Cássio evolui com os pés no Corinthians e tem maior índice de lançamentos certos no Brasileirão

Cássio evolui com os pés no Corinthians e tem maior índice de lançamentos certos no Brasileirão

Por Meu Timão

Antes criticado com os pés, Cássio tem sido importante para iniciar jogadas

Antes criticado com os pés, Cássio tem sido importante para iniciar jogadas

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Creditado principalmente por sua evolução física para a atual temporada, Cássio também cresceu em outros sentidos. Pilar da defesa do Corinthians, o arqueiro ganhou importância até no ataque da equipe comandada por Carille. O camisa 12 tem criado boas oportunidades com suas reposições longas, não à toa é o dono do maior número de acertos do quesito no Brasileirão.

Até aqui, foram 143 lançamentos corretos do goleiro, o que resulta em uma média de 7,52 por partida. Os dados são do Footstats. Um dos grandes responsáveis por isso não deixa de ser Jô, muito eficiente nos domínios para fazer o pivô. Apesar disso, a evolução do fundamento, antes criticado por parte da torcida, tem outra justificativa.

"A repetição diária nos treinos e a concentração na batida na bola fazem a diferença na hora do jogo. Com uma batida perfeita e um lançamento correto, podemos criar contra-ataques que podem ser revertidos em gols", explicou Mauri Lima, preparador de goleiros do Corinthians, ao Globoesporte.com.

Leia também:
DM do Corinthians esvazia após 'semana light'; veja quem ainda se recupera
Representante de Balbuena revela valor de oferta italiana recusada pelo Corinthians
Maycon aponta 'trabalho em conjunto' como principal arma do Corinthians em 2017

Não faltam exemplos para bons lances iniciados pelo gigante corinthiano. Um dos mais emblemáticos talvez seja o gol de Pedrinho na Sul-Americana, contra o Patriotas. Na oportunidade, o goleiro lançou com precisão para Jô, que só escorou para o garoto marcar.

Em contrapartida ao bom número de acertos, Cássio também tem alto índice de erros. Com 181 lançamentos imprecisos, o arqueiro é o sétimo que mais falha no quesito no Brasileirão - são 9,52 erros por jogo. A justificativa para isso, no entanto, pode ser o alto número de tiros de meta que tem de bater, graças ao sistema defensivo eficiente do Timão, que obriga adversários a finalizarem de fora.

"Quanto mais bater na bola no jogo, maior a possibilidade de errar. Existem vários motivos para um erro. As pernas pesadas podem influenciar (em fim de jogo). A bola sai do raio de ação do atleta procurado ou o jogador pode não disputá-la, facilitando a tirada do adversário", concluiu Mauri.

A evolução de Cássio, não só nesse sentido, o levou de volta à Seleção Brasileira. Na última quinta-feira, o jogador foi chamado por Tite e coroou a grande temporada que faz. Até aqui, foi o menos vazado no Paulistão, lidera o quesito também no Brasileirão e passou 29 dos 49 jogos que atuou sem tomar gols.

Veja mais em: Cássio.

Veja Mais:

  • Plantel alvinegro tem dias de treino definidos para semana festiva

    Com folga dupla, Corinthians tem programação definida para semana de festa do título na Arena

    ver detalhes
  • Danilo vai ficar mais uma temporada no Corinthians

    Danilo comenta iminente renovação com o Corinthians e fala qual setor jogaria em 2018

    ver detalhes
  • Mesmo com Jô, Timão não foi páreo para Flamengo na tarde deste domingo

    Sonolento, Corinthians leva três no primeiro tempo e é derrotado pelo Flamengo

    ver detalhes
  • Em rede social, Corinthians ironiza briga entre jogadores do Flamengo

    Em rede social, Corinthians ironiza gesto obsceno de atacante do Flamengo

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes