x
Fórum do Corinthians

A Caixa impede o Corinthians de se tornar SAF?

Foto do perfil de Gustavo

Ranking: 9.541º

Gustavo 230 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/01/2026 às 20:46
Por Gustavo Martins (@gustavo.martins31)

Entendendo melhor a cláusula no contrato com a Caixa que ‘impede’ o Corinthians de se tornar SAF.

Adianto que: (i) o texto será longo; (ii) vá para o final caso fique com preguiça de ler tudo; e (iii) não vou entrar no mérito de ser ou não um contrato lesivo ao clube.

Breve Introdução

O arquivo divulgado se refere ao Quarto Aditamento, ou seja, o quarto acordo entre as partes (basicamente Corinthians e Caixa) para modificar e/ou inserir cláusulas do(no) contrato original para reestruturação da dívida, garantias e pagamento.

O ADITAMENTO possui condições denominadas de SUSPENSIVAS e RESOLUTIVAS.

As suspensivas, basicamente, enquanto não atendidas impedem o aditamento de produzir seus efeitos.

As resolutivas, por sua vez, uma vez verificadas extinguem o acordo (contrato).

Interpretando o Quarto Aditamento com base nesses conceitos básicos

A controversa clausula que, em tese, impede o Corinthians de se tornar SAF encontra-se disposta nas condições resolutivas do aditamento.

Veja: condições resolutivas do aditamento e não do contrato propriamente dito , ou seja, se ocorrer a situação descrita na cláusula o que será resolvido é o aditamento e não o contrato entre Corinthians e Caixa.

Como consequência, o contrato volta a viger nos termos anteriores:

Essa constatação é importante para a conclusão que será proposta.

Da leitura da Cláusula 4.1 e seu respectivo Item II: o QUARTO ADITAMENTO será automaticamente resolvido (extinto) se o clube se tornar SAF ANTES da implementação do Quarto Aditamento.

E o que seria a ‘implementação’ do aditamento?

Justamente as mencionadas CONDIÇÕES SUSPENSIVAS, que deveriam ter sido implementadas até 30 de outubro de 2022.

Assim, a eficácia (a produção de efeitos) do Quarto Aditamento está condicionada ao atendimento das condições especificadas nos Itens da Cláusula 1.1.

De modo geral: constatadas essas condições, considera-se implementado o Quarto Aditamento e iniciada a produção de todos os seus efeitos, isto é, os termos de reestruturação da dívida.

Conclusão

1) Não basta a criação de uma SAF. Isso necessariamente deveria ter ocorrido ANTES da implementação das condições suspensivas, cujo prazo se encerrou em 30 de outubro de 2022;

2) Não há impedimento para a criação de uma SAF, que caso tivesse ocorrido até 30 de outubro de 2022, teria como única consequência a extinção do Quarto Aditamento e o restabelecimento dos termos e condições de pagamento e garantia anteriores.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Edson Zambrin

Ranking: 802º

Edson 4.330 posts

@edson-zambrin1 em 04/01/2026 às 12:38

Cara.. Se uma SAF não tem dinheiro pra quitar essa dívida, é melhor nem vir.

Foto do perfil de Safcorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

Ranking: 16º

Safcorinthians 39.521 posts

@lucasmoura2015 em 04/01/2026 às 11:24

Essa cláusula é pura mutreta.

Foto do perfil de Adonai Nascimento De Queiroz

Ranking: 3.134º

Adonai 1.164 posts

@adonaisccp em 04/01/2026 às 11:22

É isso mesmo, estamos ferrados

Publicidade

Foto do perfil de Antonio CamarÃo

Ranking: 252º

Antonio 9.780 posts

@antonio.camarao1 em 04/01/2026 às 08:12

Perda de tempo!

Foto do perfil de Clóvis Galante

Ranking: 10.267º

Clóvis 201 posts

@clovis.galante3 em 04/01/2026 às 07:38

O Corinthians tá refém dessa sic de caixa econômica, nunca vai conseguir pagar, o juros come o Corinthians pela perna

Foto do perfil de Eduardo Miranda

Ranking: 2.227º

Eduardo 1.706 posts

@eduardo.miranda12 em 03/01/2026 às 23:47

Devolve essa arena de b-osta para a Caixa. Sem o Corinthians aquilo ali é um elefante branco...

Foto do perfil de Zzba Bazz

Ranking: 1.362º

Zzba 2.738 posts

@zzba.bazz em 03/01/2026 às 20:51

Isto é ridículo! Entre na justiça!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de John Titor

    Ou seja.. Ganhamos de 2 seleções que não vão nem classificar entre os 32? Confere produção?

    Última resposta há 15 segundos por Patric Breda

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo da Silva

    CazéTV - Esta ruim a transmissão?

    Última resposta há 34 segundos por Lucas ¨

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Qual o nome do filme?

    Última resposta há 52 segundos por Pedro Henrique

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 2 minutos por Mosqueteiro

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Doutor Sócrates, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 5 minutos por José Oliveira

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 6 minutos por Daniel Soares

    63respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 8 minutos por RMut

    70respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 10 minutos por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Brasil ou Corinthians? A menininha sabe o que quer!

    Criado há 5 horas por João Carlos Correia

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 11 minutos por Thiago Sccp

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rocky

    Tanto time para o Corinthians se testar

    Última resposta há 15 minutos por Pedro Henrique

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Kauê Teodoro

    Se o Memphis faz aqle gol...

    Última resposta há 15 minutos por Lcs

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Assistir copa na caze TV só porque não tem outra opção mas é um delay desgraçado pqp

    Última resposta há 16 minutos por Mosqueteiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 19 minutos por Daniel Medina

    83respostas

    acessar o tópico