Documento projeta Corinthians com dois diretores para a base; um dos cargos não existe no estatuto

13 mil visualizações 188 comentários

Por Rodrigo Vessoni e Andrew Sousa

De acordo com documento enviado aos membros do CORI, Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, será o novo diretor das categorias de base do Corinthians (Oswaldo Neto, que estava no cargo, se tornará Diretor Geral da Base)

De acordo com documento enviado aos membros do CORI, Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, será o novo diretor das categorias de base do Corinthians (Oswaldo Neto, que estava no cargo, se tornará Diretor Geral da Base)

Reprodução/Internet

O Corinthians poderá ter dois diretores das categorias de base, sendo um deles ocupando um cargo inexistente no estatuto do clube. Ao menos é o que consta no mais recente documento oficial do Conselho de Orientação (CORI) enviado aos membros a pedido do presidente do órgão, Dr. Ademir de Carvalho Benedito.

No documento, ao qual o Meu Timão teve acesso, os representantes do CORI são convocados para uma reunião ordinária no próximo dia 7, no Parque São Jorge. O item D da convocação diz: "Apresentação do Diretor Geral de Futebol de Base, Sr. Oswaldo Gomes Corrêa Neto, e do Diretor de Futebol de Base, Sr. Jacinto Antônio Ribeiro". O cargo que Neto passaria a exercer não consta no estatuto do Corinthians - veja reprodução do documento abaixo.

Documento enviado aos membros do Conselho de Orientação (CORI) do Corinthians que o portal Meu Timão teve acesso

Documento enviado aos membros do Conselho de Orientação (CORI) do Corinthians que o portal Meu Timão teve acesso

Reprodução/Internet

Desde que Duilio Monteiro Alves assumiu a presidência, Oswaldo Neto recebeu o cargo de diretor das categorias de base. De acordo com o documento do CORI, o conselheiro passará a exercer o cargo de Diretor Geral da Base que, como dito acima, não consta no estatuto do clube.

Uma mudança no cargo de Neto, automaticamente, esvaziaria a cadeira de diretor da base. E, segundo o documento enviado aos membros do Conselho Deliberativo, a mesma passaria a ser ocupada por Jacinto Antônio Ribeiro.

Jaça, como é conhecido nas alamedas do Parque São Jorge, é conselheiro vitalício, padrinho político do ex-presidente Andrés Sanchez e, há cerca de três décadas, figura influente no futebol amador do Corinthians.

Em 2018, por exemplo, o conselheiro foi nomeado diretor-adjunto da base. Ficou por pouco tempo após entrar em conflito com o então diretor Carlos Nujud. No início de 2019, o Corinthians resolveu criar a categoria Sub-23 e Jaça passou a ser um dos responsáveis, ficando até a atual temporada. A categoria pode ser extinta em 2022.

A reportagem do Meu Timão entrou em contato com a comunicação do Corinthians para ouvir o lado do presidente Duilio. A resposta foi de que o mandatário entende que houve um equívoco no documento redigido pelo CORI, pois o único diretor da base é Oswaldo Neto. A comunicação pediu ainda que a reportagem entrasse em contato com o Dr. Ademir. Isso foi feito.

"O presidente falou comigo mais cedo. Quero esclarecer que foi um erro da minha parte incluir o nome do Jaça como diretor, ele é um conselheiro que sempre ajudou na base, é normal que os departamentos tenham essa ajuda de um adjunto ou um assessor e o Jaça sempre ajuda na base. Mas essa situação de diretor realmente foi um erro meu", afirmou Dr. Ademir de Carvalho Benedito, presidente do CORI.

Neste momento, o site oficial do clube tem apenas Oswaldo Neto com a nomenclatura de Diretor Geral de Futebol de Base.

Em tempo: Carlos Brazil, contratado do Vasco em junho deste ano, seguirá como Gerente Geral das categorias de base do Corinthians. Na teoria, abaixo de Neto.

Estatuto do Corinthians não consta o cargo de Diretor Geral das Categorias de Base

No estatuto do Corinthians não consta o cargo de Diretor Geral das Categorias de Base, e sim, Diretor de Futebol de Base

Reprodução/Internet

Veja mais em: Base do Corinthians, Diretoria do Corinthians, Corinthians Sub-17, Corinthians Sub-20, Corinthians Sub-23, Duílio Monteiro Alves e Parque São Jorge.

Veja Mais:

  • Gil firmou vínculo com o Corinthians até o final de 2023

    Corinthians estende contrato de zagueiro Gil; veja novo vínculo

    ver detalhes
  • Corinthians ainda pode inscrever cinco jogadores na Lista A do Paulista

    Corinthians confirma primeira lista de inscritos no Paulistão; veja quantas vagas restam

    ver detalhes
  • Corinthians empatou em 0 a 0 com a Ferroviária nesta terça-feira pelo Paulistão

    Corinthians pressiona Ferroviária, mas estreia com empate no Paulista 2022

    ver detalhes
  • Renato Augusto foi o melhor em campo contra a Ferroviária

    Renato Augusto e Paulinho brilham em noite de avaliações distintas; Sylvinho recebe a pior nota

    ver detalhes
  • Fagner chegou a marca de 437 jogos pelo Corinthians na última terça-feira

    Fagner iguala marca de Ralf como o 14º jogador que mais atuou pelo Corinthians; atleta comemora

    ver detalhes
  • Paulinho foi um dos principais destaques da torcida do Corinthians nas redes sociais

    Reestreia de Paulinho e avaliações de Sylvinho: Fiel repercute empate do Corinthians no Paulistão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x