x

Post de FORA no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Camisa 10 de verdade são escassos, como os 9, então cabe ao técnico usar o que tem da melhor forma possível, muitos times ganham sem esse jogadores dito 'clássicos' e o Falcão entende tanto de futebol moderno que é técnico hoje e deu certo na carreira. Ser grande jogador não credencia ninguém a ser técnico, Sylvinho foi mal aqui, Falcão não deu certo em lugar algum e vários grandes técnicos se viram sem jogadores escassos no mercado, o Abel Ferreira ganhou 2 Libertadores sem um 9, faltou no mundial? Faltou, mas isso não significa que não dê pra ganhar e ser competitivo sem. Jogar pra trás é recuar a bola pra trás, mas à partir do momento que você fecha os espaços do adversário e tem o contra-ataque desenhado, chama-se jogo vertical, é sobre efetividade e o que era bonito nos anos 80 já não se aplica hoje, numa realidade de um futebol muito mais físico e de menores espaços.

em Análise dos jogos > Quando os 8 cansam, viram 10?

Em resposta ao tópico:

Imagino que a esta altura muitos aqui já tenham visto o vídeo com Tite no Youtube do Coache's Voice, em que ele fala sobre as vitórias do Corinthians contra o Chelsea e da Seleção contra o Peru.

Caso alguém não tenha visto, estão aqui:

De uma hora pra outra, vemos mais uma onda de comentários sobre obviedades do campo tático do futebol por conta da fração bem pequena que Tite soltou nestes recortes, pois geralmente o site oferece mais do que vimos nos vídeos.

Trazendo para nossa realidade deste elenco, faço a pergunta do título desta postagem, pois me preocupa muito o desequilíbrio na montagem do grupo e de como se fixou a obsessão pelo 9 famoso, deixando de lado carências muito importantes e problemas mais graves.

Desde o final da temporada de 2017, última vez em que nos sentimos menos estressados ao assistir o Corinthians, vemos no time a irritação descrita super bem por Falcão aqui neste trecho:

Para o caso de não clicarem no link, é basicamente sobre o excesso de toques laterais e recuos para zagueiros quando os jogadores de meio não tem segurança ou técnica para saber jogar.

Quando aconteceram as contratações de Giuliano e Renato, pensei: bom, agora temos cérebro e técnica no meio e na saída do nosso jogo. Veio Guedes e depois Willian, e pensei: agora começa a complicar, porque são dois caras de lado em um elenco que só tem Jô como atacante central. Com a chegada de Paulinho ficou tudo escancarado. Definitivamente o clube contratou muito mais em função das oportunidades do que com o pensamento de montagem de um grupo equilibrado. Por que digo isso? Porque Renato até começou como 10 no VARmengo há muito tempo, mas tão logo chegou na Alemanha passou a jogar pelo lado e posteriormente mais pelo meio, mas não na função do 10 e sim na do 8. Quando muito, Renato era um 8,5, se cabe a liberdade criativa no termo. Com Giuliano a mesma coisa. Paulinho também. São três camisas 8 que vieram de praças menores (Giuliano da Turquia, Paulinho da Arábia Saudita e Renato da China), onde geralmente os camisas 8 muito talentosos acabam jogando mais à frente por conta do nível técnico inferior das competições.

O problema do nosso time começa quando após a festa com os nomes, nos damos conta de de dois pontos inegáveis: 1- não são os mesmos de 8,10 anos. E 2- em que nível está o restante do elenco? Os caras que certamente irão substituir muitas vezes os principais nomes justamente pela questão da idade implícita no ponto 1, entendem?

É possível jogar sem um camisa 10 natural? Sem um 9 sabemos que é, pois conquistamos títulos importantes sem um. Mas sem um 10? Nunca...

Para segunda pergunta, a respeito do restante do grupo, deixo aqui em destaque um trecho antigo com Telê Santana em que ele comenta sobre algo muito simples, por diversas vezes esquecido em meio a este monte de blefes que nos atordoa nas resenhas esportivas da TV, lotadas de pseudoespecialistas do aspecto tático do esporte.

E eu espero que Vítor e seus auxiliares consigam prover os nossos jogadores com o aspecto técnico que necessitam, apesar de Vitor nunca ter sido um grande jogador (passou MUITO longe disso). Pois embora acredite que o problema mais crônico é anímico, tem ali uma carência técnica gritante.


Responder ao post do FORA

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Fernando 13.560 posts

@fernando.zemetek1 em 08/03/2022 às 16:45

O último 10 d verdade que tivemos foi o Douglas Barril.

Bruno César chegou bem mas jogou pouco

Foto do perfil de Fábio

Fábio 12.209 posts

@fabiomcbaltz em 08/03/2022 às 13:04

Não discordo totalmente, mas me permita lembrar que o melhor jogador do Mundo há algum tempo é justamente um 10. Rsrsrs

As Libertadores vencidas pelas peppas são as edições mais fracas que vi na minha vida, e isso diz muito sobre todo esse nosso papo.

O futebol atual é mais físico, mas quando Seedorf veio ao Brasil, mesmo já com alguma idade, deitou e rolou. E Seedorf sequer era um 10 desses diferenciados ou históricos.

Temos escassez de camisas 10 por covardia dos treinadores e não porque o talento sumiu. O talento vem sendo ameaçado e inibido pelo imediatismo de cartolas e consequente covardia dos treinadores (principalmente na base) ou anestesiado pela grana cada vez mais fácil que os caras ganham. Basta ver o caso de jogadores como Leo Natel ou J. Cafu e o salário que conseguiram sem nunca ter feito nada que justificasse.

Se Falcão não entende de futebol, quem entende? Tu? Rsrsrs

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Ikaro

    Time interessado em André Ramalho!

    Última resposta há 33 segundos por ROSANA RSN

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Vitor de Souza

    Juafer quintero Corinthians tem que ir atrás dele..

    Última resposta há 56 segundos por Esd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Chato do Forum

    Neto sobre Lucas Paquetá

    Última resposta há 3 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Tá muito claro que essa copa tá manipulada pra Argentina ganhar

    Criado há 15 minutos por Canoa furada

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ruy pereira de oliveira

    Safiel

    Última resposta há 3 minutos por Alan Bastos

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de John Titor

    ENQUETE: Você já viu o Brasil ser campeão do mundo?

    Última resposta há 3 minutos por Kevin H. Akaboci

    93votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Antonio Nunes

    Problema da Seleção Brasileira também é para o Corinthians!

    Última resposta há 4 minutos por Antonio Oliveira

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Robson Silva

    Andrés máfia Sanchez, Duilio tadala monteiro, Roberto barriga da nova, Augusto melado

    Última resposta há 5 minutos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Botafogo fez manobra e se livrou dos transfer ban sem pagar 1 centavo

    Última resposta há 5 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Fantim

    2030 e CR7 já disse Simmmmmm

    Última resposta há 6 minutos por Fernando Fantim

    4respostas

    acessar o tópico