Venha fazer parte da KTO
x

Você sabe quem foram os técnicos estrangeiros que já passaram pelo Corinthians?

9.5 mil visualizações 46 comentários Reportar erro

Argentino Daniel Passarella foi o último técnico estrangeiro do Corinthians; comandante esteve no Parque São Jorge em 2005

Argentino Daniel Passarella foi o último técnico estrangeiro do Corinthians; comandante esteve no Parque São Jorge em 2005

MAURICIO LIMA/AFP via Getty Images

Desde a última quinta-feira, o Corinthians está em busca de um novo treinador após a saída do técnico Sylvinho do cargo. Apesar da diretoria não ter confirmado nenhum interesse de maneira oficial, a expectativa é que um técnico estrangeiro seja contratado para assumir o clube.

Pensando nisso, o Meu Timão te pergunta: você sabe quantos treinadores estrangeiros já passaram pelo Corinthians? Em seus quase 112 anos de história, o time do Parque São Jorge teve 12 treinadores de seis nacionalidades diferentes. O Meu Timão relembra todos eles abaixo!

Rafael Perrone

O italiano Rafael Perrone, um dos fundadores do Corinthians, foi jogador e técnico do clube

Reprodução

O italiano Rafael Perrone marcou história no Timão. O estrangeiro foi um dos cinco operários fundadores do Corinthians e também foi o primeiro capitão e zagueiro da equipe. Naquele tempo, o capitão era quem tinha o poder de escalar o time e, assim, Perrone assumia o papel de técnico da equipe.

Ele ficou no comando corinthiano por 11 partidas. Foram dez vitórias e uma derrota, totalizando 90,91% de aproveitamento. O Timão marcou 28 gols e sofreu apenas cinco.

Casemiro González

Casemiro González foi o segundo jogador que também comandou o clube alvinegro

Reprodução

O segundo comandante estrangeiro (e da história) do Corinthians foi o espanhol Casemiro González. Não somente isso, González foi o primeiro a conquistar um título em sua função - o título do Campeonato Paulista, em 1914.

Sob o comando do espanhol, foram 40 partidas, sendo 22 vitórias, nove empates e nove derrotas. Os 83 gols marcados e 49 sofridos geram 62,5% de aproveitamento.

Virgílio Montarini

Ainda na era considerada amadora do Corinthians, o técnico italiano Virgílio Montarini comandou o Timão entre 1929 e 1931. Nesse período, foi campeão do Paulista em 1929 e 1930.

Ao todo, Virgílio tem 75 jogos pelo clube, sendo 46 vitórias, 16 derrotas e 13 empates. Foram 255 gols marcados, com uma média de 3,4 por partida; e 117 sofridos. O aproveitamento do italiano é de 68,44%.

Pedro Mazzulo

Em 1933, o Timão teve seu primeiro comandante sul-americano. O uruguaio Pedro Mazzulo foi, também, o primeiro treinador da Era Profissional do clube, entre 1933 e 1934.

O treinador somou 30 jogos pela equipe alvinegra, dos quais saiu de campo 17 vezes com a vitória, duas com empate e 11 com derrota. O aproveitamento foi de 58,89% - são 69 gols marcados e 58 sofridos.

Joseph Tiger

O primeiro hermano no banco de reservas foi o argentino Joseph Tiger, em 1944. O técnico dirigiu o Timão em 22 oportunidades e obteve os seguintes números: 14 vitórias, três empates e cinco derrotas, com 67 gols marcados e 36 sofridos. O aproveitamento foi de 68,18%

Joreca

Joreca foi o primeiro português no comando do Timão

Reprodução

Se contratar um técnico de Portugal para 2022, o comandante será o segundo oriundo do país no Timão. O primeiro técnico português foi Joreca, entre 1949 e 1950. Com seus 60,26% de aproveitamento em 52 jogos, Joreca conquistou 28 vitórias, dez empates e 14 derrotas no clube. Sua equipe marcou 137 gols e sofreu 88.

Jim López

Jim López foi um dos argentinos no comando do Corinthians

Divulgação

Em 1960, outro argentino assumiu o Corinthians. Dessa vez, Jim López (pseudônimo adotado por Alejandro Galán no Brasil) dirigiu a equipe do Parque São Jorge em 26 oportunidades. O treinador obteve 67,95% de aproveitamento.

Foram 16 vitórias, cinco empates e outras cinco derrotas, onde o Corinthians balançou as redes 48 vezes e, por outro lado, sofreu 31 gols.

Freitas Solich

Freitas Solich comandou o Corinthians em 1963

Divulgação/Conmebol

O paraguaio Freitas Solich, que começou a carreira como jogador de futebol, acumulou a função de capitão e treinador da seleção paraguaia aos 21 anos de idade. O técnico, inclusive, foi campeão da Champions League com o Real Madrid.

No Corinthians, em 1963, Solich comandou 70 partidas da equipe alvinegra. Foram 43 vitórias, 14 empates e 13 derrotas, onde o Corinthians marcou 167 gols e sofreu outros 76.

Filpo Nuñez

Filpo Núñez comandou o Corinthians após treinar o rival do Timão

Reprodução

O argentino Filpo Núñez esteve no comando do Corinthians em duas oportunidades. Na primeira delas, em 1966, foram 21 jogos no comando alvinegro - 12 vitórias, três empates e seis derrotas, com o aproveitamento de 61,9%.

Já a segunda passagem aconteceu dez anos depois, em 1976, mas Núñez acabou ficando por menos jogos no Timão: foram 13 partidas e o treinador obteve quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas; que gerou um aproveitamento 20% menor do que seu primeiro trabalho.

Armando Renganeschi

Armando Renganeschi comandou o Corinthians em 1978

Reprodução

Dois anos depois da saída de Filpo Núñez, o Corinthians contratou outro argentino para comandar a equipe. Dessa vez, o escolhido foi Armando Renganeschi, em 1978. Ele também não teve vida longa no clube.

Pelo Timão, Armando Renganeschi esteve no comando em apenas 21 partidas. Foram dez vitórias, sete empates e quatro derrotas nas quais o Corinthians marcou 23 gols e sofreu outros dez. O treinador teve 58,73% de aproveitamento.

Darío Pereyra

Darío Pereyra chegou a comandar o Timão em 2001

MAURICIO LIMA/AFP via Getty Images

O primeiro estrangeiro do Corinthians no Século 21 foi o uruguaio Darío Pereyra. O treinador chegou ao Parque São Jorge em 2001, mas não fez sucesso. Após seis partidas, o comandante deixou o cargo.

Nos seis jogos disputados, o Timão teve três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. A equipe marcou 12 gols e sofreu 15, tendo um aproveitamento de 27,78%.

Daniel Passarella

Passarella chegou a trabalhar com Tevez no Corinthians em 2005

MAURICIO LIMA/AFP via Getty Images

O último treinador estrangeiro do Corinthians foi um argentino. Em 2005, o hermano Daniel Passarella assumiu a equipe do Parque São Jorge. Apesar do ano ter sido marcado pelo título Brasileiro, Passarella disputou apenas uma partida do campeonato nacional - justamente o clássico contra o São Paulo em que os alvinegros saíram derrotados do Pacaembu por 5 a 1.

Esta foi a última das 15 partidas em que Passarella comandou o Timão naquela temporada. O treinador obteve sete vitórias, quatro empates e outras quatro derrotas. O time balançou as redes em 27 oportunidades, mas sofreu 22 gols e teve um aproveitamento de 55,56%.

Veja mais em: Técnicos do Corinthians, Especiais do Meu Timão e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Felipe Fernandes de Lima apitou um jogo do Timão após três anos

    Árbitro relata arremesso de objeto inusitado em súmula do jogo Corinthians e Fortaleza

    ver detalhes
  • António Oliveira antes da partida

    António Oliveira ironiza CBF e vê mudança de horário do jogo como desrespeito ao Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele diante o Fortaleza

    Volante do Corinthians sobe o tom por 'cera' do Fortaleza, mas dá formula para os próximos jogos

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar após segundo jogo como titular do Corinthians

    Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar e vira dúvida no Corinthians; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Matías Rojas e Messi celebrando gol

    Em meio a briga judicial com o Corinthians, Rojas anota primeiros gols nos EUA com passe de Messi

    ver detalhes
  • O Corinthians parou em boa atuação do goleiro João Ricardo e somou apenas um ponto no Brasileirão

    Corinthians para em boa atuação de goleiro e fica só no empate contra o Fortaleza no Brasileirão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: