Michel Prigol'
Eu concordo com o seu amigo.
O Corinthians tem muito potencial para fazer receitas, o que precisamos entender é o seguinte: O que o Clube vende?
O Corinthians vende sua marca, para que uma empresa a utilize para vender mais. Digamos que a Coca cola queira aumentar suas vendas através de uma campanha de marketing, se ela acredita que associar a sua marca a do Corinthians, renderá menos que o Corinthians pede para estampar a logo dela na camisa, então não será viável a empresa investir nisso, não faz sentido.
O Produto do Corinthians é sua marca, o serviço dela é ajudar as empresas a vender mais. Hoje a marca dos clubes brasileiros em geral está muito aquém do que poderiam, a causa disso é a má visão que o mercado e o consumidor tem do futebol brasileiro.
Toda a vez que um time atrasa pra voltar no segundo tempo, ou as vezes em que um jogo de 90 minutos tem só 30 de bola rolando, fazem com que menos pessoas se interessem pelo espetáculo e consequentemente consumam menos.
O problema do Corinthians não é só dele, é do mercado de futebol brasileiro. Não quero passar pano pra atual diretoria que é um suicídio administrativo, você tem simplesmente gente de partidos políticos acusados de roubar durante anos o país, além disso, temos uma casta de conselheiros que são muito mal vistos pelo mercado. Mas mesmo eles sozinhos não o problema, existem problemas estruturais que vem junto com a nossa mentalidade como povo que faz com que essas coisas aconteçam.
É preciso mudar a mentalidade da sociedade brasileira (não através de coação, ou estado), para que o cenário mercadológico mude, incluindo o de esportes.
em Bate-Papo da Torcida > Conversando com um economista cruzeirense
Em resposta ao tópico:
Boa tarde, gente!
Em diálogo com um economista conhecido meu que torce para o Cruzeiro, falávamos sobre as dívidas dos clubes brasileiros e sobre como o Cruzeiro se meteu nessa situação.
Em certo momento eu disse: 'meu medo é que o Corinthians esteja indo pelo mesmo caminho.'
De pronto ele me respondeu mais ou menos o seguinte: 'a dívida do Corinthians é assustadora mas o clube tem algo que o Cruzeiro, o São Paulo, o Botafogo, o Palmeiras e etc. Não tem: um potencial de receita altíssimo. Nenhum desses clubes consegue arrecadar o mesmo que o Corinthians pode.'
Ou seja, o que nos falta é gestão competente. O clube é muito mal administrado, a imagem é muito mal explorada em termos de marketing... Dá pena saber que dificilmente uma gestão responsável vai vencer a eleição no fim do ano.