Mano Menezes na beira do gramado da Neo Química Arena

Mano Menezes na beira do gramado da Neo Química Arena

Foto: Jhony Inácio / Meu Timão

6.1K 110

Precisa melhorar

Mano Menezes reconhece desempenho ruim do Corinthians em empate com lanterna do Brasileirão

Por Guilherme Célio, Rodrigo Vessoni e Vitor Chicarolli

O Corinthians empatou em 1 a 1 com o América Mineiro , na noite deste domingo, em duelo que aconteceu na Neo Química Arena e válido pelo Campeonato Brasileiro. O empate foi visto como frustrante, já que o rival é o lanterna da competição. Mano Menezes avaliou o resultado e o desempenho abaixo, após apresentar bom primeiro tempo diante o Fluminense, no meio de semana.

“Entendo a pergunta, ela procede, porque é a visão que o torcedor tem do futebol. Apesar de serem jogos completamente diferentes, a gente coloca tudo na mesma caixa de análise. No Rio de Janeiro encontramos um time que propõe o jogo, te da mais espaço e nesse aqui pegamos um time que na da dez metros na linha da defesa. Então muda completamente o jogo. As dificuldades que a gente teve foi por que não aproveitamos o bom início que tivemos, onde conseguimos retomar a bola na frente, criamos as primeiras oportunidades e depois nos desorganizamos como equipe taticamente", iniciou o treinador em coletiva.

"Na ânsia de querer fazer o gol, nos projetamos com jogadores que não eram pra se projetar tão na frente, tomamos cinco contra-ataques e tomamos um gol, e criamos uma dificuldade maior para um jogo que para nós já ia ser difícil. Apesar do América-MG ser o lanterna, os últimos jogos tem sido bem jogados, a gente assistiu, a gente analisa, a coisa não ia ser tão assim. Não era mais uma linha de cinco, era uma de seis", prosseguiu.

"Tive que encontrar outras maneiras, coloquei dois atacantes enfiados para tentar segurar a bola na frente, que não é a característica do Yuri Alberto, precisa de um de força, como é o Felipe. E foi assim que buscamos o gol de empate, martelou, martelou e achou esse gol no final, para amenizar o resultado do jogo, embora a gente não amenize o nosso jogo, que foi abaixo daquilo que devíamos ter apresentado”, disse.

O Corinthians começou bem a partida, pressionado o América Mineiro e criando duas boas chances de gol. Porém, o rival foi se encontrando na partida e passou a criar dificuldades para o Timão. A equipe alvinegra estava exposta defensivamente, deixando espaço para vários contra-ataques, e não conseguir furar o bloqueio do adversário.

Neste cenário, em jogada rápida, o América Mineiro abriu o placar com Benitez ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo Mano mexeu na equipe, tirando Bidu e Ruan Oliveira para as entradas de Fábio Santos e Giuliano. Porém as trocas não surtiram efeito e o Timão conseguiu empate apenas no último lance da partida.

Com as dificuldades apresentadas dentro do jogo desta noite, Mano Menezes falou sobre o sistema ofensivo e defensivo do Corinthians. Para o treinador, ambos setores dependem um do outro e apontou que a falta de organização tática está oscilando bastante e com a pressão de ter que ganhar a partida também influência.

Eu penso que as duas coisas estão interligadas. Quando você constrói bem, você está bem organizado dentro do campo, mesmo quando você perde a bola a equipe está próxima. Já vimos isso em alguns momentos, mas concordo que tem oscilado ainda. Só para deixar claro, não senti essa falta de organização que estava me referindo, só depois que sofremos o gol, penso que sofremos o gol por isso. Por que abrimos o meio-campo, ficamos longe", contou.

"Um pouco de ansiedade, de querer fazer o gol de ir para frente. Perdemos um gol cedo com essa característica de armação e na nossa cabeça pensamos que aquilo ali era o que deveríamos fazer e nos precipitamos. Não é uma falta de organização por querer fazer o certo, é por tentar encontrar soluções que não são tão trabalhadas, tão corretas. Acho que é seguir nesse caminho que vamos chegar lá”, falou.

Os jogadores alvinegros se mostraram muito nervosos dentro de campo, errando várias jogadas fáceis, como passes e cruzamentos. Para o treinador isso é reflexo do momento de pressão que o Corinthians vive na temporada e que sua função é passar tranquilidade para os atletas não deixarem isso abalar no desempenho dentro de campo.

Vestir a camisa do Corinthians, jogar no Corinthians já não é fácil. Todos sabem que é um camisa pesada. Quando se vive esses momentos de pressão maior por uma colocação melhor na tabela, isso piora um pouco. Minha missão aqui é passar tranquilidade para eles não terem queda de produção técnica. Isso na verdade é uma coisa óbvia e eles sabem que conseguem fazer", analisou.

"Por isso que tentam fazer. Mas daqui a pouco você erra, a situação do jogo se colocou para isso, o adversário atrás e a gente ter que tentar empatar e virar o jogo. Então você precipita um pouco as coisas, a tomada de decisão demora um pouquinho. Mas vamos conseguir resolver isso”, concluiu.

Com o empate, o Corinthians caiu duas posições na tabela do Campeonato Brasileiro e segue perto da zona de rebaixamento. A equipe alvinegra agora tem o Cuiabá, fora de casa, na próxima quarta-feira e precisa somar pontos para tentar subir na classificação. O duelo será realizado na Arena Pantanal, às 21h30.

Veja mais em: Mano Menezes, Corinthians x Fluminense e Campeonato Brasileiro.

Confira mais novidades do Corinthians

110 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X