Venha fazer parte da KTO
x

Você sabe quem foi Alfredo Schürig e a importância dele para o Corinthians?

4.1 mil visualizações 38 comentários Reportar erro

Alfredo Schürig foi um dos presidentes mais importantes da história do Corinthians

Alfredo Schürig foi um dos presidentes mais importantes da história do Corinthians

Divulgação/Prefeitura de Jacareí

Palco de 468 jogos do Corinthians desde 1923, ano de sua inauguração, a Fazendinha é conservação histórica das origens do clube. O estádio, localizado dentro do Parque São Jorge, foi palco de quatro títulos do time alvinegro em sua história e segue ativo até hoje. Atualmente, recebe jogos das categorias de base e da equipe feminina do clube.

Fazendinha, na verdade, é o apelido do Estádio Alfredo Schürig, já que havia uma pequena fazenda no terreno original da sede do clube. O nome oficial faz referência a um forte empresário do ramo de ferragens e parafusos da primeira metade do século XX. Mas de onde surge a homenagem do Corinthians a um empresário da área metalúrgica? O Meu Timão explica. Confira abaixo!

Quem foi Alfredo Schürig?

Alfredo Henrique Oscar Schürig, ou apenas Alfredo Schürig, nasceu em Rio Claro em 30 de janeiro de 1884. Mas foi no município de Jacareí onde, anos depois, tornou-se uma "personalidade". Ele chegou a ser homenageado com o nome de uma rua na cidade, em 1943, graças às benfeitorias que ofereceu a Jacareí, sobretudo nas áreas da cultura e do esporte.

Inauguração da Rua Alfredo Schürig, em Jacareí

Inauguração da Rua Alfredo Schürig, em Jacareí

Divulgação/Prefeitura de Jacareí

Mas o poderio financeiro de Alfredo Schürig não o acompanhou desde sempre. Relatos feitos pelo cronista Lourenço Diaféria dão conta que o sustento da família Schürig provinha da noite paulistana, onde "Herr Schürig" (senhor Schürig, do alemão), pai de Alfredo, fazia concertos como pianista.

A sorte começou a mudar quando seu filho, à época um vendedor ambulante, ficou milionário ao adquirir um bilhete premiado na loteria estadual. Assim, ao lado de seu irmão Walter Arno, aplicou parte do patrimônio na Fábrica Nacional de Parafusos Santa Rosa, que abasteceu o mercado nacional de ferragens durante a I Guerra Mundial.

Dono de um patrimônio milionário, Alfredo Schürig logo iniciou suas benfeitorias à cidade de Jacareí. Em 1920, promoveu a construção de um estádio ao Esperança Football Club e, posteriormente, lançou a pedra fundamental da futura sede social do clube na Rua do Rosário.

Assim, Schürig passou a cuidar de sua carreira empresarial na capital paulista, retornando a Jacareí aos finais de semana. E é justamente em São Paulo que se iniciou sua relação com o Sport Club Corinthians Paulista.

Além da carreira no ramo empresarial, Alfredo Schürig foi também um dos sócios que mais contribuíram financeiramente com o Corinthians, atuando também fortemente como um mecenas. Pessoas próximas ao empresário garantem que, aparentemente, Schürig não tinha a menor pretensão ou tempo hábil para dirigir qualquer clube de futebol.

Curiosamente, Alfredo Schürig não era um grande entusiasta de futebol, mas tinha forte encanto pela parte social do clube. Esta, aliás, o motivou a realizar suas primeiras contribuições para a instituição.

Seu primeiro grande movimento em prol do Corinthians se deu na construção do segundo estádio do clube, a Ponte Grande. Na ocasião, produziu parafusos e outros materiais de construção a preço de custo para viabilizar a obra do primeiro estádio do clube.

Ponte Grande teve forte contribuição de Schürig na sua construção

Ponte Grande teve forte contribuição de Schürig na sua construção

Arquivo Corinthians

É justamente na Ponte Grande que o Corinthians começou a se estabelecer esportivamente. O futebol profissional do clube atuou no estádio em 102 ocasiões, acumulando um aproveitamento de incríveis 81%, sendo 79 vitórias, 12 empates e 11 derrotas.

Anos depois, quando o Corinthians começou a migrar suas atividades para o Parque São Jorge, Alfredo Schürig oferece sua maior contribuição financeira ao clube. Em meio a uma crise financeira do Corinthians, que impossibilitava a quitação do terreno onde seria construído o estádio, o empresário se ofereceu para bancar 30 contos de réis, que hoje representariam algo em torno de R$ 150 milhões.

Alfredo Schürig bancou boa parte do terreno onde seria construída a Fazendinha

Alfredo Schürig bancou boa parte do terreno onde seria construída a Fazendinha, que sediou mais de 400 partidas do Corinthians

Divulgação/Corinthians

Assim, Schürig se tornou uma figura popular no contexto corinthiano, carregando o status de "anjo da guarda". Foi desta maneira que ele chegou ao cargo de presidente do clube, em 1930, no qual ficou até 1933. Apesar de um grande legado nas instalações sociais do clube, sua gestão como presidente se encerrou de forma melancólica após uma derrota para o Palestra Itália por 8 a 0 pelo Campeonato Paulista do mesmo ano, que o levou a renunciar o cargo.

Além de eternizar seu nome na Fazendinha, Schürig teve outro momento marcante em sua passagem como dirigente do Corinthians. Foi na sua gestão que o clube levantou a Taça APEA, que rendeu ao Corinthians a alcunha de “Campeão dos Campeões”, eternizada no hino do clube.

Dono de forte legado na parte poliesportiva do Corinthians, Alfredo Schürig faleceu aos 57 anos, em 1941. Sua presença, porém, ainda se manifesta em cada aparição do Corinthians alheia ao futebol profissional.

O desempenho do Corinthians no Estádio Alfredo Schürig

Desde o Paulistão de 1923, até um amistoso em 2002, o Estádio Alfredo Schürig sediou um total de 468 partidas do Corinthians, onde o Timão alçou um aproveitamento de 78% dos pontos disputados. No total, são 347 vitórias, 59 empates e 62 derrotas.

A equipe de futebol profissional masculino do Corinthians conquistou quatro títulos no estádio. Tratam-se dos Campeonatos Paulistas de 1928, 1937, 1938 e 1939. A Fazendinha também foi palco de quatro títulos amistosos do clube: a Taça Vada, de 1928, a Taça Sorrentino, a Taça A Gazeta, ambas em 1929 e a Taça São Paulo de 1962.

Hoje, a Fazendinha sedia jogos das categorias de base no futebol masculino, além de boa parte dos compromissos amadores e profissionais da modalidade feminina. Foi no futebol feminino, aliás, que o Corinthians levantou sua última taça na Fazendinha, quando conquistou o Campeonato Brasileiro da modalidade, em 2018, ao vencer o Rio Preto na final, por 4 a 0.

O elenco do Corinthians que conquistou o Brasileirão Feminino de 2018

O elenco do Corinthians que conquistou o Brasileirão Feminino de 2018

Bruno Teixeira / Agência Corinthians

Veja mais em: Parque São Jorge, História do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0, pela quarta rodada da Neo Química Arena

    Wesley inferniza defesa rival, Corinthians domina o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão

    ver detalhes
  • Wesley foi o jogador mais elogiado pela torcida após a vitória sobre o Fluminense

    'Mbappe de Itaquera' e mudanças: Fiel repercute primeira vitória do Corinthians no Brasileirão

    ver detalhes
  • Cássio foi ovacionado pela Fiel após a vitória do Corinthians sobre o Fluminense no Brasileirão

    Cássio é ovacionado por torcida do Corinthians após vitória contra o Fluminense; veja o vídeo

    ver detalhes
  • Pedro Henrique foi consolado por Marcelo após sentir um problema na coxa

    Atacante do Corinthians sente lesão na vitória sobre o Fluminense e vira dúvida para sequência

    ver detalhes
  • Yuri Alberto está fora do jogo contra o Fluminense

    Yuri Alberto desfalca o Corinthians diante do Fluminense pelo Brasileirão; veja motivo

    ver detalhes
  • O Corinthians marcou quatro gols na primeira etapa e outro na segunda

    Corinthians goleia Fluminense pelo Brasileiro Feminino em jogo marcado por jogadas ensaiadas

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: