Venha fazer parte da KTO
x

Post de Thiago no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

ideias muito melhores que qualquer diretor do Corinthians hoje poderia ter

em Bate-Papo da Torcida > Sugestões para lidar com o caso Danilo Avelar: agir além das notas...

Em citação ao post:

A prática racista de Danilo Avelar é sob todos os aspectos desprezível e nefasta.

Não há dúvida, pois réu confesso, de que os fatos expostos são evidentes e mais que suficientes para uma punição severa do atleta pelo clube. Os valores democráticos e populares que norteiam e dão sentido ao time do povo trabalhador, o Corinthians, em hipótese alguma devem ser associados a tais condutas criminosas e desumanas.

Na linha tênue entre a injúria racial e o racismo cabe também as instituições de Justiça, diante dos instrumentos favoráveis à promoção da igualdade racial existes no país, agir no processamento do caso.

Mas, para além do 'punitivismo' e/ou 'banimento' dos tempos atuais, imagino que o terrível episódio possa servir de lição para não ser repetido, principalmente por meio de medidas efetivas de combate a práticas racistas, preconceituosas e discriminatórias estruturadas na sociedade brasileira.

Nessa linha de raciocínio, em relação ao caso específico de Avelar, além do jogador vejo mais quatro 'sujeitos' envolvidos e que precisam dar respostas à opinião pública, o clube, os demais jogadores de futebol do Corinthians, a torcida e o 'mundo dos games'. Abaixo sugiro uma ação, para cada uma dessas partes, a fim de reparar os danos causados.

AVELAR - como gesto sincero de autocrítica se comprometer a frequentar semanalmente, cursos de formação e conscientização organizados pelo movimento negro em suas múltiplas organizações brasileiras e corintianas, durante tempo necessário de acordo com professores e palestrantes. Como o jogador em questão é ávido pelo ambiente virtual orienta-se que transmita os eventos nas redes sociais de internet, bem como faça entrevistas online com as lideranças das aulas-palestras.

CLUBE - somente multa de salário e consequente abafamento do caso é muito pouco diante do ocorrido, tal qual apenas demiti-lo não parece ser a mensagem educativa mais eficiente (ainda que se tomada tal medida, não deixa de ser legítima). Além da multa e da famosa 'geladeira' para o atleta, o clube deveria organizar um amplo projeto de promoção da igualdade racial com três linhas de atuação: (1) promoção de campanha publicitária educativa antirracista, que seja disseminada em redes sociais, na TV Corinthians, faixas durante os jogos, etc. (a ação '#RespeitaAsMinas' do clube é uma boa fonte de inspiração); (2) criação de ações afirmativas, de modo a promover maior equidade de participação de negros nas funções administrativas do clube (uma espécie de 'cota', comum para o acesso às universidades e na seleção de algumas grandes empresas); (3) organização de 'rodas de conversas' ou 'oficinas' destinadas aos membros clube, com o objetivo de debater acerca das estruturas e das dinâmicas racistas, assim como sobre temas que envolvam as profundas desigualdades fundantes do país.

JOGADORES DO CLUBE – engajarem e participarem ativamente das “rodas de conversas” ou “oficinas” do clube. Já vi alguns clubes que realizam ou realizaram esse tipo de atividade e com boa adesão dos atletas. Gastar duas horas por semana para formação cultural e política não é muito, ainda mais para pessoas que passam horas ociosas nas concentrações para jogos e treinos.

TORCIDA – Continuar com pressões e reafirmar o caráter tradicionalmente antirracista, democrático, popular do Corinthians! Aí vale desde expressar opiniões nas redes, emitir notas de repúdio, exigir respostas das partes, pedir demissão do atleta, fazer faixa, publicar manifesto, entre outras atividades. Ou seja, interagir com o caso de modo a demonstrar a completa insatisfação com a postura do atleta e denunciar a omissão de qualquer uma das partes citadas.

'MUNDO DOS GAMES' - Não é de hoje, ou com esse caso, que são vistas em ambientes de jogos virtuais práticas racistas, machistas, violentas e discriminatórias em geral (xenofobia, homofobia, preconceito em razão do lugar de moradia ou nascimento, da classe social, etc.). Pesquisas sociais e reportagens diversas já denunciaram a replicação desse tom discriminatório presente entre os 'gamers'. É preciso com que esse pessoal seja investigado e que a Justiça brasileira tome as medidas cabíveis. Aqueles participantes desse 'mundo' contrários ao racismo e às outras discriminações cabem agir para a construção de uma cultura interna mais inclusiva. Apenas o 'banimento' não é suficiente para coibir a reprodução das discriminações, preconceitos e violências nas plataformas de jogos online.

Sem querer esgotar o debate ou as medidas possíveis e ainda no calor no momento essas sugestões podem servir para, ao tentar reparar os danos reafirmar a luta antirracista do clube, promover a igualdade racial no futebol e conscientizar a sociedade da necessária abolição de práticas discriminatórias de qualquer feitio.

Vai, Corinthians! O time do povo, o clube de todos!

Responder ao post do Thiago

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Carlos Miguel foi o Destaque Sofascore de Nacional-PAR 0 a 2 Corinthians

    Última resposta há 4 segundos por Rafael Alves de Freitas

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ricardo Boni

    Corinthians está criando um monstro!

    Última resposta há 6 segundos por David Alves

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de kayke lima

    A entrevista interessante de Rodrigo Garro para uma rádio Argentina

    Última resposta há 7 segundos por Alexandre S

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de WELLINGTON RODRIGO NUNES

    Quem não está torcendo por isso não é Corinthians...

    Última resposta há 13 segundos por MILK SHEIK

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Victório Rafael

    Domingo

    Última resposta há 16 segundos por Jackson Bruno de Amorim Araújo

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Pojar

    Carlos Miguel e sua reposição de bola

    Última resposta há 20 segundos por Daniel Maya

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Márcia Caetano

    Flamengo tem um elenco melhor que o nosso

    Última resposta há 26 segundos por Irene Rodrigues de Oliveira

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruce Wayne

    TORCEDORES insuportável, criticando o treinador!

    Última resposta há 27 segundos por WASHINGTON LIMA COUTO

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Loro José

    Sábado é guerra

    Última resposta há 30 segundos por MILK SHEIK

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Torcedor Corinthiano

    Espero que nenhum europeu esteja vendo Carlos Miguel jogar

    Criado em 15 minutos por Torcedor Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico