Diretor marca presença em jogo do Corinthians Sub-20 após período de afastamento
2.7 mil visualizações 28 comentários Reportar erro
Por Bruno Pantarotto e Matheus Fiuza

Claudinei Alves presente na Fazendinha durante partida entre Corinthians e Atlético-GO
Matheus Fiuza / Meu Timão
Durante a partida entre Corinthians e Atlético-GO, válida pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, Claudinei Alves, diretor das categorias de base, esteve presente no camarote da diretoria no Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha). Essa foi a primeira aparição pública do diretor após o afastamento temporário para investigações no departamento.
Claudinei havia sido afastado do cargo na última sexta-feira, segundo a Gaviões da Fiel, após denúncias enviadas pelo ex-jogador e observador técnico da base, Dinei, para a principal torcida organizada do clube.
Na segunda, a direção do Corinthians se pronunciou, por meio de uma nota oficial, e disse que não foram encontradas supostas irregularidades nas categorias de base do clube. Com isso, segundo apuração do Meu Timão, Claudinei voltou a exercer o cargo novamente.
Junto de Claudinei, estavam presentes Batata (coordenador técnico), Muza (gerente geral das categorias de base), Chicão (coordenador técnico da base responsável pela transição ao profissional) e Walmir (ex-diretor adjunto da base e atual secretário-geral). Além deles, também esteve presente Lucas Surcin (analista de desempenho e filho de Marcelinho Carioca).
Conforme informado pelo Meu Timão, o Corinthians considerava realizar uma troca na liderança das categorias de base. O clube chegou a convidar Osvaldo Neto — que ocupou o cargo de diretor da base durante a gestão de Duilio Monteiro Alves e teve seu nome aprovado por Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, figura de grande influência na base alvinegra — para reassumir a função. No entanto, ele recusou o convite.
Entenda o cenário
O volume de novos atletas registrados nas categorias de base do Corinthians tem gerado incômodo entre membros da Gaviões da Fiel e parte da torcida. Desde o início da atual gestão, em 2024, já foram cadastrados 87 jogadores.
O tema foi abordado durante um encontro entre a organizada e a diretoria da base, e também levantou preocupação por parte de Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, além de despertar atenção de órgãos fiscalizadores.
Entre os pontos que causaram estranhamento estão as renovações contratuais com jogadores que ainda não estrearam oficialmente pelo clube. Um exemplo é o zagueiro Bryan Biano, que teve seu contrato ampliado e assinou seu primeiro vínculo profissional mesmo sem ter atuado — ele foi relacionado pela primeira vez apenas em 2025, no último sábado, pelo time Sub-20 no Paulistão. Situação semelhante ocorreu com Anthony Gabriel, também com 20 anos.
Vale destacar que o Corinthians foi excluído do Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) em janeiro deste ano. A medida foi tomada após uma denúncia apresentada pelo Palmeiras, que acusou o clube alvinegro de aliciar o atacante Pedro Morelli — então atleta das categorias de base do rival e atualmente parte do elenco Sub-15 do Timão.