Pesquisa aponta quais patrocinadores do Corinthians se destacaram na final da Copa do Brasil

Pesquisa aponta quais patrocinadores do Corinthians se destacaram na final da Copa do Brasil

6.2 mil visualizações 30 comentários Comunicar erro

PES, na barra frontal da camisa, foi marca mais citada por corinthianos

PES, na barra frontal da camisa, foi marca mais citada por corinthianos

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Com recorde de público da Arena Corinthians na atual temporada (45.978 pagantes) a finalíssima da Copa do Brasil, disputada mês passado, entre Corinthians e Cruzeiro, sem dúvida foi suprassumo em termos de visibilidade para as marcas patrocinadores dos clubes e da própria competição. Mas quais empresas mais se destacaram em meio à grande oferta de imagens e ativações lançada para os espectadores?

Para responder tal questão, se uniram o IBOPE Repucom, responsável por avaliar retornos de patrocínio e pesquisas esportivas, e a In Loco, empresa de tecnologia de localização via aplicativos. A parceria gerou um estudo inicial justamente na decisão da Copa do Brasil, apontando quais marcas patrocinadoras mais impactaram os torcedores naquela noite.

No que diz respeito ao Corinthians, as marcas mais citadas pelos torcedores e consequentemente reconhecidas como associadas ao clube foram, na seguinte ordem:

1º) PES (Pro Evolution Soccer) - barra frontal
2º) Positivo - costas
3º) Foxlux - barra das costas
4º) Estrella Galicia - ativações diversas
5º) Universidade Brasil - ombros

Líder no ranking, a marca PES, entre os patrocinadores fixos do Corinthians, foi a que fechou mais recentemente parceria com o clube pela exposição no uniforme, há três meses.

Chama atenção o fato de a patrocinadora máster do Corinthians na final da Copa do Brasil, a Renault, não ter sido citada no estudo. A montadora de automóveis desembolsou algo em torno de R$ 1 milhão para estampar pontualmente sua marca no uniforme do Timão.

"O único motivo pelo qual a Renault não apareceu na pesquisa foi porque o Corinthians não havia divulgado previamente. Mas certamente a marca teria sido citada pelos torcedores por ter ocupado o espaço mais nobre da camisa", explicou Danilo Amancio, especialista em patrocínio e marketing esportivo do Ibope, em contato com o Meu Timão.

Corinthians usou camisa com patrocínio pontual da Renault

Corinthians usou camisa com patrocínio pontual da Renault

Divulgação/Corinthians

"Mesmo com a limitação visual de quem está no estádio, a pessoa com certeza viu lances, replays, reportagens nas horas seguintes ao jogo (...) Certamente a Renault teria ocupado posição de destaque na pesquisa se tivesse sido listada", acrescentou.

Marcas e ativações da Copa do Brasil

Além de marcas patrocinadoras do Corinthians e do próprio Cruzeiro, também foram abordadas na pesquisa as ativações e empresas por trás da realização da final da Copa do Brasil. As mais associadas ao evento pelos torcedores presentes na Arena foram, nesta ordem: Continental Pneus (atual title sponsor da competição), Elo, Ford, Quartzolit e Sicred.

Com relação às ativações especificamente, destacaram-se: o "Craque do Jogo" (Dedé foi escolhido), a "Cerimônia de Abertura" e a "Luva de Ouro" (Cássio foi escolhido).

A pesquisa

De acordo com os organizadores do estudo, 268 entrevistas foram realizadas via mobile com torcedores que estavam na Arena Corinthians, com margem de erro de 5% e nível de confiança de 90% diante do universo de quase 46 mil pagantes daquela partida.

A pesquisa foi realizada nas 72 horas seguintes ao jogo.

Veja mais em: Patrocinador do Corinthians, Ações de marketing e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Guilherme Arana pode voltar ao Corinthians em 2019

    Corinthians faz proposta para compra de Guilherme Arana; Flamengo tenta atravessar

    ver detalhes
  • Corinthians e BMG anunciaram parceria na manhã desta quinta

    Corinthians confirma banco BMG como novo patrocinador máster

    ver detalhes
  • Carille confirmou Romero treinando à parte até definir situação contratual

    Carille confirma que Romero seguirá treinando separado até definir futuro no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians segue invicto na atual edição da Copinha - e classificado às quartas de final

    Corinthians faz pinturas até de falta, goleia Visão Celeste e pega Grêmio nas quartas da Copinha

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes