x

Post de Gustavo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Entendendo melhor a cláusula no contrato com a Caixa que ‘impede’ o Corinthians de se tornar SAF.

Adianto que: (i) o texto será longo; (ii) vá para o final caso fique com preguiça de ler tudo; e (iii) não vou entrar no mérito de ser ou não um contrato lesivo ao clube.

Breve Introdução

O arquivo divulgado se refere ao Quarto Aditamento, ou seja, o quarto acordo entre as partes (basicamente Corinthians e Caixa) para modificar e/ou inserir cláusulas do(no) contrato original para reestruturação da dívida, garantias e pagamento.

O ADITAMENTO possui condições denominadas de SUSPENSIVAS e RESOLUTIVAS.

As suspensivas, basicamente, enquanto não atendidas impedem o aditamento de produzir seus efeitos.

As resolutivas, por sua vez, uma vez verificadas extinguem o acordo (contrato).

Interpretando o Quarto Aditamento com base nesses conceitos básicos

A controversa clausula que, em tese, impede o Corinthians de se tornar SAF encontra-se disposta nas condições resolutivas do aditamento.

Veja: condições resolutivas do aditamento e não do contrato propriamente dito , ou seja, se ocorrer a situação descrita na cláusula o que será resolvido é o aditamento e não o contrato entre Corinthians e Caixa.

Como consequência, o contrato volta a viger nos termos anteriores:

Essa constatação é importante para a conclusão que será proposta.

Da leitura da Cláusula 4.1 e seu respectivo Item II: o QUARTO ADITAMENTO será automaticamente resolvido (extinto) se o clube se tornar SAF ANTES da implementação do Quarto Aditamento.

E o que seria a ‘implementação’ do aditamento?

Justamente as mencionadas CONDIÇÕES SUSPENSIVAS, que deveriam ter sido implementadas até 30 de outubro de 2022.

Assim, a eficácia (a produção de efeitos) do Quarto Aditamento está condicionada ao atendimento das condições especificadas nos Itens da Cláusula 1.1.

De modo geral: constatadas essas condições, considera-se implementado o Quarto Aditamento e iniciada a produção de todos os seus efeitos, isto é, os termos de reestruturação da dívida.

Conclusão

1) Não basta a criação de uma SAF. Isso necessariamente deveria ter ocorrido ANTES da implementação das condições suspensivas, cujo prazo se encerrou em 30 de outubro de 2022;

2) Não há impedimento para a criação de uma SAF, que caso tivesse ocorrido até 30 de outubro de 2022, teria como única consequência a extinção do Quarto Aditamento e o restabelecimento dos termos e condições de pagamento e garantia anteriores.

em Bate-Papo da Torcida > A Caixa impede o Corinthians de se tornar SAF?

Responder ao post do Gustavo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 41 segundos por Tone Martone

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    #Respeita as Primas, que vergonha!

    Última resposta há 2 minutos por Jorge Perna

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 2 minutos por Dr Consulta

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Patrocínio da fatal é nível que estamos hoje

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    ENQUETE: Sejam sinceros na resposta

    Última resposta há 3 minutos por Jorge Perna

    15votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Jhon árias

    Última resposta há 3 minutos por Edge Rated Superstar

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Dia 329 e 330 suplicando por misericórdia para o Corinthians

    Criado há 3 minutos por Lucas de Souza Portella

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jonathan Natan

    Já fechei meu pacote fatal model urrulll multirão bora galera

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gabriel Almeida Brito

    "Usem o punho pelo Corinthians" kkkkkkkkkkkkkkk

    Criado há 4 minutos por Gabriel Almeida Brito

    0respostas

    acessar o tópico