'Espírito corinthiano' é sinônimo de fair play na Inglaterra

5.1 mil visualizações 45 comentários

Por Sarah

O 'Espírito Corinthiano' é uma expressão utilizada até hoje na Inglaterra

O 'Espírito Corinthiano' é uma expressão utilizada até hoje na Inglaterra

Otávio Ariano/Meu Timão

No último domingo, um caso envolvendo o fair play entre equipes gerou polêmica e trouxe a discussão sobre o assunto à tona. Durante uma partida da segunda divisão do Campeonato Inglês, a Championship, Aston Villa e Leeds United se enfrentaram em duelo importante para a classificação à Premier League. Entenda o que aconteceu abaixo.

O espírito corinthiano nos dias de hoje

Aos 27 minutos do segundo tempo, o Leeds marcou o primeiro gol da partida enquanto a equipe do Aston Villa havia parado o jogo para atender um companheiro de equipe que estava caído em campo. Os jogadores do Aston Villa esperavam fair play dos rivais, o que não aconteceu. O gol foi marcado e a confusão começou: o autor do gol do Leeds foi agredido por um adversário após a comemoração, ocasionando a expulsão do atleta do Aston Villa.

Insatisfeito com toda a confusão, o técnico argentino, El Loco Bielsa, pediu para que seu time deixasse o adversário empatar na saída de bola, que aconteceu aos 32 minutos. Apesar de alguns jogadores do Leeds não terem concordado com a situação, o Aston Villa fez o gol de empate. Depois do jogo, Bielsa justificou a orientação que deu à sua equipe: “Nós não demos um gol. Apenas devolvemos. Todo mundo viu o que aconteceu. Expressamos nossa interpretação do que aconteceu pelo que fizemos. O futebol inglês é conhecido pelo fair play".

Na Inglaterra, durante a transmissão da partida, coletivas de imprensa e também no Twitter, o caso foi comentado sempre utilizando a expressão "Corinthian's Spirit" ou "Espírito Corinthiano". Jonny Gould, jornalista e setorista do Aston Villa, comemorou o espírito corinthiano de Bielsa:

A origem da expressão

Mas porque a expressão 'espírito corinthiano' é sinônimo de fair play no futebol?

A ideia que forma o fair play de hoje, foi criada na Grécia durante os primeiros jogos olímpicos da Era Moderna, em 1896: "Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta." Da mesma Grécia, vem o significado da palavra Corinthians.

Na Inglaterra, o time de futebol inglês Corinthians, ficou famoso pela forma como jogava o seu futebol. Em visita ao Brasil em 1910, os ingleses venceram todas as partidas que disputaram em turnê, inspirando cinco operários de São Paulo a criarem o nosso Sport Club Corinthians Paulista. Mas não só pelo futebol jogado os ingleses do Corinthians encantavam a todos. Eles também eram famosos pela forma de jogar e pela conduta de jogo.

Quando as penalidades foram introduzidas no futebol, os ingleses acreditavam que elas não deveriam ser concedidas, pois um cavalheiro jamais faria falta a outro intencionalmente. Então, quando uma penalidade era dada contra eles, o goleiro ficava de lado para permitir a cobrança e, consequentemente, o gol. Quando um jogador era expulso na equipe adversária, o Corinthians retirava também um atleta do seu time para manter o equilíbrio da partida. Estes, eram os princípios do fair play e, por isso, a expressão "espírito corinthiano".

Ainda muito utilizada na Inglaterra para momentos de boa conduta no futebol e pouco conhecida no Brasil, a expressão "espírito corinthiano" para nós, corinthianos, poderia ter também outros significados... Como ser um louco do bando, o torcedor Fiel que nunca abandona, aquele que jamais deixa de acreditar e por aí vai...

Você sabia?

Você sabia sobre essa história, torcedor? - Conhece mais algum fato curioso envolvendo a história do Corinthians que deveria ser contato aqui no Você Sabia? Então entre em contato com o Meu Timão e fique de olho nas próximas curiosidades!

Veja mais em: Especiais do Meu Timão e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians tenta afastar má fase no Brasileirão

    Corinthians visita Vasco para reagir e se afastar da zona de rebaixamento no Brasileirão; saiba tudo

    ver detalhes
  • Bruno Méndez fica à disposição e deve voltar a ser titular do Corinthians

    Corinthians faz último treino antes de encarar decisão contra o Vasco; veja possível escalação

    ver detalhes
  • Fábio Santos pode reestrear pelo Corinthians na noite desta quarta-feira

    Fábio Santos é registrado no BID e pode reestrear pelo Corinthians na quarta-feira

    ver detalhes
  • Corinthians acerta contratação de zagueiro para o Sub-20

    Corinthians acerta contratação de zagueiro para o Sub-20

    ver detalhes
  • Ángelo Araos perdeu espaço no Corinthians desde a saída de Tiago Nunes

    Pouco aproveitado no Corinthians, Ángelo Araos recebe sondagem do Colo-Colo, diz rádio chilena

    ver detalhes
  • Janderson recebe sondagens de clubes europeus após boas atuações em seu empréstimo

    Portal italiano coloca Janderson na mira de clubes europeus após bom desempenho no Brasileirão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: