Sem Roger, Jair precisa achar alternativa para armar o Corinthians contra o Flamengo; veja opções

Sem Roger, Jair precisa achar alternativa para armar o Corinthians contra o Flamengo; veja opções

Por João Pedro Izzo

60 mil visualizações 445 comentários Comunicar erro

Jonathas pode ganhar oportunidade como titular contra o Flamengo nesta quarta-feira

Jonathas pode ganhar oportunidade como titular contra o Flamengo nesta quarta-feira

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Depois de estrear no comando técnico do Corinthians no domingo com derrota no Dérbi, Jair Ventura já sabe que terá que fazer ao menos uma modificação em sua escalação para o jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. O treinador não poderá contar com o centroavante Roger, que já disputou a competição nacional quando atuava no Internacional e, por isso, não pode ser opção.

Uma das alternativas pode ser a utilização de Ángel Romero como falso 9. Na coletiva após o clássico, Jair declarou que existe a chance dessa ser a opção. A respeito da escalação para quarta-feira, o técnico do Timão deve esboçar uma formação em treino desta terça-feira, véspera do embate diante do time carioca.

Vale ressaltar que o paraguaio obteve destaque atuando na posição, sobretudo no mês de julho, quando chegou a fazer sete gols em dez jogos.

"Lógico que tem chance dele (Romero) jogar lá (como centroavante) sim. Principalmente sem o Roger e o Jonathas que estava parado, pode acontecer sim", esclareceu.

Equipe atuando sem centroavante na Copa do Brasil

Em quatro jogos até aqui na Copa do Brasil - com dois duelos das oitavas de final contra o Vitória e outros dois nas quartas de final diante da Chapecoense -, o Corinthians não utilizou centroavante em nenhum dos compromissos.

Diante do Vitória, comandado à ocasião por Fábio Carille, Rodriguinho era usado como "falso 9" no esquema 4-2-4. O ex-meia do Corinthians atuou assim nos dois duelos. Nestes duelos, Matheus Matias e Roger, únicos centroavantes de ofício disponíveis no elenco, não podiam atuar por que já haviam disputado o torneio anteriormente.

Já contra a Chapecoense, Romero foi escalado nos dois compromissos, atuando como atleta de referência no ataque, ainda no esquema 4-2-4, mas que alternava com o 4-2-3-1. Jonathas era a única opção disponível como centroavante para o embate, inclusive, entrando no segundo tempo do confronto que classificou o Timão às semifinais da Copa do Brasil.

Somando os quatro duelos na competição, que não tiveram centroavantes de ofício sendo utilizados como titulares, o Corinthians marcou cinco gols em quatro jogos, sendo que três deles foram de Romero.

Visando o embate no Maracanã contra o Flamengo, o Meu Timão elencou as possibilidades que Jair Ventura tem para escalar a equipe corinthiana nesta quarta-feira.

1) Romero como referência no ataque

Romero marcou seu último gol atuando como referência no ataque

Romero marcou seu último gol atuando como referência no ataque

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Romero não atua como referência no ataque corinthiano desde o duelo diante do Fluminense, quando o paraguaio acabou sendo expulso. Após rápida adaptação ao posicionamento mais centralizado, Romero voltou a atuar pelos lados do campo e já amarga dez jogos sem anotar um gol. Contudo, devido à boa performance do camisa 11 em julho, Jair pode optar pela sua entrada.

Com Romero de referência, o Corinthians pode ser escalado diante do Flamengo com: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson, Romero e Clayson.

Jonathas

Jonathas ainda não emplacou sequência com a camisa do Corinthians

Jonathas ainda não emplacou sequência com a camisa do Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Contratado na janela do meio da temporada, o centroavante Jonathas ainda não deslanchou com a camisa do Corinthians. Fez seu primeiro gol logo no segundo jogo pelo Timão, em derrota no Majestoso por 3 a 1, mas, após o tento, disputou mais cinco partidas, atuando por poucos minutos em todos os compromissos. Outro fator que impediu sequência foram duas lesões sofridas desde a sua chegada.

Com Jonathas de centroavante, o Corinthians pode ser escalado diante do Flamengo com: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson e Romero; Jonathas.

Clayson pode voltar ao time titular

Clayson pode voltar a ganhar oportunidades

Clayson pode voltar a ganhar oportunidades

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Clayson é outro que pode ser beneficiado por Roger não poder atuar diante do Flamengo. Depois de desfalcar o Timão por ter atirado água em uma torcedora e ter sido suspenso pelo STJD em dois jogos, Clayson vem entrando ao decorrer dos recentes duelos do Corinthians. Foi assim nos últimos três jogos em que participou.

Com Clayson em campo, há mais possibilidades. A primeira é em caso de Romero atuar como centroavante, o que poderia abrir espaço para o jogador de 23 anos nas pontas. A segunda é a saída de Pedrinho na direita, que não vem rendendo bem nos últimos confrontos, assim, passando Romero à esquerda e colocando Jonathas como centroavante. Outra chance (mais remota) é a utilização de Romero pelo lado direito e Jonathas como homem de referência, fazendo com que Clayson atue aberto na esquerda.

A formação, neste caso, poderia ser: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho (Romero), Jadson e Clayson; Romero (Jonathas).

Mateus Vital como titular

Mateus Vital corre por fora para atuar contra o Flamengo

Mateus Vital corre por fora para atuar contra o Flamengo

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Outra possibilidade mais remota e semelhante à situação de Clayson é a de Mateus Vital. O jovem de 20 anos tem bom apelo frente à Fiel e é peça constantemente utilizada no decorrer das partidas. Contudo, pesa contra o meia a falta de oportunidades entre os titulares nos últimos jogos.

Com Mateus Vital em campo, o Corinthians poderia atuar com Romero deslocado como referência ou até mesmo Jonathas como centroavante da equipe. Outra hipótese que se abre é a utilização do 4-2-4.

O Corinthians pode ser escalado contra o Flamengo com: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson e Mateus Vital; Romero (Jonathas).

Palavra do treinador!

Jair Ventura projetou o confronto entre Corinthians e Flamengo, válido pela ida das semifinais da Copa do Brasil, logo após o Dérbi do último domingo. O treinador de 39 anos ressaltou que nada estará definido após o jogo desta quarta-feira, aproveitando para valorizar a força da Fiel na Arena Corinthians.

"Sobre nós jogarmos fora e voltarmos vivos, temos que saber que são dois jogos, nada vai estar definido, tanto uma vitória nossa como uma vitória do Flamengo, vamos ter que nos encarar de novo em mais uma partida, mas claro que conseguir um resultado fora é muito importante. O Corinthians jogando em casa com a força da torcida a gente sabe que somos fortes, então vai ser um duelo de dois jogos, e quem for superior vai conseguir a classificação, vamos trabalhar muito para conseguir essa classificação para a final", analisou.

Veja mais em: Jair Ventura, Roger, Jonathas, Romero, Clayson, Mateus Vital e Copa do Brasil.

Veja Mais:

  • Thiaguinho deve ser titular do Corinthians neste sábado

    Sem Jadson, provável escalação do Corinthians tem três mudanças para encarar Vasco

    ver detalhes
  • Cerca de 300 torcedores na porta do CT Joaquim Grava na tarde desta sexta-feira

    Organizada do Corinthians grita contra Andrés e se reúne com jogadores, diretoria e Jair

    ver detalhes
  • Jadson está relacionado para o jogo deste sábado contra o Vasco

    Corinthians relaciona Jadson e outros 22 jogadores contra o Vasco; veja a lista

    ver detalhes
  • Teu passado é uma bandeira. Não aprenderam a lição?

    [Lucas Faraldo] Teu passado é uma bandeira. Não aprenderam a lição?

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes