Venha fazer parte da KTO
x

Da integração com a base ao futebol de campo: gestor de futsal do Corinthians fala ao Meu Timão

11 mil visualizações 39 comentários Reportar erro

Corinthians foi campeão com mescla de nomes experientes e da base

Corinthians foi campeão com mescla de nomes experientes e da base

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Na última semana, o Corinthians se impôs fora de casa e conquistou o título do Campeonato Paulista ao bater o Magnus por 6 a 2. Apesar da importância das peças mais experientes, a campanha vitoriosa também se destaca pela integração com a base. Durante a caminhada alvinegra, uma série de jovens jogadores entrou em quadra.

A mescla do plantel faz parte do projeto do clube, que tem a formação de atletas como um de seus grandes focos. Gestor da modalidade no Parque São Jorge, Edson Sesma destacou o feito em entrevista exclusiva ao Meu Timão.

"Conseguimos utilizar o Sub-20, que tratamos como um filial do adulto, em vários jogos. E o título do Paulista 2019 coroou esse projeto. Isso nos deixa feliz por potencializar o projeto de formação de atletas dentro de clube", afirmou.

Engana-se, porém, quem pensa que a integração só acontece dentro de quadra, nos treinamentos e jogos da equipe principal. Para facilitar a transição, o elenco Sub-20 vive uma rotina de profissional em todos os sentidos.

"As duas categorias vivem uma realidade idêntica. Planejamento, dinâmica, dia a dia, estrutura. É tudo igual. Assim eles se sentem parte de uma mesma equipe. É isso que promovemos. Tudo facilita o desenvolvimento e a transição desse atleta. Quando ele sobe, ele já está mais familiarizado com ambiente, atletas e comissão técnica", completou.

Jovens do Sub-20 entraram em quadra pela Liga Paulista

Jovens do Sub-20 entraram em quadra pela Liga Paulista

Divulgação/Corinthians

Via de mão dupla

Essencial para mais uma conquista no profissional, a integração da base também surte resultados nas competições da própria categoria. Mais prontos, os jogadores do Corinthians conseguem se sobressair em quadra.

"Estamos em primeiro no Campeonato Estadual. Esse ano as duas competições que disputamos nós ganhamos - Taça São Paulo e Mundialito Sub-20. 100% de aproveitamento de títulos. Isso também é o resultado, porque esses atletas vivenciam uma realidade de treinamento de exigência maior. Isso ajuda no momento que eles voltam para jogar na categoria Sub-20", afirma Edson Sesma.

Juntos no exterior

Em 2020, o Corinthians vai, de forma inédita, fazer sua pré-temporada na Espanha. Mantendo o trabalho integrado, alguns jovens jogadores devem se juntar ao plantel comandando por André Bié. O projeto, cabe destacar, será realizado com a empresa United Futsal e, além dos amistosos contra equipes do exterior, também terá impacto social para a modalidade.

"No começo da temporada, os atletas do Sub-20 se apresentam junto com o adulto. Esse ano foi integrado, todos os atletas e comissões, todos juntos. Temos a expectativa que alguns atletas do Sub-20 possam ir conosco para a pré-temporada", explicou.

Leia também: Equipe de futsal do Corinthians fará pré-temporada na Europa em 2020

"Para se ter uma noção, já tem mais de 200 crianças envolvidas nesse projeto. Crianças do Brasil, da Espanha, da Austrália e de outros países vão acompanhar a nossa pré-temporada lá. Também é uma forma de ter o Corinthians como referência no desenvolvimento de futsal para essas crianças. Então isso nos orgulha. Vamos devolver algo para o desenvolvimento da modalidade como um todo", concluiu.

Além das quadras

Crianças do Corinthians Futsal estão integradas com o campo

Crianças do Corinthians Futsal estão integradas com o campo

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Ponto de partida para grandes jogadores do futebol de campo, o futsal do Corinthians também se preocupa em andar lado a lado com as delegações de base dos gramados. Com planos para aproximar ainda mais as modalidades, o clube trabalha em conjunto para formar novos talentos para os dois caminhos.

"Temos uma integração bem importante com o futebol de campo, principalmente na base. Os atletas entre 9 e 14 anos também praticam o futebol de campo. Em algum momento, eles vão se identificando com uma outra outra modalidade e seguem seu caminho. Por mais que tenham autonomia, existem vários pontos de sinergia entre as modalidades para promover essa integração e essa transição", explicou o gestor.

"Sabemos que faz parte do nosso papel como futsal auxiliar na formação de atletas que migram para o campo. Os principais jogadores do Corinthians e do Mundo começaram suas carreiras no futsa. Aqui temos exemplos recentes, com Malcom, Guilherme Arana, o próprio Jô, Fagner. Foram atletas que começaram no futsal e migraram para o campo. Essa integração existe e tem alguns projetos para crescer, porque entendemos que as duas coisas podem e devem ser grandes parceiros na formação de um atleta", acrescentou

Resultado do bom trabalho

Colhendo bons frutos dentro e fora das quadras, então, o time de futsal do Corinthians chama cada vez mais atenção da Fiel.

"Olhando para trás, já temos um case de sucesso. Conseguimos implantar na cabeça do torcedor essa cultura de um segundo esporte. O torcedor sempre foi um diferencial para todos os esportes do clube e o futsal foi abraçado pela torcida. Pregamos muito isso, de criar um perfil de jogo e atletas que se identifiquem com a torcida. Tentamos criar um ambiente favorável para que venham torcedores que, muitas vezes, não conseguem ir na Arena e se sentem encantados de apoiar a equipe. É um ambiente coberto, de fácil acesso, bom para crianças. Promove um grande evento para a família. Tentamos retribuir com o melhor rendimento possível dentro de quadra e isso talvez seja o maior diferencial, para que voltem ao ginásio e tragam mais gente, mantendo a média de público alto e, principalmente nos playoffs, ter o ginásio", concluiu.

Veja mais em: Futsal do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: