Corinthians joga no Pacaembu sem Fiel pela primeira vez na história; nem punição impediu fato

Corinthians joga no Pacaembu sem Fiel pela primeira vez na história; nem punição impediu fato

Por Vinícius Souza e Rodrigo Vessoni

35 mil visualizações 188 comentários Comunicar erro

Por determinação do governo, Fiel não estará no Pacaembu neste domingo

Por determinação do governo, Fiel não estará no Pacaembu neste domingo

Foto: Reprodução/Twitter

O clássico contra o Santos deste domingo, às 17h, no Pacaembu, entrará para a história do Corinthians. Pela primeira vez, o Timão jogará no estádio sem que ao menos um torcedor corinthiano esteja nas arquibancadas. Tal fato acontece devido à limitação de torcida única nos clássicos disputados em todo o estado de São Paulo.

O Corinthians ostenta a marca de 1694 partidas disputadas no Pacaembu (969 vitórias, 397 empates e 328 derrotas, segundo o Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte). Jamais a equipe do Parque São Jorge entrou em campo no Paulo Machado de Carvalho sem o apoio da Fiel. Até agora...

Leia também:
Corrigido por gesto raro em Majestoso, árbitro reencontra Corinthians no clássico de domingo
Como visitante, Corinthians não enfrenta Santos no Pacaembu há 23 anos; relembre partida

A medida de torcida única para jogos entre rivais paulistas, vale lembrar, foi imposta por Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Federação Paulista de Futebol (FPF) e Promotoria do Estado em abril de 2016, após atos de violência protagonizados por corinthianos e palmeirenses antes e depois de um Dérbi.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, o atacante Emerson Sheik projetou o duelo e o fato de, mais uma vez, não ver duas torcidas dentro de um mesmo estádio.

“Eu sou um dos que pensam como os atletas mais antigos. Perder a magia não pode. E o futebol brasileiro perdeu um pouco a magia, a brincadeira entre atletas, apostas, zoeiras. Eu gosto das brincadeiras, das provocações, acho que essa é a grande magia do nosso futebol. Talvez seja por isso que o futebol é nossa paixão. É triste, extremamente triste jogar com uma única torcida, mesmo que seja a nossa. Você acaba tirando o direito de todos acompanharem um evento grandioso como o futebol”, declarou Sheik.

“Por outro lado, tem a parte da segurança. Uma vez que pago todos os impostos, entendo que posso ir a qualquer lugar e ter segurança. Não quero ir à fundo, não sei o que envolve. Mas é triste”, finalizou.

Nem punição impediu que corinthianos estivessem na arquibancada

Curiosamente, o Corinthians já atuou no Pacaembu com portões fechados para a torcida alvinegra. Na noite de 27 de fevereiro de 2013, a equipe então dirigida pelo técnico Tite bateu o Millonarios, da Colômbia, por 2 a 0 no Pacaembu, pela Copa Libertadores da América. Entretanto, uma liminar permitiu que quatro torcedores entrassem no estádio e apoiassem o Timão in loco, no setor das numeradas. A entrada do quarteto, acredite, garantiu ao clube exatos R$ 870 de renda bruta.

Corinthians e Santos se enfrentam neste domingo pela décima rodada do Campeonato Paulista. O mando de campo, como informado, pertence à equipe da Baixada, que vendeu mais de 30 mil ingressos à sua torcida de forma antecipada.

Palco de glórias, memórias e jogos inesquecíveis do Corinthians, o Pacaembu completará 78 anos em 2018. Em 27 de abril de 1940, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, inaugurou o “maior e mais moderno estádio da América Latina” com capacidade para 70 mil torcedores e que, posteriormente, viria a ser casa do Sport Club Corinthians Paulista.

Veja mais em: Corinthians x Santos, Fatos marcantes e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians de Ángel Romero entra em campo nesta quinta pela Libertadores

    O que está em jogo para o Corinthians na última rodada da fase de grupos da Libertadores

    ver detalhes
  • Lucca está liberado para atuar contra o Corinthians no domingo

    Sem cláusula impeditiva, Lucca está liberado para enfrentar o Corinthians no Beira-Rio

    ver detalhes
  • Assessoria do treinador divulgou nota oficial na manhã desta terça-feira

    Em nota oficial, Carille admite generalização e se desculpa com imprensa por desabafo em coletiva

    ver detalhes
  • Corinthians de Pedrinho vem sumindo da TV aberta

    Corinthians 'some' da TV Globo, mas ainda rende recordes de audiência

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes