, eu fiz essa foto lá em Itu, é um tipo de aquecimento que ele fez onde cada jogador fica com uma bola, é dada uma ordem, eles jogam para cima e pegam a que foi jogada. Quando o Walmir chegou agora, ele falou que apelidou aquele aquecimento de Daniel Augusto Jr. Quer uma coisa mais ‘tesuda’ na vida do que o preparador do Corinthians fazer um aquecimento com seu nome? (risos). Falei: ‘Já que você fez isso, vamos refazer essa foto!’. Precisava de um dia de céu azulado e repetimos a foto.

FINAL

Deu uma geladinha no estômago, vínhamos perdendo, perdendo. Juntado ao fato de que éramos a quarta força e de repente o título veio, teve um gostinho especial.

Ao menos 150 torcedores compareceram ao Parque São Jorge

Ao menos 150 torcedores compareceram ao Parque São Jorge

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

Veja mais em: Parque São Jorge, Produtos do Corinthians e Ações de marketing.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega a segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega à segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: