Casagrande tem até hoje uma bandeira sua entre os ídolos corinthianos

Casagrande tem até hoje uma bandeira sua entre os ídolos corinthianos

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

1.4K 30

Marcante

Casagrande disputava último jogo da primeira passagem pelo Corinthians há 35 anos; veja números

O atacante Walter Casagrande Júnior, o popular Casagrande, fechou a sua primeira e mais vitoriosa passagem pelo Corinthians há exatos 35 anos. Seu último jogo nesse início de carreira como atleta alvinegro, então aos 23 anos de idade, foi uma derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, no dia 2 de novembro de 1986, no Pacaembu.

Principal estrela do time, Casão não teve grande desempenho e ainda perdeu um pênalti no revés corinthiano - veja abaixo. O jogo estava 1 a 0 para os visitantes naquele momento, gol contra de Jacenir. Wilson Mano chegou a empatar na etapa final, mas Nunes deu números finais ao duelo. O ídolo foi substituído por Biro-Biro no segundo tempo e saiu vaiado.

Depois de um início meteórico em 1982, com 40 gols marcados, o centroavante era àquela altura o único que sobrou da Democracia Corinthiana, já que todos haviam sido negociados ou se aposentado. O meia Zenon, por sinal, estava no time atleticano naquela temporada.

Atleta do Brasil na Copa do Mundo daquele ano, o jogador voltou em alta e era visado por clubes europeus em meio ao momento ruim. No dia seguinte ao embate, a Folha de S.Paulo estampou o interesse do Atlético de Madrid na sua contratação.

A

Reprodução

Apesar do momento de baixa, a própria matéria mostra o moral do jogador naquela altura. Roberto Pasqua, presidente corinthiano, disse que não tinha interesse em uma proposta nos valores veiculados (1 milhão de dólares). "Vendi o Sócrates por 2 milhões e 700 mil dólares em fim de carreira", alegou ele, lembrando a saída do Doutor, dois anos antes.

Casão, que reclamava de uma cobrança acima do tom da imprensa sobre o seu desempenho, afirmou que uma saída se fazia necessária. Ele já havia sido emprestado para o São Paulo, no ano anterior. No dia seguinte, Juan Figger, seu empresário, recebeu a liberação para negociá-lo no mercado europeu.

Depois da especulação sobre o interesse do Atlético de Madrid, da Espanha, e do Nantes, da França, Casagrande, que esperava a definição na praia com sua esposa e filho, acabou negociado com o Porto, de Portugal. Pelos portugueses, participou da campanha do título da Liga dos Campeões no primeiro semestre de 1987.

Depois de atuar também por Ascoli e Torino, na Itália, Casagrande voltou ao futebol brasileiro em 1993 para defender o Flamengo. Ele encarou o Timão no Pacaembu, em partida célebre pelo canto de "volta, Casão, seu lugar é no Timão", que precedeu seu retorno ao Parque São Jorge em 1994.

A primeira passagem de Casão pelo Corinthians

1982

66 jogos
40 gols
11 assistências

1983

50 jogos
17 gols
4 assistências

1984

30 jogos
12 gols
2 assistências

1985

48 jogos
14 gols
4 assistências

1986

28 jogos
9 gols
4 assistências

Veja o vídeo do duelo

Veja mais em: Ídolos do Corinthians e História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

30 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X