Celso Jadiel
No final de novembro de 2015 estávamos comemorando mais uma empresa parceira na Arena Corinthians, a Patroni Pizza, que investirá mais de 1 milhão em 7 lojas. Empresa esta, trazida pela AR Fast Food, concessionária consagrada no mercado, responsável pela exploração da rede de alimentação da arena. Esta empresa trabalha como numa exploração de shopping, onde o parceiro tem que passar parte do lucro, sendo que deste lucro sai a remuneração da empresa concessionária e da arena. Esse modelo é o melhor para arena, bem profissional.
Agora, nos surpreendemos com as 2 parceiras, Domino's e Vivenda Camarão, anunciando a saída da arena. Alegam que nos dias de jogos elas vendem bem, mas, em outros dias, não vendem nada, isso pesou na conta. Outras parceiras, como a Dica do Chef e Bob´s continuam na arena, mas será que elas suportarão? Diante deste quadro, o que fazer para salvar as parceiras que ficaram e atrair as que saíram ou outras?
Ora bolas, o clube tem que agilizar a exploração da arena! Esse modelo de grandes parceiros, estilo shopping, é sensacional, deixou o espaço com uma qualidade a mais, uma leque de opções para o torcedor. Não podemos deixar tudo isso ruir, precisa-se apenas mudar algumas coisas.
Certo que as obras atrasaram, por motivos de falta de dinheiro (a obra sofreu e sofre entraves para ser tocada, como por exemplo um promotor de declarações clubistas embargando os Cids legais, sabendo que perderá a ação, mas vai até o final para prejudicar). Diante desta conjuntura, a gestão da arena tem que saber “se virar”, pois quem não tem cão caça com gato. O prédio oeste é um monstro, enorme, tem muito a ser explorado, sendo que algumas partes ainda estão aguardando o laudo da vistoria de entrega da obra, como por exemplo o esperado sofisticado e amplo centro de convenções. Contudo, a gestão tem que procurar explorar o que lá já existe, mesmo que seja de forma parcial ou improvisada.
Por exemplo, o tour, que deveria estar em pleno vapor, ajudando a arena a ter um grande movimento diário, auxiliando a mega loja e as parceiras alimentícias. A mega loja fica aberta todo dia, sendo que, quanto aos parceiros alimentícios, o clube poderia abrir as 2 praças de alimentação da oeste (9° andar) diariamente, aproveitando os torcedores do tour (que obrigatoriamente passariam por este espaço para lanchar), bem como outros interessados em ir apenas lanchar na arena curtindo a panorâmica da casa corinthiana. E isso poderia melhorar muito, com a captura de parceiros para explora os 2 mega restaurantes.
Poderiam, já quando fecharem os contratos, tendo em vista que a arena, por medida de economia e logística, tem previsão de apenas abrir o setor oeste diariamente, estipular que cada parceiro teria um espaço nas praças de alimentação da oeste, além dos demais espaços nos outros setores(leste, norte, sul).
Assim, além de outros espaços a serem explorados em dias de jogos, cada parceiro teria seu “porto seguro”, seu ponto matriz, onde arrecadaria diariamente com os torcedores do tour e outros que fossem a arena. Isso resolveria parte do problema dos parceiros, que é a ociosidade da arena em dias de não jogos.
O parceiro chegaria para fechar e a administração da arena logo ofereceria 'temos 1 espaço para você abrir diariamente, na oeste, além de mais 6 outros espaços para abrir em outros setores em dias de jogos'.
Agora, se a gestão ficar esperando tudo ficar pronto (museu, estante de troféus, etc.) para lançar o tour, é burrice! A arena clama por movimentação diária, a demanda pelo tour é enorme.
Se o mestre Rosemberg, o mentor intelectual das grandes mudanças no SCCP (marketing, plano da arena e as cotas de TV, ele pensava e o Andrés executava), estivesse ainda no comando, tudo isso estaria resolvido, pois ele, embora excepcionalmente lunático nas ideias, é bem prático e esperto em tudo o que faz, consegue enxergar meios de explorar e desenvolver algo de forma rápida.
Sempre defendo a arena e gosto de deixar tudo claro quanto às dificuldades que ela encontra, quanto à execução da obra, mas, neste episódio, eles estão errando feio, deixando de tomar medidas óbvias. Portanto, esta perda de parceiros se deve a falha na gestão da arena. Espero que estanquem este erro e apressem algumas coisas.
Quanta falta faz o Rosemberg!
Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel
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