Há 53 anos, Corinthians quebrava tabu diante de Santos de Pelé no Campeonato Paulista

1.5 mil visualizações 27 comentários

Por Meu Timão

Flávio e Paulo Borges foram os heróis da quebra do tabu

Flávio e Paulo Borges foram os heróis da quebra do tabu

Arquivo Corinthians

O clássico entre Corinthians e Santos sustenta uma rivalidade de mais de 100 anos de história, mas há exatos 53 anos, em 6 de março de 1968, um duelo entrou para a história. O time do Parque São Jorge quebrava um de 11 anos sem vencer o rival pelo Campeonato Paulista.

A equipe daquela noite no Pacaembu era formada por Diogo; Osvaldo Cunha, Ditão, Luís Carlos e Maciel; Édson Cegonha e Rivellino; Buião, Paulo Borges e Eduardo; Flávio. Os tentos foram marcados por Paulo Borges e Flávio. O Timão era comandado pelo técnico Lula que comandou o Santos no ano anterior.

Em um primeiro tempo disputado e sem gols, o Timão movimentou o marcador aos 13 minutos do segundo tempo, quando Paulo Borges acertou um chute de fora da área. Mais tarde, aos 31 minutos de jogo, Flávio foi o responsável por confirmar a vitória corinthiana (e o fim do jejum) no Pacaembu.

Notícias relacionadas
Notícias relacionadas
Corinthians enfrenta Fortaleza para dar sequência à recuperação no Novo Basquete Brasil; saiba mais Corinthians enfrenta Fortaleza para dar sequência à recuperação no Novo Basquete Brasil; saiba mais
Corinthians empresta Madson para o Santa Cruz até o final do ano; atleta vai jogar a Série C Corinthians empresta Madson para o Santa Cruz até o final do ano; atleta vai jogar a Série C
Quarteto se destaca e beira nota máxima em estreia do Corinthians na Libertadores; veja avaliações Quarteto se destaca e beira nota máxima em estreia do Corinthians na Libertadores; veja avaliações

Apesar da quebra de tabu, na mesma temporada o Timão acabou sendo vice-campeão paulista contra esse mesmo Santos. A equipe adversária contava com nomes como Carlos Alberto Torres, Joel, Pelé e Edu.

É importante ressaltar que, no período de 11 anos do "jejum", o Corinthians chegou a vencer a equipe do Santos em quatro oportunidades. Três delas foram no Torneio Rio-São Paulo e, a quarta, em uma partida válida pela Taça São Paulo. Mesmo com a polêmica, ao final da partida no Paulistão, a torcida corinthiana comemorou o fim do jejum cantando: "Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu".

Hoje, o Corinthians tem uma vantagem no retrospecto contra a equipe do litoral paulista. Em 339 jogos disputados pelas equipes, o Timão soma 132 vitórias, 98 empates e 109 derrotas.

Veja mais em: Corinthians x Santos, Jogos Históricos e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Yuri foi a novidade do treino desta quinta-feira

    Corinthians conta com presença de Yuri Alberto e faz treino de olho no Fluminense

    ver detalhes
  • Robson Bambu foi apresentado pelo Corinthians no início de fevereiro e, até agora, atuou nove vezes pela equipe

    Robson Bambu perde espaço no Corinthians e devolução antecipada não está descartada

    ver detalhes
  • Deives marcou duas vezes na vitória do Corinthians contra a AABB

    Corinthians goleia a AABB e se classifica para as semifinais do Campeonato Paulista de Futsal

    ver detalhes
  • Marca Suzuki apareceu em fotos publicadas pelo Corinthians nesta manhã

    Torcida do Corinthians se anima com possível nova parceria do clube após fotos em rede social

    ver detalhes
  • Dra. Ana Carolina Ramos e Côrte e demais médicos do Corinthians vêm tendo trabalho nos jogos e treinos do Corinthians

    Elenco do Corinthians vive explosão de problemas musculares em junho; maio só teve um caso

    ver detalhes
  • Capa da história em quadrinhos feita por Maria Fernanda e Guilherme, de 11 anos

    Róger Guedes ganha história em quadrinhos produzida por crianças de escola estadual em Itaquera

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Wagner

    Ranking: 3º

    Wagner 63586 comentários

    @wagnho em

    Meu finado pai me falava muito sobre esse jogo. Que saudade de escutar essas histórias do Coringão do meu velho.

  • Foto do perfil de Marcelo Valim

    Ranking: 9381º

    Marcelo 148 comentários

    @marcelo.valim em

    Foi um jogaco paulo Borges acertou um chute quase do meio campo no ângulo do goleiro claudio do Santos foi o dia que a torcida saiu cantando um.. Dois..treis o Santos e freguês e olha que a gente não ganhava a onze anos mais assim mesmo a torcida saiu cantando pra vocês verem como a nossa torcida e incrível

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 1º

    Felipe 67909 comentários

    27º. @lipao88 em

    Simplesmente sensacional

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Bernardo

    Ranking: 19º

    Bernardo 25516 comentários

    26º. @bernardo.sa em

    Honraram o manto

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 55773 comentários

    25º. @luiz.fernando.balest em

    Eu vagamente me lembro disso, tinha 4 para 5 anos nessa época e meu pai era santista e ficou p...da vida o que me chamou a atenção!

  • Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 475º

    Francisco 2710 comentários

    24º. @francisco.marcondes em

    Mais alguns detalhes sobre este jogo memorável, o Timão com diogo - osvaldo cunha - ditão - luiz carlos e maciel - edson e rivellino - buião - paulo Borges - flávio e Eduardo...não podemos de forma alguma esquecer que do outro lado tinha sim uma baita time :cláudio - carlos alberto - ramos delgado - joel e Rildo - lima e negreiros - kaneko - toninho guerreiro -pelé e edu - árbitro: o uruguaio roberto goycochea e o público superou os 65 mil torcedores! O grito da fiel no final da partida'''com Pelé e com edu quebramos o tabu'''top demais hein?

  • Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 475º

    Francisco 2710 comentários

    23º. @francisco.marcondes em

    Quarta feira - 06 de março de 1968...como esquecer hein? Uma noite memorável...para começar o jogo passou na TV, algo raro na época, Timão com seu uniforme número 2, mas pressenti que tinha sim um ar diferenciado, primeiro tempo tenso...mas o Timão se portando muito bem defensivamente! O segundo tempo foi maravilhoso...paulo Borges aos 13 com uma bomba de fora da área abriu o placar, emoção pura... Mas ainda com um pé atrás..até que as 31 min. Flávio minuano fez o segundo...ai sim já começamos a comemorar, e muito!os dois gols fora marcados no gol do tobogã (na época existia ali uma concha acústica).vivíamos um jejum de títulos então esta vitória foi sim como se tivéssemos ganhado um título!

  • Foto do perfil de WAGNER

    Ranking: 332º

    Wagner 3518 comentários

    22º. @wagner.mooca em

    Este jogo foi tão comemorado que parecia uma final de campeonato tanto que foi relembrada por vários anos e mais do que os outros campeões, só o Corinthians para promover tantas comemorações!

  • Foto do perfil de Américo

    Ranking: 117º

    Américo 6938 comentários

    21º. @americo.jorge em

    Eu estava lá. Ia a pé com uma turma da Casa Verde.Tinha corintianos, são paulinos, santistas, palmeirenses, sem briga, sem confusão. Quem perdoa era zuado, mas não se ofendia. Na volta era uma bagunça só. Saudades desse tempo e da turma pois muitos não estão aqui maís

  • Foto do perfil de Caio

    Ranking: 601º

    Caio 2332 comentários

    20º. @caio.siqueira.iocoha em

    Rapaz e esse referido Edu eu vi jogar aos 63 anos aqui em minha cidade. Meu avô falava desse tabu, que tinha ganhado uma vez. 2 anos que faleceu, pelo que me lembre, não sabia que tinha vencido as outras vezes e o tabu era só no paulista.

x