Venha fazer parte da KTO
x

Citadini condena submissão do Corinthians à CBF e promete ir à Fifa por mudança no estatuto

16 mil visualizações 116 comentários Reportar erro

Vice-presidente no início dos anos 2000, Citadini é candidato nas eleições de fevereiro

Vice-presidente no início dos anos 2000, Citadini é candidato nas eleições de fevereiro

Larissa Lima/Meu Timão

De volta à disputa presidencial corinthiana, Antonio Roque Citadini fez duas críticas à sujeição do clube como instituição à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em entrevista à ESPN Brasil na noite desta terça-feira, o candidato à cadeira de Roberto de Andrade lamentou a submissão do Timão perante a entidade máxima do futebol nacional e avisou que, se eleito, acionará a Fifa para que os clubes brasileiros tenham maior poder nas eleições presidenciais da CBF.

“O Corinthians tem um papel no futebol que ele não cumpre, ou melhor, que ele cumpre de maneira horrível, a envergonhar. O Corinthians é um clube que não tem opinião sobre nada”, disparou Citadini.

“Veja, por exemplo, a CBF fez uma mudança no estatuto dela que é uma vergonha, jogou os clubes abaixo da federação do Acre. O Corinthians vale menos que a federação do Acre! Ninguém falou uma palavra, o Corinthians não falou uma palavra. Deveria ter falado”, criticou o aspirante à presidência.

A mudança à qual Citadini se refere diz respeito à “reforma” promovida pela CBF em março de 2017. Com aval do presidente Marco Polo Del Nero, mudanças no estatuto fortaleceram a influência das federações estaduais, além de reduzirem o peso das equipes profissionais – os votos de federações como a FPF agora têm peso três, enquanto os dos clubes da Série A têm peso dois. Times pertencentes à segunda divisão, peso um.

“Eu já falo desde aqui: com este estatuto, eu, sendo eleito, nós não votamos na eleição da CBF. O estatuto tem de mudar, quem tem de eleger o presidente são os clubes, como é no mundo inteiro. As federações, a maior parte delas, são sustentadas pela CBF. Como é que eu sou eleito por quem me sustenta?”, questionou o candidato, que não teme que o Timão seja prejudicado pela CBF.

“O que falta? Falta um clube, o Corinthians! Não vou pedir isso pros times médios, porque aí eles vão brigar com a CBF, vão sofrer. O Corinthians pode brigar. ‘Ah, vão prejudicar na arbitragem...’. Não vão prejudicar nada! Vão prejudicar o Corinthians na arbitragem porque estamos dizendo à CBF que o estatuto dela é uma vergonha e que nós temos que ajudar o futebol brasileiro a se renovar?”.

Leia também:
Candidatos à presidência sinalizam permanência de Alessandro e explicam busca por reforços
Chefe da campanha de Andrés em eleição no Corinthians contesta exclusão e analisa ir à Justiça

Antonio Roque Citadini é um dos cinco candidatos à presidência na eleição marcada para 3 de fevereiro. Ele chegou a ter a candidatura impugnada porque é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) – na avaliação da Comissão Eleitoral, ele não poderia concorrer a cargos administrativos. Entretanto, nessa segunda-feira, Antonio Roque obteve liminar junto ao Tribunal de Justiça, podendo assim participar do pleito.

Ainda a respeito da submissão do Corinthians (e de demais clubes do Brasil) à CBF, Citadini promete ir à côrte da Fifa se eleito: “Não só não voto com este estatuto como vou me queixar na Fifa. A Fifa não aceita, não reconhece essas federações estaduais. O Corinthians não tem nenhuma participação em grandes mudanças no futebol, zero! Esse grupo Renovação & Transparência (situação) só pensa em coisas pequenas”, concluiu.

Veja mais em: Eleições no Corinthians e Roberto de Andrade.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: