Venha fazer parte da KTO
x

Rivalidade entre Corinthians e Internacional é marcada por DVD, polêmicas e 'Yuri Alberto'; relembre

5.6 mil visualizações 59 comentários Reportar erro

Rivalidade entre Corinthians e Internacional se acentuou desde 2005

Rivalidade entre Corinthians e Internacional se acentuou desde 2005

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians enfrenta o Internacional neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de não ser um clássico local, o confronto já conheceu muitas polêmicas.

O duelo é decisivo para ambas as equipes na competição nacional. Atualmente, o Corinthians é o quarto lugar do Brasileirão com 42 pontos, mesma pontuação do Internacional, que é o quinto colocado. O clube alvinegro leva vantagem no número de vitórias, 12 contra 11 triunfos da equipe gaúcha.

As equipes, vale lembrar, já se encontraram em 93 oportunidades ao longo de toda a história e o Timão leva vantagem. São 32 vitórias, 38 empates e 23 derrotas. No quesito gols, o time do Parque São Jorge também leva a melhor: são 100 tentos marcados e 91 sofridos. O Meu Timão relembra alguns fatos que marcaram a história do duelo.

2005: Corinthians 1 x 1 Internacional (Campeonato Brasileiro)

A conquista do tetracampeonato do Campeonato Brasileiro do Corinthians é, até hoje, questionada pelos gaúchos, que também estavam na briga pelo título naquela temporada. As duas equipes disputaram o troféu até a última rodada daquele torneio, conquistado pelo clube alvinegro.

Quando as equipes se encontraram num confronto direto, a três rodadas do fim do campeonato, o Timão era líder e tinha três pontos de vantagem em relação ao time gaúcho, segundo colocado da competição nacional.

A partida realizada no Pacaembu foi movimentada. Tevez abriu o placar aos 37 minutos para a equipe do Parque São Jorge e Rafael Sóbis igualou o marcador para os gaúchos. A grande polêmica do jogo aconteceu por uma decisão do árbitro Márcio Rezende de Freitas.

O volante do Internacional, Tinga, foi derrubado na área pelo goleiro corinthiano Fábio Costa, mas o árbitro não assinalou o pênalti e expulsou o volante do Internacional por simulação. Os torcedores do clube gaúcho reclamaram muito da decisão do juiz. A partida terminou empatada e o Timão assegurou a vantagem nas rodadas seguintes até conquistar o título.

2007: Corinthians acusa o Internacional de entregar partida para o Goiás e vai à Série B

Duas temporadas depois do tetracampeonato do Brasileirão, a situação do Corinthians era muito diferente. Em 2007, o clube alvinegro fez sua pior campanha na história da competição nacional e foi rebaixado para a Série B. Timão e Internacional novamente tiveram as histórias cruzadas.

Na última rodada do Brasileirão daquele ano, o Corinthians enfrentou o Grêmio, que ainda tentava uma vaga para a Libertadores, fora de casa precisando vencer para se manter na primeira divisão. Contudo, o Timão precisava contar com uma derrota do Goiás, que também lutava contra o rebaixamento. A equipe goiana enfrentou o Internacional, que não tinha qualquer interesse no campeonato daquele ano.

Em partida no Serra Dourada, em Goiânia, o Goiás acabou venceu o Internacional por 2 a 1 - Élson marcou os gols do time alviverde, o último de pênalti. A cobrança foi defendida duas vezes pelo goleiro Clemer, mas foi convertida na terceira tentativa - o arqueiro do Internacional se adiantou nas três vezes e a arbitragem voltou as batidas.

Em Porto Alegre, o Corinthians empatou em 1 a 1 contra o Grêmio. O resultado deixou a equipe do Parque São Jorge com 44 pontos, amargando a 17ª colocação. Indignados, jogadores do Corinthians insinuaram que o Internacional havia "entregado" a partida para prejudicar o Timão.

2009: Corinthians vence a Copa do Brasil no Beira-Rio no ano do Centenário do Internacional

O destino dos clubes voltaram a se cruzar em 2009. Um ano após disputar a Série B do Brasileirão, o Corinthians contratou Ronaldo para ser o camisa 9 do clube alvinegro e viveu um período de reconstrução.

O Timão chegou a final da Copa do Brasil e encarou justamente o Internacional da decisão. As partidas foram equilibradas. No jogo de ida, o Corinthians venceu por 2 a 0, no Pacaembu, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo.

O duelo decisivo foi no Beira-Rio, em Porto Alegre. Corinthians e Internacional empataram por 2 a 2 - André Santos e Jorge Henrique fizeram os gols do time alvinegro. Nos minutos finais do jogo, D'Alessandro e William, capitão do Timão, tiveram um desentendimento e o jogador do time gaúcho precisou ser contido. A cena é comentada até hoje pelos torcedores de ambos os times.

2016: Corinthians vence o Internacional pela na reta final do Brasileirão e deixa equipe à beira do rebaixamento

Nove anos após 2007, Corinthians e Internacional se enfrentaram pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, dessa vez com a equipe gaúcha ameaçada de rebaixamento na competição nacional.

O duelo aconteceu na Neo Química Arena. O Timão venceu por 1 a 0, com gol de Marlone e prejudicou o Internacional na disputa contra a degola. Naquela ocasião, corinthianos que estavam no estádio levaram faixas questionando se os gaúchos se lembravam de 2007. Outros torcedores levaram DVDs para ironizar a atitude do Internacional em 2009.

O Internacional foi rebaixado na última rodada da competição nacional daquele ano. A equipe gaúcha foi derrotada pelo Fluminense por 1 a 0, no Rio de Janeiro, e terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro últimos colocados.

2017: Corinthians é eliminado por Internacional na Copa do Brasil

Corinthians e Internacional também se encontraram em confronto decisivo na temporada 2017. As equipes disputaram a quarta fase da Copa do Brasil, e os gaúchos levaram a melhor. No primeiro duelo, em Porto Alegre, a partida acabou empatada em 1 a 1.

No jogo de volta, na Neo Química Arena, os times empataram novamente. A decisão da classificação foi definida nas cobranças de pênalti e os gaúchos levaram a melhor sobre o Timão e venceu por 4 a 3, com boa atuação do goleiro Marcelo Lomba. O arqueiro defendeu as cobranças de Maycon e Marquinhos Gabriel e Guilherme Arana chutou a última cobrança por cima do gol e confirmou o adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil.

2020: Internacional perde título do Brasileirão após empate contra o Corinthians

Em 2020, o Internacional chegou a última rodada do Campeonato Brasileiro com chances de ser campeão. O time gaúcho precisava vencer o Corinthians e contar com uma derrota do Flamengo contra o São Paulo, em duelo no Morumbi.

No Beira-Rio, Internacional e Corinthians empataram por 0 a 0. O resultado frustrou a expectativa dos torcedores gaúchos, pois o Flamengo foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 1. Cássio teve boa atuação no confronto

2022: Yuri Alberto no Corinthians e a decepção dos torcedores do Internacional

Na atual temporada, a rivalidade entre Corinthians e Internacional foi estremecida por fatos que ocorreram no mercado da bola. Yuri Alberto, ex-jogador do clube gaúcho, acertou com o Timão e frustrou as expectativas dos torcedores adversários.

O atacante fez boa temporada pelo Internacional em 2020, quando foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro. Yuri Alberto se transferiu para o futebol russo, e os torcedores gaúchos esperavam que o atleta retornaria para Porto Alegre.

Entretanto, o jogador acertou contrato de empréstimo por um ano com o Corinthians. A decisão de Yuri Alberto frustrou os torcedores do Internacional, que consideraram uma traição do atacante com o clube gaúcho.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Corinthians x Internacional e Neo Química Arena.

Veja Mais:

  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes
  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes
  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: