Venha fazer parte da KTO
x

Post de Mateus no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Tópico ridículo pra passar pano para um técnico medíocre! Acho que não foi só esse jogo que você não assistiu! Não deve ter visto nenhum! Já deveria ter mostrado uma evolução, mas pelo contrário, só retrocedeu. Corinthiano de Facebook gostando do time indo mal! Já deveria ter mandado esse lixo embora faz tempo. Quem defende tem sérios problemas

em Bate-Papo da Torcida > O imediatismo não traz resultados no futebol

Em resposta ao tópico:

Infelizmente não pude assistir ao jogo de sábado, porém assisti muitos lances, comentários e li muitos tópicos aqui no fórum.

Não foi surpresa ver muitas críticas ao Tiago Nunes por um jogo que não saiu como queríamos.

O jogo, aparentemente, não foi brilhante e esteve muito aquém.

Contudo, entretanto, todavia, será que o único caminho é a troca de treinador?

Será que não estamos sendo imediatistas demais?

Há alguns bons anos atrás, um senhor chamado Adenor Leonardo Bachi, que comandava um time que vestia um manto sagrado, poderia ter sido demitido pós uma eliminação vexatória numa pré-libertadores. Muitos pediram sua cabeça, teve jogador de seleção deixando o clube, jogador ex melhor do mundo se aposentando, porém, esse treinador teve a confiança da diretoria e um ano depois seria campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes comandando o mesmo time de manto sagrado.

Para os que não o identificaram pelo nome de batismo, Adenor Leonardo Bachi é mais conhecido como Tite, e o time de manto sagrado não é novidade.

Por outro lado, conhecemos um outro time, de cor rosa, que já teve anos gloriosos em várias épocas, com treinadores renomadíssimos, como Telê Santana e Muricy Ramalho, que tiveram sequência. Porém, há mais de uma década vem de uma incessante troca de treinadores e não tem ganhado absolutamente mais nada. Técnicos de ponta, inclusive, porém sem uma diretoria que os respaldava, não os dava sequência e tranquilidade para trabalhar, uma torcida intempestiva e mimada que não aceitava ver o time em baixa.

O que quero dizer com isto tudo?

Nós já sabemos os prováveis resultados de trocas constantes de treinadores e das possibilidades de médio-longo prazo de se dar confiança a um treinador.

Tite também tinha suas substituições duvidosas, também não sacava 1 ou outro jogador que a torcida não conseguia mais aguentar ver de titular, e mesmo assim contribuiu para a década mais vencedora e os títulos mais importantes do clube.

Tiago Nunes tem alguns prós e alguns contras.

Principais prós:

- Seus primeiros jogos trouxeram esperanças, mostraram um futebol bacana

- Precisava mostrar uma mudança pós pandemia, para evitar até o rebaixamento, e só não foi campeão por o Avelar não subir de cabeça com o Luís Adriano e por alguns pênaltis ridiculamente batidos. Mostrou mudança de postura e trouxe o que precisava trazer.

- Testa os jogadores, põe pra rodar, e mesmo com o preciosismo de não tirar 1 ou outro jogador, tenta colocar sempre quem está melhor para jogar

Principais contras:

- Insiste em 1 ou outro jogador que não tem agradado

- Faz 1 ou outra substituição duvidosa

- Ainda não está com um bom padrão de jogo. (talvez ainda nem mostre padrão, mas ok)

Só um adendo sobre o começo do ano: o time se encaixou bem, porém com a lesão do Ramiro, os testes com outros jogadores não fez o time funcionar bem. Minha impressão é: alguns jogadores encaixam muito bem juntos. Por exemplo, Boselli deu espaço para o bom futebol do Ramiro, que era um bom homem surpresa. Se Janderson fizesse boas escolhas, possivelmente estaríamos muito melhor na tabela do paulista. Ok, passou. Já foi.

Nós temos 2 caminhos a seguis nestes momento:

1 - demitir o técnico e trazer outro que possivelmente demore até mais tempo que ele para encaixar o time

2 - dar confiança para o técnico apostando que este campeonato brasileiro será mais para encontrar o time e a formação ideais, e aperfeiçoar, repetir, até todos entenderem bem suas posições para o próximo ano ser um ano vitorioso.

Embora os jogadores falem que o atraso dos salários não teve nenhuma influência, não dá para eliminar a hipótese. Temos visto falhas individuais grotescas, principalmente do Cássio e dos homens de defesa. Talvez realmente o time não esteja com o preparo físico ideal.

De TODOS os times que trocaram técnicos em momentos que o time ão estava bem na história, foram pouquíssimos casos que conseguiram encaixar o time rápido. A tendência é que não consiga, ao trazer uma outra filosofia.

O Tiago Nunes substituiu o Diniz no Athletico PR, que tinha uma visão de jogo, de estratégias, relativamente parecidas. Precisou 1 ser demitido para vir outro de filosofia semelhante finalizar o resultado e colocar o time para funcionar. Podemos trazer isso sem precisar demitir o treinador.

Não podemos reclamar que PRATICAMENTE todas mexidas que pedimos, foram atendidas.

Janderson, Davó, Everaldo sumiram. Luan estava mal, saiu. Araos estava bem, entrou. Araos mal, saiu novamente. Vital bem, entrou. Vital mal saiu. Pedimos Camacho, voltou para a equipe. Pedimos Piton, voltou à equipe.

Não, eu não estou satisfeito com os último jogos. Não estou satisfeito com o último resultados. Porém, eu acredito muito em continuidade de trabalho, que já mostrou, não só no Brasil e no Corinthians, como fora do país, como o Klopp, por exemplo, que a continuidade pode trazer anos gloriosos, times gloriosos.

E também já vimos que trocas constantes de treinadores não trouxeram absolutamente nenhuma mudança nas perspectivas dos times. Os porcos, por exemplo, um elenco milionário e não conseguem trazer títulos que honrem os investimentos, e trocam até que com relativa frequência os treinadores.

É praticamente impossível chegar 1 outro treinador qualquer que faça o time encaixar muito rápido.

Compreensível que queiram o Mano de volta, teve anos gloriosos no comando. Mas o time não é o mesmo, nem o Mano é o mesmo. Ter dado certo no passado não é garantia de dar certo de novo.

Pela observação que tenho feito desde o início do brasileiro, o TN está testando alguns jogadores juntos, algumas mudanças em praticamente todo jogo, até para ele entender o que as peças tem a oferecer de melhor, e quais seriam as melhores (ou menos piores) peças a colocar num time titular.

A grande questão é: nossa torcida consegue ter paciência de entender que ele está buscando o melhor time e pode demorar mais alguns bons jogos para chegar no fino do time, ou vão cobrar mudanças imediatas que provavelmente não trarão resultados efetivos?

E fica mais uma pergunta: quantas vezes o imediatismo trouxe resultados efetivos e duradouros no futebol?

Forte abraço e vai Corinthians!

Responder ao post do Mateus

Réplicas desse post

Foto do perfil de Carlão

Carlão 794 posts

@carlos.tirelli em 07/09/2020 às 13:12

Irmão, ou tu não sabe ler, ou tem zero discernimento e bom senso. Concordo com o Lucas. Torcedor modinha, e adiciono: mimado. São Paulino de nascença que decidiu torcer pra outro time.

Foto do perfil de Lucas

Lucas 3.592 posts

@lucas.2012 em 07/09/2020 às 12:49

Comentário ridículo de torcedor modinha que acha que o clube tem que ganhar tudo. Que mandar técnico embora e ter 4 meses de salário atrasado é de boa.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Juan Sebastian veron

    Algo que o Palmeiras tem que a gente nunca vai ter preciso admitir e sinto inveja deles

    Última resposta há 2 segundos por Raphael De Oliveira

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Carlos Carlinhos

    Observem as declarações do Cássio

    Última resposta há 41 segundos por Antonio Morales

    188respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Fernando de Alvarenga Reis

    Porque Antônio quer sair do Corinthians?

    Última resposta há 44 segundos por Clayton A. Valdo

    191respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ayltom D.

    Equilibrando gratidão e renovação: o desafio da gestão esportiva

    Última resposta há 1 minuto por Wildem Oliveira

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 3 minutos por Ximú Bass

    159respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 3 minutos por JOKER 1jz

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Wolverine

    Se o António Oliveira chutasse o balde, esse seria o time contra o Fluminense!

    Última resposta há 3 minutos por Ximú Bass

    95respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rogério Oliveira

    4 meses de Augusto Melo como Presidente!

    Última resposta há 5 minutos por Rodrigo Falcão

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost

    Sabe porque a VARcada tá empilhando taças?

    Última resposta há 5 minutos por Filipe Silva Oliveira

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Mateus Tavares Neto

    Mano! Tem muito palmeirenses nesse fórum...

    Última resposta há 6 minutos por jorge junior

    6respostas

    acessar o tópico