Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians mantém tabu na Arena e vence São Paulo no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil

32 mil visualizações 689 comentários Reportar erro

Renato Augusto marcou os dois gols do Corinthians no Majestoso pela Copa do Brasil

Renato Augusto marcou os dois gols do Corinthians no Majestoso pela Copa do Brasil

Jhony Inacio/Meu Timão

Corinthians 2 X 1 São Paulo

Copa do Brasil 2023
25 de julho de 2023, 21:30
Corinthians 2 x 1 São Paulo
Neo Química Arena, São Paulo, SP.

O Corinthians não só manteve o tabu contra o São Paulo na Neo Química Arena, como também venceu o rival por 2 a 1 no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil na noite desta terça-feira. Os dois gols da equipe alvinegra foram marcados por Renato Augusto, ambos no segundo tempo. Luciano descontou para os visitantes.

O jogo de volta está marcado para o dia 16 de agosto, às 19h30, no Morumbi. Com a vantagem, o Timão pode até empatar fora de casa para avançar à final da Copa do Brasil. Uma derrota por um tento de diferença leva a decisão para os pênaltis, já qualquer outro placar favorável ao São Paulo elimina o clube do Parque São Jorge do torneio.

O primeiro tempo foi de poucas emoções para ambas as equipes. O Corinthians teve menos posse e viu o São Paulo incomodar mais, mas nem Cássio nem Rafael tiveram de fazer grandes intervenções nos primeiros 45 minutos, que acabou empatado em 0 a 0.

Na segunda etapa, o Corinthians não tomou conhecimento do São Paulo e abriu o placar logo no segundo minuto com Renato Augusto. O Timão, porém, não conseguiu segurar a vantagem e viu o São Paulo empatar com Luciano ainda aos nove minutos. Entretanto, o clube do Parque São Jorge não desistiu e voltou a ficar a frente do placar com o camisa 8 na reta final da partida, que deu números finais ao confronto.

O Timão colocou fim na sequência de quatro empates contra o São Paulo na Neo Química Arena e segue invicto diante do rival dentro de casa. Agora são 18 clássicos disputados no estádio, com 11 vitórias corinthianas e sete empates, um aproveitamento de 74,07%.

Anota aí, Fiel! - O próximo compromisso do Corinthians será neste sábado, às 18h30, também na Neo Química Arena. O Timão enfrenta o Vasco em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

Escalação

O técnico Vanderlei Luxemburgo teve uma ausência de peso para a partida contra o São Paulo. O meia Matías Rojas chegou na Neo Química Arena junto com a delegação do Corinthians, mas foi cortado até do banco de reservas da equipe. O paraguaio, que foi o primeiro e único reforço do clube nesta janela de transferências, sofreu um trauma e uma entorse no tornozelo esquerdo no jogo contra o Bahia, no último sábado, pelo Brasileirão.

Sem Rojas, Luxemburgo escalou o Corinthians da seguinte maneira: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto e Ruan Oliveira; Róger Guedes e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians contra o São Paulo pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Meu Timão

No banco de reservas, o comandante contou com as seguintes opções: Carlos Miguel, Romero, Giuliano, Matheus Bidu, Bruno Méndez, Guilherme Biro, Pedro, Adson, Roni, Matheus Araújo e Felipe Augusto.

Já o São Paulo de Dorival Júnior foi escalado assim: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo e Wellington Rato; Luciano e Calleri.

O jogo

Primeiro tempo

O jogo começou bem estudado entre as duas equipes, que pouco agrediram quando tinham a posse da bola e ambos exploravam lançamentos longos para buscar atacar as costas da defesa.

A única chegada nos dez primeiros minutos foi do São Paulo, que recuperou a bola nos pés de Renato Augusto ainda no seu campo de defesa e engatou o contra-ataque com Luciano pelo lado direito da defesa do Corinthians. O atacante tentou o cruzamento para a grande área, mas Fábio Santos amorteceu o lance no peito e recuou tranquilamente para Cássio.

Após isso, o Corinthians viu o São Paulo adiantar mais as linhas de marcação e o time de Vanderlei Luxemburgo teve dificuldades de trocar passes no campo de defesa para superar a pressão do rival.

A primeira finalização ocorreu somente aos 16 minutos, com Michel Araújo. Murillo errou passe para Róger Guedes no campo de defesa e o meia do São Paulo conduziu e pelo meio e arriscou o chute de média distância, mas o arremate saiu sem perigo por cima do gol de Cássio.

Dois minutos depois, a primeira chance de perigo do jogo. Em escanteio para o rival, Wellington Rato cobrou na cabeça de Arboleda, que subiu livre de marcação próximo da pequena área, mas não pegou bem na bola e testou para fora.

A estratégia inicial do Corinthians era de deixar o São Paulo trocando passes com mais facilidade entre os zagueiros e o volante e apertar a marcação quando a equipe adversária ultrapassava a linha de meio-campo. Entretanto, o Timão não aproveitou nenhuma tentativa de contra-ataque nos primeiros 20 minutos.

A primeira jogada trabalhada do Corinthians ocorreu aos 23 minutos. Renato Augusto achou Fábio Santos na entrada da grande área e o lateral, de primeira, acionou Róger Guedes pelo lado esquerdo da linha de fundo. O camisa 10 não perdeu tempo e logo cruzou para a grande área procurando por Yuri Alberto, mas o centroavante viu o zagueiro adversário chegar primeiro no lance e interceptar o passe na pequena área.

Depois desse lance, o São Paulo teve uma baixa importante. Calleri alegou não ter mais condições de seguir em campo e foi substituído por Ruan. Por terem características diferentes, o time de Dorival Junior mudou a organização de ataque, enquanto Luxemburgo também teve de adaptar o sistema defensivo, uma vez que o argentino tinha marcação especial dos zagueiros corinthianos por ser o homem de referência do rival.

Mesmo jogando para quase 47 mil torcedores presentes na Neo Química Arena, o Corinthians tinha uma postura mais passiva em relação ao São Paulo no primeiro tempo. A primeira finalização do Timão ocorreu somente aos 32 minutos, com Renato Augusto, que dominou na entrada da grande área e chutou de pé direito, mas o goleiro Rafael espalmou a bola para o lado. A primeira tentativa de agredir o rival animou a Fiel nas arquibancadas.

O oponente tinha mais posse de bola, mas pouco fez Cássio trabalhar no primeiro tempo. O goleiro corinthiano sujou o uniforme pela primeira vez somente aos 36 minutos, quando o rival recuperou a bola na intermediária e Luciano foi acionado pelo meio. O camisa 10 adversário chegou até a entrada da grande área do Corinthians e chutou de esquerda, mas a bola saiu fraca e o camisa 12 do Timão não teve dificuldades de agarrar a finalização.

O time do Corinthians era permissivo na marcação e muitas vezes deixava o São Paulo trocar passes próximo da entrada da grande área. Esse espaço permitiu a Pablo Maia a arriscar uma finalização de longa distância aos 41 minutos e quase surpreender Cássio, que saltou na bola, porém a viu sair pela linha de fundo.

Sem tanto perigo, o Timão respondeu com Maycon na sequência. O camisa 7 recebeu passe de Ruan Oliveira no lado direito do ataque e foi conduzindo a bola até o meio-campo, onde arriscou um chute de esquerda de média distância, mas a finalização foi rasteira e fraca para em direção ao goleiro Rafael, que agarrou com tranquilidade.

No último minuto do primeiro tempo, o Corinthians ainda teve um escanteio para cobrar - o único na primeira etapa - e buscar abrir o placar, mas não aproveitou a chance e os dois times foram para os vestiários com o 0 a 0 no marcador.

Segundo tempo

Luxemburgo não quis esperar uma resposta no segundo tempo e fez a primeira alteração ainda no intervalo: Adson entrou em campo na vaga de Ruan Oliveira. E assim como na partida contra o América-MG nas quartas de final, o Timão não demorou muito para abrir o placar na Neo Química Arena.

Adson, em sua primeira participação no jogo, recebeu bola de Renato Augusto no lado direito. O meia-atacante tentou o cruzamento, mas a bola explodiu na defesa e sobrou para Maycon na grande área. O volante girou e rolou para o camisa 8, que chutou de pé direito para balançar as redes de Rafael e explodir de emoção o estádio corinthiano aos dois minutos do segundo tempo. A finalização ainda contou com um leve desvio da defesa, que prejudicou na ação do goleiro rival.

Com a vantagem, o Corinthians obrigou o São Paulo a se armar ainda mais para o jogo. O time de Dorival Júnior reduziu mais a circulação de bola e optou por verticalizar mais os passes e explorar as jogadas pelo lado do campo.

O adversário chegou com perigo pela primeira vez aos quatro minutos. Em escanteio, Luciano recebeu na cobrança curta e levantou a bola na grande área. O cruzamento teria como destino o zagueiro Arboleda, mas o equatoriano não conseguiu completar por conta de um pequeno desvio da defesa corinthiana.

O Timão tinha mais espaço para contra-ataques. Aos sete minutos, Adson buscou o ataque em velocidade e tocou para Yuri Alberto no lado direito do ataque. O camisa 9 não tinha ângulo para finalizar, mas viu Róger Guedes livre infiltrando na grande área no lado oposto e tentou lançá-lo, mas foi bloqueado pela defesa do São Paulo.

A eficiência defensiva do Corinthians com a vantagem no placar não foi a mesma do primeiro tempo e a equipe sofreu o empate aos nove minutos, com Luciano. Ruan recebeu no meio e Gil tentou fazer o encaixe, mas viu o adversário se livrar da marcação e acionar o camisa 10 do São Paulo, que limpou a marcação de Murillo e chutou forte de esquerda na entrada da grande área. A finalização bateu na trave e o rebote foi em direção aos pés de Cássio, já no chão, que só viu a bola ultrapassar a linha e o placar da partida ficar em 1 a 1.

O primeiro terço do segundo tempo teve mais emoção que todos os 45 primeiros minutos do confronto. Entretanto, após o gol de empate do São Paulo, as equipes novamente evitaram se arriscar na partida.

Arboleda teve a chance de se redimir da finalização que não completou aos quatro minutos do segundo tempo e quase virou a partida aos 27. Após bola levantada na área em cobrança de falta, Gil afastou mal de cabeça e o zagueiro do rival chegou a tempo na linha de fundo para chutar de esquerda, mas o arremate passou apenas ao lado do gol de Cássio e acabou saindo pela lateral oposta do campo.

Entretanto, quem não desperdiçou nenhuma das chances que teve foi Renato Augusto, que anotou o segundo dele e do Corinthians no confronto aos 35 minutos. O camisa 8 recebeu belo lançamento de Murillo no campo de defesa e dominou na grande área do adversário. Ele ainda venceu a dividida com o defensor do São Paulo e viu a bola ficar limpar para chutar de bico e estufar as redes de Rafael, fazendo 2 a 1 para o Timão e dando os números finais para a partida.

Veja mais em: Copa do Brasil, Corinthians x São Paulo e Majestoso.

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a notícia: