x

Post de thiago no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Mesmo jogando de volante ele jogava na posição da qual sabe jogar ligando o meio campo com o ataque chegando mais próximo da área adversaria, pra isso não precisa de estatistica basta ver os jogos, já no Corinthians ele joga fazendo a ligação defesa meio campo ou seja jogando muito mais dentro da nossa própria área do que da área adversaria ou seja de que adianta um jogador com o passe vertical como ele pra ficar dando saída de jogo a defesa e colocar o Ralf pra jogar do meio pra frente?

em Análise dos jogos > Elias era meia no Flamengo?

Em resposta ao tópico:

Decidi criar esse tópico por vi muita gente falando besteira por aí, pelo menos da época em que o Elias era do Flamengo, como por exemplo, falar que lá ele era meia, e que só por isso estava arrebentando. A verdade é que ele no brasileirão só jogou 4 jogos como meia, sendo dois muito bons e 2 ruins. Todos os outros jogos dele no brasileirão foram como 2o volante ou como 3o volante (ou 3o homem de meio de campo, como quiserem).

Os dados são do site whoscored.com, um site muito respeitado de estatísticas. Eles analisam os dados e dão notas individuais pra cada jogador, porém essas notas não são dadas por algum jornalista que ache que o jogador mereceu aquela nota, a nota é dada de acordo com o que o jogador faz em campo, quantos passes acerta e erra, quantas roubadas ou perdidas de bola, quantos gols, assistências, cartões, dribles, chutes a gol, erro que resultou em gol adversário, enfim.

O Elias no Flamengo jogou 29 jogos no brasileirão de 2013, sendo 21 deles como 2o volante, 4 deles como 3o volante e 4 como meia.

Ele como 2o volante teve uma média de aproximadamente 7,1. Segue a lista dos jogos e o link, pra que vocês mesmos possam clicar e ver no próprio site:

Santos 0 x 0 Flamengo - 7.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706423/Live

Flamengo 0 x 2 Ponte Preta - 6.7 - http://www.whoscored.com/Matches/706425/Live

Atlético PR 2 x 2 Flamengo - 6.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706439/Live

Criciúma 0 x 3 Flamengo - 8.1 - http://www.whoscored.com/Matches/706453/Live

Flamengo 2 x 2 Coritiba - 6.8 - http://www.whoscored.com/Matches/706458/Live

Vasco 0 x 1 Flamengo - 7.7 -http://www.whoscored.com/Matches/706465/Live

Internacional 1 x 0 Flamengo - 6.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706478/Live

Flamengo 1 x 1 Botafogo - 8.1 - http://www.whoscored.com/Matches/706484/Live

Bahia 3 x 0 Flamengo - 6.3 - http://www.whoscored.com/Matches/706493/Live

Fluminense 2 x 3 Flamengo - 7.4 - http://www.whoscored.com/Matches/706517/Live

Goiás 1 x 1 Flamengo - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706527/Live

Flamengo 0 x 0 São Paulo - 7.1 - http://www.whoscored.com/Matches/706532/Live

Corinthians 4 x 0 Flamengo - 6.3 - http://www.whoscored.com/Matches/706551/Live

Flamengo 2 x 1 Santos - 7.0 - http://www.whoscored.com/Matches/706574/Live

Flamengo 2 x 4 Altético PR - 6.9 - http://www.whoscored.com/Matches/706590/Live

Flamengo 0 x 0 Náutico - 7.0 - http://www.whoscored.com/Matches/706603/Live

Coritiba 0 x 2 Flamengo - 7.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706621/Live

Flamengo 1 x 1 Vasco - 6.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706623/Live

Flamengo 1 x 2 Botafogo - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706640/Live

Flamengo 2 x 1 Bahia - 7.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706649/Live

Flamengo 1 x 0 Corinthians - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706704/Live

Já como 3o volante (ou 3o homem de meio de campo), ele jogou 4 jogos, com média de aproximadamente 6,8.

Flamengo 0 x 1 Náutico - 6.4 - http://www.whoscored.com/Matches/706441/Live

Flamengo 2 x 1 Vitória - 7.7 - http://www.whoscored.com/Matches/706743/Live

Flamengo 2 x 1 Internacional - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706632/Live

São Paulo 2 x 0 Flamengo - 6.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706689/Live

E como meia, jogou 4 jogos, com média de aproximadamente 7,3. Um pouco acima dos 7,1 como 2o volante, mas vale lembrar que ele fez 21 partidas naquela posição e só 4 como meia.

Flamengo 3 x 0 Atlético MG - 8.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706501/Live

Cruzeiro 1 x 0 Flamengo - 6.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706570/Live

Flamengo 4 x 1 Criciúma - 8.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706608/Live

Portuguesa 0 x 0 Flamengo - 6.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706671/Live

Portanto, vocês podem ver que no brasileirão a posição mais regular dele foi, de longe como 2o volante, e não como meia. Infelizmente esse site que eu peguei os dados não cobre a Copa do Brasil, caso contrário também traria os dados pra vocês. Mas só pelo brasileirão já dá pra ter uma ideia, até porque o Elias jogou bem 2013 inteiro, não foi só em um ou dois jogos que ouvimos falar dele fazendo gols, dando assistências e sendo peça chave do time rubro-negro.

Responder ao post do thiago

Réplicas desse post

Foto do perfil de Gustavo

Gustavo 11.007 posts

@gustavo.reboucas em 01/10/2014 às 12:30

Pra mim ele continua jogando da mesma forma que jogava no Flamengo. Só você ver o jogo contra o Palmeiras, por exemplo, que ele deu duas assistências, tabelou, e só não fez chover.

Só que ele caiu de rendimento. Eu não sei se é falta de vontade, de condicionamento físico, mas a verdade é que parece que ele tá com medo de atacar. Eu olhei o mapa de calor, que diz por onde o jogador mais passa, em relação ao jogo contra o Atlético PR, e o lugar onde ele mais ficou, foi parado no centro do campo.

Não acho que o Ralf esteja posicionado na frente. Na verdade, desde a época do Paulinho ele sempre se arriscou no ataque aqui ou ali. Só que como o Elias tá com essa espécie de medo de atacar, acabamos só vendo o Ralf atacando e dá essa falsa impressão de que o Elias é primeiro volante e o Ralf segundo.

O próprio Mano já sabe que o Ralf tem menos recursos que o Elias, esse foi inclusive o motivo que ele alegou ao não convocar o Ralf pra seleção. Portanto, ele nunca iria colocar o Ralf pra fazer essa função.

E se você ver o jogo contra o São Paulo, onde o Elias não jogou, vai ver que o Ralf ficou mais na contenção, porque quem subia era o Bruno. Aí não tinha necessidade do nosso pitbull atacar, que é o que acontece quando o Elias tá em campo.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Canal do Mill

    LDU / Felix Torres

    Última resposta há 2 segundos por Zuin João

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ghost Corinthiano

    15 conselheiros entraram com o pedido de impeachment contra Armando Mendonça

    Última resposta há 5 segundos por Vitor Silva

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gabriel Almeida Bastos

    Memphis espalhando a palavra do todo poderoso Timão por onde passa

    Última resposta há 10 segundos por André Santos

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Fantim

    CEO da Indigo

    Última resposta há 11 segundos por renato silva leite

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de marselo

    Se libertem de BETs

    Última resposta há 44 segundos por NERY

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Renan Borba

    Aeroramalho

    Última resposta há 56 segundos por André Santos

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de +1 no Bando

    Talvez eu queime a língua, mas...

    Criado há 2 minutos por +1 no Bando

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marc Celacanto

    Quem mais deve sofrer uma expulsão do clube

    Última resposta há 4 minutos por André Santos

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gustavo Henrique

    Mais um “contratado” pelo Memphis?

    Última resposta há 5 minutos por Vitor Silva

    62respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    SAFIEL já

    Criado há 3 horas por Corinthiano feliz da Silva

    0respostas

    acessar o tópico