x

Post de FC no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

A decisão da diretoria do Corinthians em demitir Ramón Díaz e contratar Dorival Júnior representa, até o momento, uma das piores escolhas da temporada. Sob o comando de Dorival, o Corinthians vem apresentando atuações tecnicamente pobres, com jogos visualmente desagradáveis e um estilo excessivamente defensivo. À exceção da partida contra o Internacional, os demais confrontos foram marcados por vitórias magras, sofridas e sem qualquer brilho tático ou ofensivo. O padrão tem sido o mesmo: marca-se um gol e, em seguida, instala-se uma retranca.

É importante destacar que, independentemente de se gostar ou não do treinador, há indícios de que Dorival sequer tinha interesse real em assumir o clube. Inicialmente, a proposta apresentada por sua equipe era de R$ 1,5 milhão por mês. Pouco tempo depois, surgiram notícias de que seu filho — torcedor declarado do São Paulo — era contrário à sua vinda para o Corinthians. Coincidentemente, a pedida salarial foi reajustada para R$ 3 milhões mensais. Embora o clube não tenha aceitado esse valor integral, há rumores de que o salário final ficou entre R$ 2 e R$ 2,5 milhões mensais — um valor muito acima da proposta inicial.

Diante disso, cabe questionar: se o objetivo era demitir Ramón Díaz, por que não buscar um treinador de nível superior? Dorival Júnior, embora tenha passagens por grandes clubes, historicamente apresenta um aproveitamento mediano. Seus trabalhos são, em geral, pautados por resultados imediatos, mas sem consistência ou desempenho convincente — fator que, inclusive, contribuiu para sua saída do Flamengo.

No comando da Seleção Brasileira, Dorival também não foi capaz de resolver os problemas da equipe, mesmo contando com um elenco tecnicamente muito superior ao do Corinthians. Portanto, era razoável esperar que ele solucionaria as deficiências corintianas?

A escolha torna-se ainda mais questionável considerando que havia opções mais qualificadas disponíveis no mercado, como o técnico Luís Castro, ex-Botafogo. Embora alguns apontem que Luís Castro não conquistou títulos na Arábia Saudita, é fundamental contextualizar: à frente do Al-Nassr, enfrentava Jorge Jesus, técnico mais experiente e com elenco superior. Mesmo assim, Luís Castro obteve um aproveitamento superior a 70% e encerrou sua passagem com uma campanha projetada para 82 pontos em pontos corridos — desempenho altamente respeitável.

Além dos números, o Al-Nassr sob seu comando apresentava um futebol convincente e competitivo. Desde sua saída, o clube não só deixou de conquistar títulos como também perdeu o protagonismo nas competições locais. Em contrapartida, o Corinthians de Dorival, apesar de contar com um elenco superior ao do técnico anterior, Antônio Oliveira, não vence com autoridade, não convence e joga de forma até inferior.

Portanto, considerando o custo elevado da contratação, o retrospecto do treinador e a qualidade das opções disponíveis no mercado, a decisão da diretoria corintiana revela-se precipitada e mal planejada. Resta à torcida apenas esperar que os resultados melhorem — ainda que, até aqui, não haja indícios concretos para tal otimismo.

em Bate-Papo da Torcida > Dorival no Corinthians: Erro caro e sem resultado

Responder ao post do FC

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 35 segundos por Sandro

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Torcendo pra não ter coletiva da nova patrocinadora

    Última resposta há 1 minuto por Leandro Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Christian Cintra

    É mentira que a SAFiel é "SAF sem grana"

    Última resposta há 2 minutos por Headbanger Fiel

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Soares

    Volante ryan no sport

    Criado há 3 minutos por Marcelo Soares

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Qual a diferença entre Fatal model e fatal fans?

    Última resposta há 4 minutos por Walter White

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Fatal Model poderia trazer um reforço de peso

    Última resposta há 5 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fred o mito não será censurado

    Possível uniforme 3 do Corinthians para 2028 em homenagem a comunidade lgbt

    Última resposta há 5 minutos por

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Stewie Chinês

    Essa África do Sul daria certinho no Brasileirão

    Última resposta há 5 minutos por Dounpe x

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MEmphys Zera

    O Augusto era ruim, mas o restante, nossa senhora...

    Criado há 11 minutos por MEmphys Zera

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Olha o que veio da repescagem europeia para essa Copa...

    Última resposta há 6 minutos por Luan Rodrigues

    10respostas

    acessar o tópico