Valor de patrocínio do Corinthians em 2019 foi o segundo maior da década; grana de 2020 ajudou
11 mil visualizações 58 comentários Reportar erro
Por Rodrigo Vessoni
O Corinthians fez no ano passado seu segundo melhor resultado em patrocínios e publicidades nesta década. De acordo com o balanço de 2019, que o Meu Timão teve acesso, a arrecadação com essa receita foi de R$ 73,2 milhões.
O valor ficou abaixo apenas da arrecadação de 2017, quando alcançou R$ 78,4 milhões em patrocínios e publicidades - na ocasião, o clube foi ajudado por um bônus da Nike pela renovação de contrato antecipada - veja lista completa abaixo.
Por falar em colaboração extra, o número final do ano passado também foi turbinado. Pelo acordo firmado com o BMG na assinatura do contrato, ficou estabelecido que o banco anteciparia R$ 18 milhões de 2020 que, somados aos R$ 12 milhões fixos do ano vigente, faria o patrocinador máster desembolsar R$ 30 milhões já no primeiro ano de parceria.
Naquela ocasião, a operação financeira foi explicada pelo presidente Andrés Sanchez.
"O Corinthians pegou R$ 12 mi de 2019 e adiantou os R$ 12 mi de 2020. E temos R$ 6 mi prevendo um lucro que virá da plataforma. No ano que vem, a gente só recebe o que tiver de lucro na plataforma, essa é a tendência. Recebemos R$ 30 milhões antecipados e, a partir do ano que vem, fica nas mãos dos torcedores. O Corinthians está inovando e saindo na frente neste tipo de parceria, porque tudo está ficando digital", afirmou o mandatário, à época.
Vale lembrar que, diante dessa antecipação, somada à paralisação do futebol brasileiro por conta do Covid-19, é bem provável que o clube não consiga arrecadar nada em 2020 com seu patrocinador máster.
Arrecadação do Corinthians com patrocínios e publicidade nesta década
2011 - R$ 44,4 milhões
2012 - R$ 64,6 milhões
2013 - R$ 60,1 milhões
2014 - R$ 63,7 milhões
2015 - R$ 66,5 milhões
2016 - R$ 71,5 milhões
2017 - R$ 78,4 milhões
2018 - R$ 42,8 milhões
2019 - R$ 73,2 milhões
Os atuais acordos de patrocínio do Corinthians
Contratos do uniforme oficial de jogo
Nike - fornecedora de material esportivo do clube desde 2003, empresa americana tem contrato até 31 de dezembro de 2025;
BMG - banco ocupa o espaço nobre na camisa alvinegra. Acordo vai até 31 de dezembro de 2023;
Midea - empresa de produtos para climatização e produção de eletrodomésticos ocupa as costas até 31 de dezembro de 2020;
Marjosports - empresa de startup de tecnologia ocupa as mangas. Contrato vai até 31 de dezembro de 2021;
Alê Combustíveis - distribuidora de combustível ocupa as laterais, abaixo da axila. Contrato terminou dia 31 de março, mas deve ser renovado;
Joli - gigante do material de construção ocupará a barra inferior das costas. Contrato até 17 de janeiro de 2021;
Cartão de Todos - empresa de cartões de descontos ocupa barra frontal. Contrato até 30 de junho de 2020;
Totvs - empresa de desenvolvimento de software de gestão estampará no ombro até 30 de junho de 2020. Na sequência será substituída pela Serasa Limpa Nome até dezembro;
Hapvida - operadora de saúde ocupa a parte frontal superior. Contrato termina em 31 de dezembro de 2020;
Poty - empresa de bebida ocupará a barra do calção até 31 de dezembro de 2020;
Contratos fora da camisa oficial de jogo
Estrella Galicia - estampa sua logomarca no ombro da camisa de treino e placas de publicidade do CT. Acordo termina em 30 de setembro de 2021.
Orthopride - rede de franquias de odontologia faz ativações de marketing em outras propriedades. Acordo termina em dezembro de 2019.
Matrix Fitness - empresa é responsável pelos equipamentos da academia e do laboratório LabR9 dentro do CT do clube.
Arena Corinthians
Sport Promotion - empresa responsável pela exploração comercial da publicidade estática dos jogos do futebol profissional masculino. Acordo até 30 de junho de 2022.