Venha fazer parte da KTO
x

Arthur Sousa analisa ano no Corinthians e revela que quase desistiu do futebol

1.9 mil visualizações 12 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Arthur Sousa foi o principal destaque individual do Corinthians Sub-20, tendo marcado 18 gols no ano

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Artilheiro do Sub-20, estreia no elenco profissional e na Seleção Brasileira Sub-20. Com certeza 2022 foi um ano especial para Arthur Sousa, que com 19 anos se tornou o principal destaque da equipe comandada pelo técnico Danilo e já projeta um 2023 ainda melhor. No entanto, se engana quem acha que só de luxo vive o jovem atleta.

Em entrevista ao UOL Esporte, o camisa 9 contou de quando quase desistiu da carreira, analisou esta temporada e projetou o ano de 2023.

Momentos de apuro na carreira

Natural de Brasília, no Distrito Federal, Arthur Sousa se mudou sozinho para São Paulo em 2016, quando tinha apenas 13 anos para defender a camisa do Desportivo Brasil. Na época a solidão foi um empecilho na carreira do jovem atleta, que chegou a pensar em desistir do futebol.

Apesar disso, o atacante seguiu com o sonho e em 2018 chegou ao Parque São Jorge para atuar pelo Corinthians Sub-17. No entanto, a saudade persistiu até 2021, quando Iranete, sua mãe, decidiu se mudar para São Paulo morar junto com seu filho.

"A distância era bastante difícil, a saudade. Às vezes você está num dia ruim e, sozinho, em casa, não fica totalmente bem para chegar no dia seguinte e fazer um treino ótimo. No jogo também, para chegar bem mentalmente. Quando minha mãe veio morar comigo, meu desempenho aumentou muito. Tive uma sequência boa no ano passado, no Paulista, e foi muito de quando minha mãe veio. Ali já foram meses melhores, e neste ano já é um ano melhor ainda", disse o camisa 9.

Não a toa, foi só após esse fato que o atacante se tornou uma máquina de gols no Timãozinho e em 2022 teve o melhor ano de sua carreira até o momento, sendo artilheiro da categoria Sub-20, com 18 gols, estreando profissionalmente e sendo convocado para a Seleção Brasileira da categoria.

A presença da figura materna foi de suma importância para que o jogador tivesse seu potencial elevado. "Minha mãe sempre me apoia, ajuda, é 24 horas por mim. Tenho que dar o melhor dentro de campo para dar uma vida melhor para ela", conclui Arthur Sousa.

Retrospectiva 2022

O atacante nascido em 2003 começou a temporada sendo a terceira opção para o ataque do Sub-20, estando atrás de Felipe Augusto e Rodrigo Varanda. No entanto, com o decorrer do ano Arthur Sousa se consolidou como titular da posição quando Danilo assumiu o comando da equipe.

Desde então, já foram 18 gols anotados em 30 jogos oficiais disputados em 2022, números muito superiores se comparados com outras "Crias do Terrão". Arthur Sousa comentou sobre a sequência positiva na temporada e a falta de oportunidades nos anos anteriores.

"Tive uma sequência muito boa e só tenho que agradecer a Deus por tudo e ao Danilo por ter confiado no meu trabalho. Venho trabalhando muito nestes anos em que estou aqui, e foi a melhor temporada que já tive", disse o camisa 9.

"Nestes três anos [de Corinthians] não tinha tido muita sequência. No meu ano bom teve uma pandemia e, no retorno, por questão de contrato eu fiquei muito tempo sem jogar. Nos outros eu estive no banco para o Cauê [Santos, atacante hoje no futebol belga], foi uma concorrência grande. Ele me ajudou bastante, como também aprendi muito com o Giovane [hoje no profissional] e venho aprendendo com o Felipe [Augusto, atacante do sub-20 alvinegro]", termina Arthur Sousa.

Com contrato até o fim de 2023, o encantamento da diretoria do Corinthians foi tanto que o atacante teve seu contrato renovado até 2025. Além de maravilhar os cartolas alvinegros, Arthur Sousa conseguiu convencer Vítor Pereira que merecia uma chance entre os profissionais e assim o fez na vitória contra o Cuiabá, por 2 a 0, na Neo Química Arena. O jogador contou como foi estrear no elenco profissional, do nervosismo que sentiu e as diferenças de jogar com os mais velhos.

"Teve um pouco de nervosismo, com a torcida ali, casa cheia. Você fica com aquele medo de errar, mas nós jogadores temos aquilo: se acerta o primeiro passe já fica tranquilo, dá aquela soltada. O que muda também é a mentalidade do profissional, os caras são muito mais rápidos para jogar. Olhando de fora parece um pouco mais lento, mas lá dentro tem que pensar mais rápido, é um-dois, sempre pensando no próximo passo que tem precisa dar", apontou a promessa corinthiana.

Além da estreia no profissional, Arthur Sousa pôde celebrar outra realização pessoal, mas dessa vez longe do Parque São Jorge: vestiu pela primeira vez a camisa da Seleção Brasileira. O jovem fez parte do elenco que disputou o Quadrangular de Punta del Este e atuou em duas das três partidas disputadas.

O atleta conta como foi a frustração inicial de não ser chamado e o momento em que descobriu que estaria presente no elenco comandado pelo técnico Ramon Menezes.

"Foi uma conquista muito importante para mim. Na convocação eu estava com esperança de ir, por ser o artilheiro do Brasileiro, mas quando saiu [e estava fora] eu fiquei tranquilo, pensei 'tudo no tempo certo'. Um dia, nosso analista falou que a seleção ligou e perguntou de mim, que era para estar preparado, dando o melhor nos treinos e jogos caso surgisse a brecha. Aí o técnico Ramon me convocou. Quando chegou a notícia, fiquei sem acreditar. Tinha acabado de acordar, já recebendo um monte de mensagem", relembra o atleta.

"Estamos confiantes": Arthur Sousa projeta Copinha 2023

Ainda não se sabe a data e nem o horário que o Corinthians vai estrear na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023, mas a certeza é que Arthur Sousa será um dos 30 relacionados pelo técnico Danilo.

Maior campeão da principal competição de base do Brasil, com dez títulos, o Timãozinho tenta voltar a ser dominante na competição. A última conquista foi em 2017, quando venceu o Batatais na final. Desde então, o clube do Parque São Jorge não conseguiu erguer o troféu novamente.

Na edição de 2022, Arthur Sousa foi um dos inscritos pelo até então técnico Diego Siston, mas a era a terceira opção para o ataque alvinegro. O desempenho do Corinthians foi desastroso e a equipe foi eliminada pelo Resende, do Rio de Janeiro, nos 16 avos de final. Para 2023, o atacante conta que o time está confiante para a disputa da competição e que o entrosamento fará grande diferença

"Para todo mundo [do elenco] vai ser uma Copinha diferente. Ficamos com aquele gostinho amargo da edição passada e vamos com tudo nessa. Estamos confiantes pelo ano que fizemos e com totais condições de chegar nas finais e sair com o título. O time está muito encaixado. É uma geração que já vem treinando junta desde o sub-17, então o time está bem mais encaixado neste ano", projeta Arthur Sousa.

O Corinthians está no Grupo 12, sediado na cidade de Araraquara, no interior paulista, junto da Ferroviária, time da casa, Fast Clube, do Maranhão, e Zumbi, de Alagoas. Atual vice-campeão do Brasileiro e Paulista Sub-20, o Timão vem para o torneio como um dos favoritos.

Após o torneio de base, é possível que Arthur Sousa integre o elenco profissional do Timão nas disputas de 2023. Ainda sem treinador, o presidente Duilio corre contra o tempo para encontrar um novo comandante e iniciar a preparação para a temporada que está para iniciar.

Veja mais em: Base do Corinthians e Corinthians Sub-20.

Veja Mais:

  • Corinthians oferece mais tempo de contrato para manter Cássio no elenco;

    Corinthians oferece contrato mais longevo para manter Cássio no elenco; veja proposta

    ver detalhes
  • Corinthians faz último treino de olho no Argentinos Juniors com mudanças

    Corinthians faz último treino de olho no Argentinos Juniors com mudanças; veja provável time

    ver detalhes
  • Corinthians encerra sexta rodada do Brasileirão na beira da zona de rebaixamento

    Corinthians encerra sexta rodada do Brasileirão na beira da zona de rebaixamento; veja tabela

    ver detalhes
  • Vic Albuquerque se aproxima do gol 100 no Corinthians e amplia liderança na artilharia histórica

    Vic Albuquerque se aproxima do gol 100 no Corinthians e amplia liderança na artilharia histórica

    ver detalhes
  • Cássio na Neo Química Arena

    Neto revela preocupação com possível saída de Cássio e analisa troca de goleiros no Corinthians

    ver detalhes
  • Comissão técnica da Seleção Brasileira acompanhará partida do Corinthians na Sul-Americana

    Comissão técnica da Seleção Brasileira acompanhará partida do Corinthians na Sul-Americana

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: