Post de Jonathan no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Cara... Muita gente discorda, mas a questão tributária que está por vir tornará obrigatória a mudança para uma SAF... O Corinthians hoje já tem donos, ques são esses ratos que hoje estão lá.. E nós ficamos aqui igual trouxas discutindo se SAF é boa ou não...

Em resposta ao tópico: "Discordo que o Corinthians precisa virar SAF"

A discussão sobre o Coringão virar SAF costuma aparecer quando se compara a situação financeira e esportiva de clubes que adotaram esse modelo, como Botafogo e Vasco. A situação do Corinthians, apesar de caótica, é MUITO diferente da situação dos clubes citados.

Situação do Corinthians:
O Corinthians tem algumas características importantes que os outros não têm:

- Uma das maiores torcidas do Brasil
- Receita anual muito alta (bilheteria, TV, patrocínio)
- Marca muito forte comercialmente
- Apelo midiático gigante
- Está na maior cidade das Américas

Problemas

- Dívida bilionária (especialmente ligada à arena)
- Estrutura política associativa que gera instabilidade administrativa
- Dificuldade em transformar receita alta em equilíbrio financeiro

Ou seja: o Corinthians não é um clube com seus processos travados ou quebrados, mas mal gerido historicamente.

NÃO É DE HOJE

Situação do Botafogo:
O Botafogo estava À BEIRA DA MORTE. Hoje sem a SAF estaria na série C. É como se fosse oferecido um tratamento pouco testado para um paciente de alguma doença terminal. Ele não tinha o que perder. É questão de tempo para o Botafogo voltar a cair pelas tabelas. Mas a SAF trouxe uma sobrevida. E ainda trouxe uma Libertadores. Não vejo desvantagens na SITUAÇÃO EXTREMA que o Botafogo estava.

John Textor trouxe:

- Forte injeção de capital
- Reestruturação de dívidas
- Investimentos em elenco e estrutura

Agora vamos lá: O Corinthians não conseguiria fazer essa mudança com as próprias pernas? Uma gestão séria e profissional não conseguiria esses mesmos resultados? O Corinthians não se encontra à beira da morte.

É muito claro o que precisa ser feito:

- Governança profissional
- Estabilidade política
- Gestão financeira disciplinada: separar o futebol do social
- 1 Gestor para o Futebol
- 1 Gestor para o Clube Social
- 1 Gestor para a Arena

Só que muita gente ganha muito dinheiro dentro do Corinthians e não quer ver o clube profissionalizado por interesses pessoais. Se isso for destravado com o MP no Corinthians, preparem-se porque o Corinthians enfim será colocado nos trilhos.

réplicas

Nenhuma réplica ainda. Seja o primeiro a responder!

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X