x

Post de Fabio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Amigo, quem encomendou a pesquisa? Um instituto não faz pesquisas aleatoriamente, custa caro, alguém pagou e tem muito interesse na divulgação, tá na cara que a intenção foi aproveitar esse momento de empolgação.

em Bate-Papo da Torcida > Apontamento sobre a pesquisa Datafolha

Em resposta ao tópico:

Este não me parece o momento ideal para fazer uma pesquisa. Há uma tendência, neste momento, de que a campanha no campeonato brasileiro afete o resultado.
Busco no corpo do texto da reportagem essa reflexão:

"A vantagem do Flamengo na liderança é maior do que a margem de erro pela primeira vez desde 2012. Na pesquisa daquele ano, realizada três dias antes de o Corinthians conquistar o Mundial, foi registrado um empate numérico entre as duas maiores torcidas, com 16% para cada uma."

“Nos levantamentos subsequentes, os flamenguistas voltaram a aparecer numericamente à frente dos corintianos, mas com a vantagem no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que representava um empate técnico. Foi assim em 2014 e em 2018, com o mesmo resultado apresentado: 18% a 14%. Com os 20% a 14% de agora, a primeira posição está consolidada.”

E completa: “Neste momento, o Flamengo ocupa também a liderança do Campeonato Brasileiro e exibe a maior média de público da competição.”

Parece-nos evidente, que a campanha do Flamengo gera uma empolgação, inclusive midiática, que interfere na pesquisa.

O palco também afeta a percepção daquele torcedor mais influenciável. O Flamengo tem jogado no Maracanã para públicos de quase 70 mil pessoas e em que a festa, o espetáculo, é permitido. A questão imagética é sempre muito forte.
Já o Corinthians joga em um estádio menor, com ingressos mais caros, e com limitações que o Estado coloca em relação à produção do espetáculo nas arquibancadas.

Mas voltando ao primeiro parágrafo, entendo que a melhor época para a realização de uma pesquisa dessa natureza seja no começo do ano, quando ocorre o recesso futebolístico e os ânimos estão mais equilibrados, o que geraria um número mais próximo da realidade.

Responder ao post do Fabio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Última resposta há 21 segundos por Alex Santos

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 32 segundos por Juliano Mendes Pereira

    83respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cleison Santos

    O verdadeiro teste de fogo da seleção começa amanhã

    Última resposta há 34 segundos por Maltkvski Pietrovski

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Tão perdendo tempo atoa...

    Última resposta há 1 minuto por Testomaster da Fiel

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Dos crimes cometidos contra o clube, e dos crimes omissivos

    Última resposta há 2 minutos por Marco Apolinario da Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    O homem que não gosta do Harry Kane já está morto por dentro

    Última resposta há 7 minutos por Daniel Soares

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthian Casuals

    "América do Sul tem muitas vagas para a Copa"

    Última resposta há 9 minutos por Luidger Gomes Gonzaga

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 9 minutos por Revolta Geral

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 12 minutos por Joseph Stalislawsky

    89respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jhonny Alemão

    Pra um clube que é uma "zona"

    Última resposta há 13 minutos por TONINHO .

    4respostas

    acessar o tópico