Venha fazer parte da KTO
x

Post de tales biselli moraes no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

O mapa de calor e de passes ainda mostra uma troca de passes em U, que fica contornando a marcação do adversário mas não criando linhas de passes verticais. Troca passe até o ponta, esse volta para o lateral que vira para o zagueiro, outro lateral e ponta. Sem uma construção de jogada. Time foi muito burocrático, não vi uma passagem do Fagner para criar situações de 2 contra 1, única jogada bem trabalha foi uma triangulação pela esquerda, com Camacho, Vital e Piton que termina em finalização bem defendida do Piton.

em Análise dos jogos > Análise tática do jogo Corinthians x Atlético-GO: há explicação para...

Em resposta ao tópico:

A estreia de Sylvinho está sendo contestada por alguns motivos. Primeiro, ele colocou Gil na defesa sob uma linha de 4 e, segundo, que os ataques foram exclusivamente pelos lados. Jogamos para cima, finalizamos, mas pouco aconteceu em termos criativos. É sobre essas falhas de criação que que focarei nessa análise, e assim ficará explicado muita coisa sobre o que aconteceu realmente.

O JOGO

O Corinthians jogou num 4-3-3 alternando para um 4-2-4 em ataque e defensivamente era uma linha de 4 e outra de 5. Foi só depois dos 15 minutos é que o Corinthians fez uma marcação-pressão violenta no Atlético, graças aos meias e atacantes. Chama a atenção que Gustavo Silva invertia constantemente com Mateus Vital entre as pontas direita e esquerda, e tanto Roni quanto Ramiro revezavam para serem o homem-surpresa na área: numa dessas vezes, aos 27 minutos, Ramiro recebe um cruzamento e, de primeira, emenda no canto, para a baita defesa do goleiro. Noutra ocasião, aos 32 minutos, após um excelente ataque pelo lado, Ramiro recebe um cruzamento do Vital e não conseguiu finalizar bem, mas no rebote dado pelo goleiro, Piton emenda de primeira com perigo. Como podem notar, volantes-atacantes podem ser um trunfo de Sylvinho.

Esse mapa de calor é do primeiro tempo. Como podem ver, o ataque do Corinthians se concentrou mais pelos lados do campo ao invés de pelo meio, enquanto que o Atlético-GO procurou se defender praticamente em todos os cantos. O que é curioso, uma vez que as nossas melhores chances foram com jogadas advindas pelo meio. Um fator que poderia ajudar e muito nessas construções de jogadas seria a descida do Raul Gustavo, mas Sylvinho preferiu manter o rapaz fixo no campo defensivo.

Esse é o mapa de passes do Corinthians também do primeiro tempo, confirmando o fato de que os ataques foram muito concentrados pelos lados do campo. Piton, Fagner e Raul tocaram mais vezes e na defesa próximo ao meio-campo, porém com menos frequência para Luan, Roni ou até mesmo Gustavo Silva. 126 passes foram realizados no meio-campo e 77 no ataque: a maioria dos 77 pelas laterais.

Ao entrar Ángelo Araos e tirar Roni, foi uma substituição inteligente que Sylvinho fez porque ele, Vital e Luan revezariam posições. A questão agora era se os meias jogariam mais próximos, como era a necessidade...mas ainda assim estavam afastados.

Mais tarde entrariam Adson e Cantillo, saindo Vital e Camacho. Não tiraria os dois porque o problema não era com eles, mas sim era uma questão de posicionamento que não havia. Mas tanto Cantillo quanto Adson realmente deram qualidade nos passes, pois praticamente o time passou a ter 4 articuladores: Cantillo, Adson, Araos e Luan. Mas de pouco adiantaria, e muito menos quando Jô entrou.

QUAIS FORAM OS ERROS DO CORINTHIANS?

A falha do Corinthians foi em não explorar os ataques pelo meio com algum jogador que desequilibre ali. Camacho não teve nenhuma culpa, uma vez que ele fez exatamente o que tinha que fazer: fez o papel de transicionar a bola da defesa para o ataque. Camacho só errou muitos passes porque havia um buraco muito grande na posição onde o meia-de-criação fica, e esse buraco era facilmente preenchido pela defesa adversária para dar a opção somente de atacar pelos lados e marcando os volantes e laterais. Faltou apoio para Camacho para que pudesse atacar pelo meio...e quem poderia fazer isso? Raul Gustavo e Mateus Vital...mas a tática do Sylvinho foi em jogar com os quatro atacantes em linhas e Raul Gustavo jogou preso na defesa. Nem preciso dizer o quanto Luan e os homens-surpresa foram prejudicados com isso, uma vez que não houve a aproximação como descrito.

O 4-2-4 é um excelente esquema se ele for efetivo em ataque pelo meio tanto quanto é pelas pontas. Mas esse ataque pelo meio não houve. Isso facilitou muito para a defesa adversária, que pôde adiantar a linha de marcação e não se preocupava com os ataques nas laterais porque sabiam que o Corinthians não conseguiria obter superioridade numérica dessa forma.

CONCLUSÃO

Dos titulares, os que realmente buscaram o jogo foram Ramiro, Roni pelos lados e Gustavo Silva. Foram combativos, criaram perigos e foram bem ao ataque. Isso porque os ataques pelas laterais não conseguiram atender a necessidade de superioridade numérica. Luan também, mas que poderia ele fazer sendo que não chegou uma bola decente pra ele?

Quarta-feira temos o jogo novamente contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil. Estou tentando ser otimista e procurando achar que Sylvinho estava querendo esconder o jogo, para colocar João Victor e Bruno Méndez de volta, jogando com 3 zagueiros. Pois será justamente o jogo de quarta-feira que será mostrado quais são as reais intenções estratégicas de Sylvinho, uma vez que ele jogará num mata-mata e será forçado a dar o seu melhor.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do tales biselli moraes

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Neto Fiel

    Olha o que 'torcedor ' que se diz corinthiano escreve aqui.. Diz que o Sócrates era...

    Última resposta há 16 segundos por Jefferson Bck

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mestre do futebol

    Essa é para quem falou mal do time contra o Atlético MG

    Última resposta há 23 segundos por Sandra Lima

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guilherme Dutra

    A prova cabal de que o Fórum está repleto de torcedores adversários e de cúmplices da R&T

    Última resposta há 40 segundos por joao manoel do nascimento

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri Andrade

    Raniele e Félix Torres!

    Última resposta há 49 segundos por Lázaro Luiz Ribeiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthian Casuals

    Isso sim é profissionalismo (ERNEST & YOUNG)

    Última resposta há 50 segundos por Raphael Sales

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Eder Silva

    Lance do chutão do Fagner e uma pergunta que gostaria de saber a resposta

    Última resposta há 51 segundos por Thiago Bellini

    154respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Moreira

    Betão

    Última resposta há 1 minuto por Travis Bickle

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    Explicando a diferença (GLOBO ESPORTE 1,280 BI e DUILIO 885 Milhões)

    Última resposta há 1 minuto por Ghost Corinthiano

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jose Renato Ribeiro

    Fanfic do Fagner

    Última resposta há 1 minuto por REGINALDO GUEDES DE MEDEIROS

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Renan Custodio Romeu

    Precisamos de um novo "Roger Guedes" no ataque

    Última resposta há 2 minutos por Danilo Fornaciari

    28respostas

    acessar o tópico