Pesquisa aponta quais patrocinadores do Corinthians se destacaram na final da Copa do Brasil
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Por Lucas Faraldo
Com recorde de público da Arena Corinthians na atual temporada (45.978 pagantes) a finalíssima da Copa do Brasil, disputada mês passado, entre Corinthians e Cruzeiro, sem dúvida foi suprassumo em termos de visibilidade para as marcas patrocinadores dos clubes e da própria competição. Mas quais empresas mais se destacaram em meio à grande oferta de imagens e ativações lançada para os espectadores?
Para responder tal questão, se uniram o IBOPE Repucom, responsável por avaliar retornos de patrocínio e pesquisas esportivas, e a In Loco, empresa de tecnologia de localização via aplicativos. A parceria gerou um estudo inicial justamente na decisão da Copa do Brasil, apontando quais marcas patrocinadoras mais impactaram os torcedores naquela noite.
No que diz respeito ao Corinthians, as marcas mais citadas pelos torcedores e consequentemente reconhecidas como associadas ao clube foram, na seguinte ordem:
1º) PES (Pro Evolution Soccer) - barra frontal
2º) Positivo - costas
3º) Foxlux - barra das costas
4º) Estrella Galicia - ativações diversas
5º) Universidade Brasil - ombros
Líder no ranking, a marca PES, entre os patrocinadores fixos do Corinthians, foi a que fechou mais recentemente parceria com o clube pela exposição no uniforme, há três meses.
Chama atenção o fato de a patrocinadora máster do Corinthians na final da Copa do Brasil, a Renault, não ter sido citada no estudo. A montadora de automóveis desembolsou algo em torno de R$ 1 milhão para estampar pontualmente sua marca no uniforme do Timão.
"O único motivo pelo qual a Renault não apareceu na pesquisa foi porque o Corinthians não havia divulgado previamente. Mas certamente a marca teria sido citada pelos torcedores por ter ocupado o espaço mais nobre da camisa", explicou Danilo Amancio, especialista em patrocínio e marketing esportivo do Ibope, em contato com o Meu Timão.
"Mesmo com a limitação visual de quem está no estádio, a pessoa com certeza viu lances, replays, reportagens nas horas seguintes ao jogo (...) Certamente a Renault teria ocupado posição de destaque na pesquisa se tivesse sido listada", acrescentou.
Marcas e ativações da Copa do Brasil
Além de marcas patrocinadoras do Corinthians e do próprio Cruzeiro, também foram abordadas na pesquisa as ativações e empresas por trás da realização da final da Copa do Brasil. As mais associadas ao evento pelos torcedores presentes na Arena foram, nesta ordem: Continental Pneus (atual title sponsor da competição), Elo, Ford, Quartzolit e Sicred.
Com relação às ativações especificamente, destacaram-se: o "Craque do Jogo" (Dedé foi escolhido), a "Cerimônia de Abertura" e a "Luva de Ouro" (Cássio foi escolhido).
A pesquisa
De acordo com os organizadores do estudo, 268 entrevistas foram realizadas via mobile com torcedores que estavam na Arena Corinthians, com margem de erro de 5% e nível de confiança de 90% diante do universo de quase 46 mil pagantes daquela partida.
A pesquisa foi realizada nas 72 horas seguintes ao jogo.