Corinthians joga no Pacaembu sem Fiel pela primeira vez na história; nem punição impediu fato

35 mil visualizações 150 comentários

Por Vinícius Souza e Rodrigo Vessoni

Por determinação do governo, Fiel não estará no Pacaembu neste domingo

Por determinação do governo, Fiel não estará no Pacaembu neste domingo

Reprodução/Twitter

O clássico contra o Santos deste domingo, às 17h, no Pacaembu, entrará para a história do Corinthians. Pela primeira vez, o Timão jogará no estádio sem que ao menos um torcedor corinthiano esteja nas arquibancadas. Tal fato acontece devido à limitação de torcida única nos clássicos disputados em todo o estado de São Paulo.

O Corinthians ostenta a marca de 1694 partidas disputadas no Pacaembu (969 vitórias, 397 empates e 328 derrotas, segundo o Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte). Jamais a equipe do Parque São Jorge entrou em campo no Paulo Machado de Carvalho sem o apoio da Fiel. Até agora...

Leia também:
Corrigido por gesto raro em Majestoso, árbitro reencontra Corinthians no clássico de domingo
Como visitante, Corinthians não enfrenta Santos no Pacaembu há 23 anos; relembre partida

A medida de torcida única para jogos entre rivais paulistas, vale lembrar, foi imposta por Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Federação Paulista de Futebol (FPF) e Promotoria do Estado em abril de 2016, após atos de violência protagonizados por corinthianos e palmeirenses antes e depois de um Dérbi.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, o atacante Emerson Sheik projetou o duelo e o fato de, mais uma vez, não ver duas torcidas dentro de um mesmo estádio.

“Eu sou um dos que pensam como os atletas mais antigos. Perder a magia não pode. E o futebol brasileiro perdeu um pouco a magia, a brincadeira entre atletas, apostas, zoeiras. Eu gosto das brincadeiras, das provocações, acho que essa é a grande magia do nosso futebol. Talvez seja por isso que o futebol é nossa paixão. É triste, extremamente triste jogar com uma única torcida, mesmo que seja a nossa. Você acaba tirando o direito de todos acompanharem um evento grandioso como o futebol”, declarou Sheik.

“Por outro lado, tem a parte da segurança. Uma vez que pago todos os impostos, entendo que posso ir a qualquer lugar e ter segurança. Não quero ir à fundo, não sei o que envolve. Mas é triste”, finalizou.

Nem punição impediu que corinthianos estivessem na arquibancada

Curiosamente, o Corinthians já atuou no Pacaembu com portões fechados para a torcida alvinegra. Na noite de 27 de fevereiro de 2013, a equipe então dirigida pelo técnico Tite bateu o Millonarios, da Colômbia, por 2 a 0 no Pacaembu, pela Copa Libertadores da América. Entretanto, uma liminar permitiu que quatro torcedores entrassem no estádio e apoiassem o Timão in loco, no setor das numeradas. A entrada do quarteto, acredite, garantiu ao clube exatos R$ 870 de renda bruta.

Corinthians e Santos se enfrentam neste domingo pela décima rodada do Campeonato Paulista. O mando de campo, como informado, pertence à equipe da Baixada, que vendeu mais de 30 mil ingressos à sua torcida de forma antecipada.

Palco de glórias, memórias e jogos inesquecíveis do Corinthians, o Pacaembu completará 78 anos em 2018. Em 27 de abril de 1940, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, inaugurou o “maior e mais moderno estádio da América Latina” com capacidade para 70 mil torcedores e que, posteriormente, viria a ser casa do Sport Club Corinthians Paulista.

Veja mais em: Corinthians x Santos, Fatos marcantes e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Camisa do Corinthians pode ganhar o novo logo do BMG nos próximos dias

    Camisas do Corinthians devem ganhar novo logotipo do BMG; veja imagens

    ver detalhes
  • Mudanças no Corinthians para estreia no Brasileirão| Boselli saindo? Quem pode chegar | #RMT 10/8/20

    VÍDEO: Mudanças no Corinthians para estreia no Brasileirão| Boselli saindo? Quem pode chegar | #RMT 10/8/20

    ver detalhes
  • Jô é quem mais agrada a Fiel até aqui nesta temporada

    Veja o que a torcida pensa da temporada de cada jogador do Corinthians; zagueiro surpreende

    ver detalhes
  • Nathan é emprestado para clube espanhol por uma temporada

    Corinthians acerta empréstimo de atacante Nathan para clube espanhol

    ver detalhes
  • Cássio foi eleito apenas pela segunda vez entre os melhores do Paulista

    Corinthians tem três representantes, domina defesa e 'divide' seleção do Paulista

    ver detalhes
  • Primeiros meses de Tiago Nunes no Corinthians foram intensos

    Agora é Brasileirão! Como foi a temporada do Corinthians até antes da estreia no torneio nacional

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: