x

Post de bmx the dogbody tv no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Chegando aos 300 mi

Está bom d +

em Bate-Papo da Torcida > Explicando a dívida da Arena e os juros atuais (tópico longo)

Em resposta ao tópico:

Segundo o GE (link no fim do post) o contrato da Arena Corinthians possui como correção de juros uma taxa de 100% CDI + 2% ao ano.

O que é o CDI?

Sabe a famosa taxa Selic (taxa básica de juros) que toda hora sai na mídia sobre subir ou descer para conter inflação? Pois então, ela é o 'prêmio' que o governo te paga pra você emprestar dinheiro pra ele (tesouro direto). Como isso funciona?

Hoje a selic está em 11.25%

Isso significa que se eu emprestar dinheiro para governo, no final do ano, ele me paga o que eu emprestei + 11.25% (isso em resumo pq a taxa sempre está variando). Quanto mais arriscado fica emprestar dinheiro para o governo, mais ele tem que 'recompensar' para atrair novos investidores. Afinal, porque eu emprestaria dinheiro para o governo Brasileiro se outros países mais seguros oferecem o mesmo 'prêmio'?

E o CDI?

O CDI é a mesma coisa só que para instituições PRIVADAS. Historicamente ela fica 0.10% abaixo da selic (hoje o CDI estaria em 11.15% p.ex).

Dito isso, em uma conta bem simplificada, o Corinthians atualmente paga 11.15 + 2% = 13.15% de Juros ao ano. Aproximadamente 1.07% ao mês.

Considerando uma divida de 710 milhões daria aprox 7 milhões e meio SOMENTE de juros mensal na atualidade. Isso significa que se o Corinthians pagar esse valor mensalmente, a dívida se mantém em 710 milhões. No ano, pagamos aprox 93 milhões somente de JUROS (sem descer 1 real da divida). Dito isso, se pagarmos 94 milhões, no balanço final, a dívida teria diminuído 1 milhão e cairia para 709 milhões (emputecendo a maioria)

Pra vocês terem ideia, 2023, o Corinthians bateu aprox 90 milhões de renda bruta c/ o estádio. Em um cenário otimista c/ 20% de custo por jogo, isso daria aprox 70milhoes líquido. Isso não paga nem os juros do financiamento no ano e ainda faltariam 20 milhões (subiria a dívida). Uma forma de tentar fazer o estádio se pagar na atual situação dos juros é aumentar a arrecadação do próprio estádio (NFL, aluguel para outros times, shows etc.).

Vale ressaltar que estamos num ciclo de selic alta (muito alta por sinal). Já tivemos aberrações no período com a selic a 3% (isso daria 21 milhões de juros ao ano).

Dito isso, o buraco é bem embaixo e dá pra entender o tamanho da importância e o valor histórico que essa vaquinha terá. O efeito de amortizar (quem já financiou casa sabe) é disparado a melhor forma de quitar uma dívida. Se a fiel arrecadar 170 milhões e abater da dívida total sobrariam 540 milhões que gerariam aprox 70 milhões de juros anuais (rquivalente a renda do estádio anual menos os custos) e aí sim, a arena começaria a se pagar.

#VaiCorinthians

Fontes

https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2024/03/16/divida-do-corinthians-com-a-caixa-bate-r-706-milhoes-veja-quanto-o-clube-preve-pagar-em-2024.ghtml Dívida do Corinthians com a Caixa bate R$ 706 milhões; veja quanto o clube prevê pagar em 2024 |... Dívida do Corinthians com a Caixa bate R$ 706 milhões; veja quanto o clube prevê pagar em 2024 |... Timão arca apenas com juros do financiamento da Arena e começará a quitar principal só no ano que vem ge.globo.com

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/493155/corinthians-chega-a-quase-r-90-milhoes-de-bilheteria-e-ultrapassa-arrecadacao-de-2023-na-arena Corinthians chega a quase R$ 90 milhões de bilheteria e ultrapassa arrecadação de 2023 na Arena Corinthians chega a quase R$ 90 milhões de bilheteria e ultrapassa arrecadação de 2023 na Arena O Corinthians ultrapassou a arrecadação de 2023 ao superar a marca de R$ 89,5 milhões em bilheteria em jogos na Neo Química Arena em 2024. meutimao.com.br meutimao.com.br

Responder ao post do bmx the dogbody tv

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 41 segundos por Juliane Bauer

    40respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 1 minuto por Elcio batista de oliveira

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    A seleção da Premier League empatou com Gana

    Criado há 1 minuto por Corneta .

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Augusto

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Gana vs Inglaterra

    Última resposta há 1 minuto por Raphael Braga Salvioli

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 4 minutos por Walter Ferreira

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Cortes

    A cazé TV faz essa copa parecer um amistoso

    Última resposta há 6 minutos por Raphael Braga Salvioli

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 6 minutos por Fabio Jun Sakamoto

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Adversários do Brasil no Mata-Mata

    Última resposta há 7 minutos por jorge cesar zuardi sae

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Anthony gordon e uma farsa

    Última resposta há 8 minutos por José Osvaldo Rodrigues

    8respostas

    acessar o tópico