x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O clube tá praticamente insolvente, cheio de adiantamentos de verbas que não estarão disponíveis no futuro, não conseguindo honrar acordos (pegando empréstimo para pagar salário, sem honrar prêmioscom feminino e masculino), cheio de processos pesados que estão próximos de serem executados, vendendo almoço para pagar a janta...

Desde quando 2.5 BILHÕES virou dívida pagável, para quem não consegue pagar salários?

Esquecem que no parque São Jorge ninguém é confiável!

Mesmo que tenha 1 único, os conselheiros, os vitalícios, não deixaram o cara em paz, se não fizer o que eles quiserem...

Cada um vive da narrativa que quer! Recomendo ler Alice no país das maravilhas. Tem bastante fantasia também!

em Bate-Papo da Torcida > Aos que dizem que o Corinthians faliu

Em resposta ao tópico:

Claramente dívida do Corinthians não é impagável, e consequentemente, o clube não faliu.

Chego a essa conclusão de forma simples. Vamos supor que ela esteja em quase 3 bilhões, até onde sabemos o Corinthians arrecada cerca de 1 bilhão por ano.

Fazendo uma analogia com a vida comum (conta de padeiro, sem considerar taxas e juros), é como se uma pessoa que ganha 1 milhão por ano comprasse um apartamento de 3 milhões, parcelado em 10 anos. Essa dívida seria impagável? Obviamente não. O parcelamento faria parte da rotina dela por 120 meses, mas seria plenamente administrável, pois representaria uma parte da renda, mas não a ponto de impossibilitar o pagamento dos outros custos de vida e ainda investir ou fazer reservas. Bastaria administrar os recursos de forma que fosse possível pagar a dívida sem comprometer os demais compromissos.

O problema é que, atualmente, o Corinthians, em vez de equacionar a dívida, só a aumenta. É como se essa pessoa do exemplo, depois de comprar o apartamento, adquirisse também um Porsche de 1 milhão para usar nos fins de semana, uma Land Rover Velar de 700 mil para o dia a dia, saísse para jantar todos os dias no Fasano e continuasse gastando sem controle, ou seja, além de aumentar a dívida, ainda cria mais custos recorrentes que elevam o custo de vida. E isso torna complicado administrar as finanças.

Em melhores palavras, a dívida só se torna impagável quando não é paga e ainda cresce. No momento em que alguém, minimamente sério assumir o clube, focar em profissionalizar a gestão, com um período de austeridade, montando elencos focados em custo e benefício, principalmente direcionando recursos para equacionar as dívidas, em poucos anos o clube conseguirá voltar a ter condições de investir e estar na elite novamente.

A questão é: a torcida aceitaria ficar de 5 a 10 anos sem contratar jogadores caros para que as contas fossem colocadas em dia?

Responder ao post do Daniel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Giro Kataguire

    Grave, Falência pode ocorrer, se as ratazanas defender o ego!

    Última resposta há 9 segundos por Enotsega alves

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    A França é muito favorita nessa copa

    Última resposta há 9 segundos por Fernando Oliveira

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de snackbottle bottle

    Jogao hoje não percam

    Última resposta há 27 segundos por Corinthiano Desanimado

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Preferia a Suécia mas vamos de Japão mesmo

    Última resposta há 32 segundos por Fernando Oliveira

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ROGERIO CAMPOS DE OLIVEIRA

    Essa França de 26...

    Última resposta há 47 segundos por Edson Zambrin

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silva Aparecido

    Com resultados de hoje Noruega

    Última resposta há 51 segundos por Kimbo Badd

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de San George

    Retratação do Blog do Paulinho com o Caca Catalao

    Última resposta há 57 segundos por Luan Rodrigues

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Memphis dono da saf Corinthians? !

    Última resposta há 1 minuto por Baltazar Oswaldo Silva

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luque WF5

    Com todo respeito mas eu estou do lado do Iker Casillas

    Última resposta há 1 minuto por Edson Zambrin

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 2 minutos por Baltazar Oswaldo Silva

    30respostas

    acessar o tópico