Venha fazer parte da KTO
x

Sem Roger, Jair precisa achar alternativa para armar o Corinthians contra o Flamengo; veja opções

61 mil visualizações 365 comentários Reportar erro

Por João Pedro Izzo

Jonathas pode ganhar oportunidade como titular contra o Flamengo nesta quarta-feira

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Depois de estrear no comando técnico do Corinthians no domingo com derrota no Dérbi, Jair Ventura já sabe que terá que fazer ao menos uma modificação em sua escalação para o jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. O treinador não poderá contar com o centroavante Roger, que já disputou a competição nacional quando atuava no Internacional e, por isso, não pode ser opção.

Uma das alternativas pode ser a utilização de Ángel Romero como falso 9. Na coletiva após o clássico, Jair declarou que existe a chance dessa ser a opção. A respeito da escalação para quarta-feira, o técnico do Timão deve esboçar uma formação em treino desta terça-feira, véspera do embate diante do time carioca.

Vale ressaltar que o paraguaio obteve destaque atuando na posição, sobretudo no mês de julho, quando chegou a fazer sete gols em dez jogos.

"Lógico que tem chance dele (Romero) jogar lá (como centroavante) sim. Principalmente sem o Roger e o Jonathas que estava parado, pode acontecer sim", esclareceu.

Equipe atuando sem centroavante na Copa do Brasil

Em quatro jogos até aqui na Copa do Brasil - com dois duelos das oitavas de final contra o Vitória e outros dois nas quartas de final diante da Chapecoense -, o Corinthians não utilizou centroavante em nenhum dos compromissos.

Diante do Vitória, comandado à ocasião por Fábio Carille, Rodriguinho era usado como "falso 9" no esquema 4-2-4. O ex-meia do Corinthians atuou assim nos dois duelos. Nestes duelos, Matheus Matias e Roger, únicos centroavantes de ofício disponíveis no elenco, não podiam atuar por que já haviam disputado o torneio anteriormente.

Já contra a Chapecoense, Romero foi escalado nos dois compromissos, atuando como atleta de referência no ataque, ainda no esquema 4-2-4, mas que alternava com o 4-2-3-1. Jonathas era a única opção disponível como centroavante para o embate, inclusive, entrando no segundo tempo do confronto que classificou o Timão às semifinais da Copa do Brasil.

Somando os quatro duelos na competição, que não tiveram centroavantes de ofício sendo utilizados como titulares, o Corinthians marcou cinco gols em quatro jogos, sendo que três deles foram de Romero.

Visando o embate no Maracanã contra o Flamengo, o Meu Timão elencou as possibilidades que Jair Ventura tem para escalar a equipe corinthiana nesta quarta-feira.

1) Romero como referência no ataque

Romero marcou seu último gol atuando como referência no ataque

Romero marcou seu último gol atuando como referência no ataque

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Romero não atua como referência no ataque corinthiano desde o duelo diante do Fluminense, quando o paraguaio acabou sendo expulso. Após rápida adaptação ao posicionamento mais centralizado, Romero voltou a atuar pelos lados do campo e já amarga dez jogos sem anotar um gol. Contudo, devido à boa performance do camisa 11 em julho, Jair pode optar pela sua entrada.

Com Romero de referência, o Corinthians pode ser escalado diante do Flamengo com: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson, Romero e Clayson.

Jonathas

Jonathas ainda não emplacou sequência com a camisa do Corinthians

Jonathas ainda não emplacou sequência com a camisa do Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Contratado na janela do meio da temporada, o centroavante Jonathas ainda não deslanchou com a camisa do Corinthians. Fez seu primeiro gol logo no segundo jogo pelo Timão, em derrota no Majestoso por 3 a 1, mas, após o tento, disputou mais cinco partidas, atuando por poucos minutos em todos os compromissos. Outro fator que impediu sequência foram duas lesões sofridas desde a sua chegada.

Com Jonathas de centroavante, o Corinthians pode ser escalado diante do Flamengo com: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson e Romero; Jonathas.

Clayson pode voltar ao time titular

Clayson pode voltar a ganhar oportunidades

Clayson pode voltar a ganhar oportunidades

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Clayson é outro que pode ser beneficiado por Roger não poder atuar diante do Flamengo. Depois de desfalcar o Timão por ter atirado água em uma torcedora e ter sido suspenso pelo STJD em dois jogos, Clayson vem entrando ao decorrer dos recentes duelos do Corinthians. Foi assim nos últimos três jogos em que participou.

Com Clayson em campo, há mais possibilidades. A primeira é em caso de Romero atuar como centroavante, o que poderia abrir espaço para o jogador de 23 anos nas pontas. A segunda é a saída de Pedrinho na direita, que não vem rendendo bem nos últimos confrontos, assim, passando Romero à esquerda e colocando Jonathas como centroavante. Outra chance (mais remota) é a utilização de Romero pelo lado direito e Jonathas como homem de referência, fazendo com que Clayson atue aberto na esquerda.

A formação, neste caso, poderia ser: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho (Romero), Jadson e Clayson; Romero (Jonathas).

Mateus Vital como titular

Mateus Vital corre por fora para atuar contra o Flamengo

Mateus Vital corre por fora para atuar contra o Flamengo

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Outra possibilidade mais remota e semelhante à situação de Clayson é a de Mateus Vital. O jovem de 20 anos tem bom apelo frente à Fiel e é peça constantemente utilizada no decorrer das partidas. Contudo, pesa contra o meia a falta de oportunidades entre os titulares nos últimos jogos.

Com Mateus Vital em campo, o Corinthians poderia atuar com Romero deslocado como referência ou até mesmo Jonathas como centroavante da equipe. Outra hipótese que se abre é a utilização do 4-2-4.

O Corinthians pode ser escalado contra o Flamengo com: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson e Mateus Vital; Romero (Jonathas).

Palavra do treinador!

Jair Ventura projetou o confronto entre Corinthians e Flamengo, válido pela ida das semifinais da Copa do Brasil, logo após o Dérbi do último domingo. O treinador de 39 anos ressaltou que nada estará definido após o jogo desta quarta-feira, aproveitando para valorizar a força da Fiel na Arena Corinthians.

"Sobre nós jogarmos fora e voltarmos vivos, temos que saber que são dois jogos, nada vai estar definido, tanto uma vitória nossa como uma vitória do Flamengo, vamos ter que nos encarar de novo em mais uma partida, mas claro que conseguir um resultado fora é muito importante. O Corinthians jogando em casa com a força da torcida a gente sabe que somos fortes, então vai ser um duelo de dois jogos, e quem for superior vai conseguir a classificação, vamos trabalhar muito para conseguir essa classificação para a final", analisou.

Veja mais em: Jair Ventura, Roger, Jonathas, Romero, Clayson, Mateus Vital e Copa do Brasil.

Veja Mais:

  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes
  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: