Venha fazer parte da KTO
x

'Espírito corinthiano' é sinônimo de fair play na Inglaterra

5.3 mil visualizações 45 comentários Reportar erro

Por Sarah

O 'Espírito Corinthiano' é uma expressão utilizada até hoje na Inglaterra

O 'Espírito Corinthiano' é uma expressão utilizada até hoje na Inglaterra

Otávio Ariano/Meu Timão

No último domingo, um caso envolvendo o fair play entre equipes gerou polêmica e trouxe a discussão sobre o assunto à tona. Durante uma partida da segunda divisão do Campeonato Inglês, a Championship, Aston Villa e Leeds United se enfrentaram em duelo importante para a classificação à Premier League. Entenda o que aconteceu abaixo.

O espírito corinthiano nos dias de hoje

Aos 27 minutos do segundo tempo, o Leeds marcou o primeiro gol da partida enquanto a equipe do Aston Villa havia parado o jogo para atender um companheiro de equipe que estava caído em campo. Os jogadores do Aston Villa esperavam fair play dos rivais, o que não aconteceu. O gol foi marcado e a confusão começou: o autor do gol do Leeds foi agredido por um adversário após a comemoração, ocasionando a expulsão do atleta do Aston Villa.

Insatisfeito com toda a confusão, o técnico argentino, El Loco Bielsa, pediu para que seu time deixasse o adversário empatar na saída de bola, que aconteceu aos 32 minutos. Apesar de alguns jogadores do Leeds não terem concordado com a situação, o Aston Villa fez o gol de empate. Depois do jogo, Bielsa justificou a orientação que deu à sua equipe: “Nós não demos um gol. Apenas devolvemos. Todo mundo viu o que aconteceu. Expressamos nossa interpretação do que aconteceu pelo que fizemos. O futebol inglês é conhecido pelo fair play".

Na Inglaterra, durante a transmissão da partida, coletivas de imprensa e também no Twitter, o caso foi comentado sempre utilizando a expressão "Corinthian's Spirit" ou "Espírito Corinthiano". Jonny Gould, jornalista e setorista do Aston Villa, comemorou o espírito corinthiano de Bielsa:

A origem da expressão

Mas porque a expressão 'espírito corinthiano' é sinônimo de fair play no futebol?

A ideia que forma o fair play de hoje, foi criada na Grécia durante os primeiros jogos olímpicos da Era Moderna, em 1896: "Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta." Da mesma Grécia, vem o significado da palavra Corinthians.

Na Inglaterra, o time de futebol inglês Corinthians, ficou famoso pela forma como jogava o seu futebol. Em visita ao Brasil em 1910, os ingleses venceram todas as partidas que disputaram em turnê, inspirando cinco operários de São Paulo a criarem o nosso Sport Club Corinthians Paulista. Mas não só pelo futebol jogado os ingleses do Corinthians encantavam a todos. Eles também eram famosos pela forma de jogar e pela conduta de jogo.

Quando as penalidades foram introduzidas no futebol, os ingleses acreditavam que elas não deveriam ser concedidas, pois um cavalheiro jamais faria falta a outro intencionalmente. Então, quando uma penalidade era dada contra eles, o goleiro ficava de lado para permitir a cobrança e, consequentemente, o gol. Quando um jogador era expulso na equipe adversária, o Corinthians retirava também um atleta do seu time para manter o equilíbrio da partida. Estes, eram os princípios do fair play e, por isso, a expressão "espírito corinthiano".

Ainda muito utilizada na Inglaterra para momentos de boa conduta no futebol e pouco conhecida no Brasil, a expressão "espírito corinthiano" para nós, corinthianos, poderia ter também outros significados... Como ser um louco do bando, o torcedor Fiel que nunca abandona, aquele que jamais deixa de acreditar e por aí vai...

Você sabia?

Você sabia sobre essa história, torcedor? - Conhece mais algum fato curioso envolvendo a história do Corinthians que deveria ser contato aqui no Você Sabia? Então entre em contato com o Meu Timão e fique de olho nas próximas curiosidades!

Veja mais em: Especiais do Meu Timão e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Torcedores danificaram assentos da Neo Química Arena

    Corinthians calcula custo de mais de R$ 100 mil em danos a torcida do Santos na Arena; veja lista

    ver detalhes
  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: