x

Post de Maria no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Enricar empresários principalmente.

em Bate-Papo da Torcida > Para que servem as categorias de base do Corinthians?

Em resposta ao tópico:

Em qualquer bate-papo com a torcida corintiana, um termo comum é sempre reivindicado: 'Por que o maior campeão da Copa São Paulo não aproveita as belas revelações que surgem da base?'.

Naturalmente, nomes como Marquinhos (PSG), Willian (Chelsea), Dodô (Roma), Everton Ribeiro (Al Ahli), Willian Arão (Flamengo), etc (...) são colocados à discussão como exemplo dos equívocos cometidos.

Com razão, pois são jogadores de alto nível que poderiam não apenas contribuir muito tecnicamente como também financeiramente, uma vez que, teoricamente, deveriam ter seus direitos econômicos integralmente pertencentes ao clube.

Pois bem, mas se por um lado é correto entoar essa reclamação, por outro, nem tanto.

Ao contrário do que pregam algumas pessoas, como 'categoria de base', a função das equipes juniores é formar atletas de bom nível para compor um elenco profissional qualificado, servindo também como base na montagem de uma equipe competitiva, na qual devem-se agregar outros jogadores de maior destaque e maior responsabilidade.

Não é função da base revelar um Neymar, um Ronaldo e um Garrincha a cada temporada. Não é função da base, formar onze novos titulares profissionais a cada temporada. Não é função da base, tornar-se o time principal.

E apesar dos grandes e constantes protestos da nossa fanática torcida, é preciso observar que nos últimos anos, a base têm cumprido o seu papel, e as comissões técnicas têm utilizado sim os atletas lá formados.

Basta olhar para a atual equipe que inicia a temporada e logo podemos encontrar na formação titular o jovem zagueiro Pedro Henrique, que deverá atuar junto ao lateral Guilherme Arana e ao volante Maycon. Sem contar, obviamente com os já veteranos Fagner e Jô.

E ainda compõem o elenco, os garotos Marciel, Yago, Léo Santos, Léo Príncipe, Léo Jaba, Caíque França, Matheus Vidotto, Warian, Mantuan, Rodrigo Figueiredo e Carlinhos.

Ou seja, são 14 meninos formados nas categorias de base e que hoje montam a base do elenco principal, com mais 2 também revelados no próprio clube, mas que saíram e retornaram, e que hoje são nomes de destaque do time titular.

É compreensível o sentimento de empatia e protecionismo com as pratas da casa, já que são como filhos do próprio Corinthians, mas é preciso paciência para entender que ser formado no clube não é requisito para ser titular da equipe.

É preciso que o entendimento venha antes do protesto.

Responder ao post da Maria

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Bruno C.

    Acho que até o Neymar sem joelho se movimenta mais que o CR7

    Última resposta há 7 segundos por Gustavo Vaz

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthian Casuals

    Segundo o Vesgoni isso foi feito em um dia de serviço (Neo Química Arena)

    Última resposta há 1 minuto por Reginaldo Guedes

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Remy Lara

    Meteram a mão na Croácia

    Última resposta há 2 minutos por Neto Santiago

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor P.

    Tirar um momento desses do futebol é sacanagem

    Última resposta há 2 minutos por Gustavo Vaz

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Luiz Borges dos Santos

    Nenhum clube do mundo quer o Memphis?

    Última resposta há 2 minutos por Renato Jesus

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcus Casagrande

    Estudo do pênalti do goleiro Bounou do Marrocos

    Última resposta há 2 minutos por Marcello Figueiredo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Billy timao

    Off Topic: Morre Hikari Kurosaki, o eterno ator de Jaspion

    Última resposta há 3 minutos por kontratudo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Silva

    Saf por período de 10 anos

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caramelo Coringão

    Esses juízes procuram sarna para se coçar

    Última resposta há 3 minutos por tio do sonho

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    André Ramalho já jogou com Haaland antes de defender o Corinthians

    Última resposta há 3 minutos por Reginaldo Guedes

    29respostas

    acessar o tópico