No dia 1º de abril, esclarecemos oito mentiras que contam sobre o Corinthians

53 mil visualizações 109 comentários Comunicar erro

Rivais contam uma série de mentiras sobre o Corinthians durante o ano

Rivais contam uma série de mentiras sobre o Corinthians durante o ano

Montagem/Otávio Ariano

Cristiano Ronaldo no Corinthians. Naming rights anunciado. Demissão de Fábio Carille.

Nesta segunda-feira, uma série de notícias como essas vão circular entre torcedores do Corinthians nas redes sociais. A tentativa de pregar uma peça em amigos é costume em 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira.

Se nesta data os alvinegros brincam entre si com uma série de invenções, no restante do ano são os torcedores de outros clubes que contam uma série de mentiras sobre o Timão. Pensando nisso, separamos oito para esclarecer e acabar com qualquer dúvida.

Oito mentiras que contam sobre o Corinthians

Apito amigo

Entre as mais populares das falácias usando o nome do Corinthians, está a de que o clube conta com ajuda da arbitragem nas partidas que disputa. Inventado pelo jornalista Milton Neves, o termo "apito amigo" é muito difundido, mas não devia. Nos últimos anos, sobram exemplos de lances em que a árbitros prejudicaram o Timão de forma brusca. Os erros, porém, não costumam ter a mesma repercussão de quando a equipe é beneficiada. Quer um argumento para desmentir a afirmativa? Corinthians e Boca Junior, pela Libertadores de 2013. De amigo, Amarilla não teve nada...

Presente do Governo

Em rodas informais que debatem futebol, é rotina encontrar alguém dizendo que a Arena foi dada ao Corinthians pelo Governo. A verdade, porém, é que o Timão foi beneficiado com incentivos disponibilizados por conta da realização da Copa do Mundo, mas terá que pagar com juros de mercado todos os empréstimos contraídos. Além de ver toda sua arrecadação de bilheteria ir para um fundo destinado ao pagamento das contas da nova casa, o clube vem esbarrando na falta de compradores para os CIDs, certificados que podem ser adquiridos por empresas e deduzidos dos impostos, pois os documentos emitidos pela prefeitura de São Paulo estão sob judice. Quem já viu alguém pagar por um presente?

Segunda maior torcida... será?

Há muitos anos permanece o mito que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Isso acontece, pois nos anos 80, as afiliadas da TV e Rádio Globo no norte e no nordeste recebiam apenas jogos das equipes cariocas. Esses torcedores, então, passaram a adotar o Flamengo como o segundo time, e não o time verdadeiro do coração. Em números absolutos, contando os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além dos torcedores ativos - e números significativos como o do sócio torcedor, o Corinthians está com grande vantagem sobre o rubro-negro carioca. Simpatizantes até os times europeus tem...

23 anos de jejum

Se contarmos apenas o Campeonato Paulista, grande torneio da época, foram de fato 22 anos e oito meses sem conquistas. Nesse período, porém, o Corinthians foi campeão de outras competições, passando longe de viver uma seca total como pintam. Entre títulos de menor expressão, como a Taça Charles Miller em 1955 e 1958, o time alvinegro foi campeão do Rio-São Paulo de 1966. O último título antes do Paulistão de 1977 foi a Taça Governador do Estado, no mesmo ano. Antes disso, em 1975, o Corinthians conquistou a Copa São Paulo.

11 anos sem vencer o Santos

Os apaixonados pela geração santista que contou com Pelé e outros grandes jogadores insistem em dizer que o Corinthians ficou 11 anos sem vencer os rivais. O porém é que os números, a exemplo da seca de títulos, só dizem respeito ao Campeonato Paulista. Em outras frentes, como Rio-São Paulo e Torneio Nacional, a Fiel pôde comemorar triunfos para cima do maior jogador da história.

Mundial de 2000

O Corinthians não precisou ganhar a Libertadores para conquistar o maior título do futebol mundial, assim como Inglaterra, Argentina, França, Uruguai e Itália não precisaram disputar eliminatórias para conquistar a Copa do Mundo. A edição de 2000 do Mundial de Clubes da Fifa deu ao campeão brasileiro de 1998 a oportunidade de representar o Brasil na competição. À época contestou-se se o mais correto não seria o campeão de 1999, que só sairia em dezembro, dias antes da competição. Para ratificar, o Corinthians conquistou mais uma vez o título e menos de um mês depois consagrou-se campeão do mundo pela primeira vez.

Dívida das marmitas

No meio popular, a notícia de que o Corinthians foi cobrado na Justiça por uma empresa de alimentação virou algo bem mais "simples" e polêmico. Entre os rivais, então, o caso foi resumido ao não pagamento de marmitas. O processo, na verdade, veio após o clube trocar a fornecedora de alimentos para as categorias de base. Após o acordo para troca, porém, a empresa teve problemas particulares para receber o dinheiro. O Timão, então, depositou R$ 200 mil e, tempos depois, a empresa cobrou juros pelo tempo que não conseguiu sacar a quantia, totalizando pouco mais de R$ 4 mil em dívida. Entenda clicando aqui.

Quarta força

Essa todos os alvinegros sabem rebater. Em 2017, a imprensa colocava o Corinthians como a quarta força do estado de São Paulo. A resposta de Fábio Carille e companhia? Título do Paulistão e do Campeonato Brasileiro, se colocando como primeira força não só do estado como do país.

Bônus: a maior das mentiras

O Mundial do Palmeiras, arquirrival alvinegro.

Veja mais em: História do Corinthians e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 neste sábado

    Corinthians deixa G4 e pode perder posição até o fim da rodada do Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Em meio a crise, Fábio Carille seguirá no comando do Corinthians

    Diretor do Corinthians garante permanência de Fábio Carille

    ver detalhes
  • Corinthians nunca havia perdido um jogo em que saiu na frente do adversário na Arena

    Após 184 jogos, Corinthians leva a primeira virada jogando na Arena

    ver detalhes
  • Corinthians foi superior, mas não soube converter suas chances em gol em Joinville

    Com briga no fim e vacilos, Corinthians sai atrás nas quartas da Liga Futsal

    ver detalhes
  • Com apenas 5,6, o volante Ralf foi eleito o melhor em campo pela Fiel

    Torcida do Corinthians poupa Ralf em noite de médias extremamente baixas; reserva é o pior em campo

    ver detalhes
  • Jogadoras do Corinthians Feminino se classificaram em primeiro lugar para as quartas de final

    Corinthians conhece adversário das quartas de final da Libertadores Feminina; saiba os detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: