Venha fazer parte da KTO
x

Post de G no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sensacional

em Bate-Papo da Torcida > Como tudo começou de 1910 a 1912

Em resposta ao tópico:

Salve, salve nação Corinthiana a partir de hoje e duas vezes por semana vou voltar no tempo e contar a história do nosso Timão de forma humorada 107 anos de vida, vitória, glorias e lutas.

Obs. Algumas coisas não são reais mas é uma dedução minha antes de cada jogo do Timão vou fazer como se eu fosse o torcedor de cada jogo antes durante e depois das partidas, espero que vocês gostem.

Vamos lá?

Agosto de 1910 Corinthians team veio da Inglaterra fazer alguns jogos no Brasil e teve jogo em São Paulo alguns moradores e principalmente operários estavam ansiosos para esse jogo, e nas empresas o comentário era sobre o jogo.

Bola rola em campo e o jogo que os operários foram foi no velódromo paulistano na rua da Consolação ojogo foi no dia 4 de Setembro de 1910 último jogo do Corinthians time que veio de 5 derrotas seguidas no Brasil 3 no rio e 2 em São Paulo e os times paulista da época também queria igualar o feito dos cariocas e o final desse jogo foi mais uma goleada sofrida pelo Corinthians team 9–2 do São Paulo AC.

Das depois para onde você olhava só via pessoas de classe alta de um lado guarda sol protegendo suas cabeças mulheres lindas e recatadas tomando refresco e do outro lado em pé no barro torcedores de classe baixa operários, Pedro um varredor de uma grande empresa se reuniu com alguns operários mas não queria ficar ali queria ver como era do outro lado como era as torcedoras da classe alta, então ele deu um jeito e foi para lá.

Fim de jogo torcedores felizes, operários alegres até que um deles fala, bem que poderíamos ter um time de futebol. Alguém ouviu isso, os dias foram passando e isso ficou na cabeça de alguns operários e nas empresas o comentários era sobre o futebol, então na hora do almoço, 'não sei quem foi que falou':

Na barbearia de Salvador Bataglia, a descrição dos lances era feita por Antônio Pereira, Alexandre Magnani, Miguel Bataglia e o próprio proprietário do estabelecimento, que haviam visto o duelo no Velódromo, enquanto ouviam impressionados Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perronee Anselmo Correia.

A conversa continuou fora da barbearia, até que Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correia e Carlos Silva pararam em frente a um terreno baldio da Rua Tietê (atual Rua José Paulino). Toda vez que passavam por ali, Ambrósio insistia na ideia: A gente tem que resolver logo a fundação desse time. Estamos perdendo tempo e bem podemos conseguir esse terreno ali para fazermos nosso campo. A gente procura os donos, fala com eles e tudo fica certo. Assim, finalmente eles decidiram fundar um clube. Rafael Perrone levantou a hipótese que a chuva poderia atrapalhar a reunião do dia seguinte, já que ela seria realizada em plena via pública, em frente ao terreno, e não havia telhado para cobrir os entusiastas.

Antes da reunião na noite do dia 1º de setembro, aqueles jovens operários foram assistir a uma sessão com um compacto da partida do Corinthian, exibido com exclusividade no Teatro Radium. Depois, por volta das 20h30 daquela data, reuniram-se num salão de barbeiro da Rua dos Italianos, esquina com a rua Júlio Conceição, de propriedade de Salvador Bataglia, os cinco rapazes se reuniram juntamente com outros moradores do bairro para lavrar a primeira ata de fundação do novo clube. Caminharam 800m até a esquina da Rua Cônego Martins com a Rua José Paulino, e debaixo de um lampião de gás a fundação foi oficializada. Também foi eleita a primeira diretoria, cujo primeiro presidente eleito foi o alfaiate Miguel Bataglia, além dos vices-presidentes Salvador Lapomo e Alexandre Magnani, do secretário Antônio Alves Nunes, do tesoureiro João da Silva e do procurador-geral Carlos da Silva.

Em uma nova reunião, marcada quatro dias depois na casa do presidente, às 20h, foi decidido o nome do novo time. Com a sessão aberta para os debates, Joaquim Ambrósio foi o primeiro a falar e sugeriu a denominação de Corinthians em homenagem à equipe inglesa que realizaram pequenas exibições há alguns dias, uma ideia com a qual todos concordaram e ficaram de pé, em sinal de aprovação.Com a voz emocionada ao declarar aprovado o nome do clube, Miguel Bataglia levantou-se e declarou: 'Está adotado o nome de Sport Club Corinthians Paulista para o nosso grêmio'

A primeira partida oficial da história do Sport Club Corinthians Paulista ocorreu no dia 10 de setembro de 1910, na várzea da Lapa, contra o União Lapa Futebol Clube. Os jogadores saíram do Bom Retiro ainda na madrugada e caminharam até o bairro onde a partida foi realizada. O adversário, então uma das mais respeitáveis equipes do futebol varzeano paulistano, acabou vencendo por 1–0.

O time do Corinthians foi:Valente, Perrone, Atílio, lepre, Alfredo e Police, João da Silva, Jorge Campbell, Luis fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.

A base daquele primeira formação corintiana era composta por seis jogadores de um time do bairro do Bom Retiro, a Associação Atlética Botafogo, mais os cinco fundadores do Corinthians. Com o tempo, vieram jogadores do Tiradentes, do Domitila e de outros varzeanos menores.

Quatro dias depois, na tarde do dia 14 de setembro, o Corinthians fez sua segunda partida amistosa e a primeira em casa, no campo do Lenheiro a formação da equipe era a mesma que perdeu a primeira partida do clube, E no duelo contra o Estrela Polar, os corintianos venceram por 2–0, com um gol do centroavante Luiz Fabbi (o primeiro da história do time) e outro de Jorge Campbell. Treze dias depois, o Corinthians recebeu a Associação Atlética da Lapa, uma equipe formada apenas por atletas ingleses, e acabou vencendo por 5–0. Após a vitória, houve festa no bairro do Bom Retiro e a equipe foi ganhando dos populares locais.

Nos dois anos seguintes, os corintianos se firmaram como uma das maiores forças, senão a maior, do cenário da várzea paulistana. Naquele período, era comum que alguns jogadores - como Aparício, Casimiro, Amílcar e os irmãos César e Manuel (Neco) - defendessem tanto o Corinthians Paulista quanto o AA Botafogo, dependendo da data e do horário dos jogos marcados. Há relatos também que um jogador negro chamado Davi defendia tanto o Botafogo quanto o Corinthians, sendo apontado por alguns como o primeiro jogador não-branco a vestir a camisa corintiana, embora o jornalista Thomaz Mazzoni garantisse que Davi jamais jogou no primeiro quadro do clube, mas apenas no segundo, pelo temor de que, uma vez escalado, o Corinthians fosse rejeitado de suas pretensões de alcançar a elite do futebol paulista. Por sua raça e vontade vencer, foi apelidado carinhosamente naquele tempo de 'o galo brigador do Bom Retiro'. No entanto, desse período inicial da história corintiana, não há informações sobre uma série de partidas que a equipe disputou, tampouco se participou de campeonatos entre times de bairro nem como o se sustentava financeiramente.

Sabe-se que a equipe também realizou suas primeiras partidas fora da capital, como um duelo contra o Corinthians FBC, disputado no campo do bairro Guanabara, em Campinas, em 17 de setembro de 1911, que terminou com a vitória do time do Bom Retiro por 3–1. E também em campinas o Timão venceu a ponte preta por 1x0 no campo do largo São bento Atual praça Pedro II em campinas. Era uma mostra de que o Corinthians já era um time conhecido fora da cidade de São Paulo, a ponto de um clube de outra cidade se dispor a pagar as despesas, notadamente de transporte ferroviário, para poder disputar um amistoso. Ademais, o clube já tinha outro homônimo em Jundiaí. Outro fato do período foi a tentativa do Corinthians de ingressar na LPF em 1912 para assumir a vaga do Sport Club Internacional, que se havia retirado da liga, mas acabou retornando a mesma, frustrando o sonho corintiano.

Então o Corinthians continuou na várzea e fazendo história e sendo notado por todos, jogos de 1912.

Corinthians 2 x 1 Carlos Gomes - Corinthians 1 x 0 E.C.Santana - Corinthians 3 x1 União da lapa - Corinthians 1 x 1 Tiradentes - Corinthians 1x 2 Ruggerone os corinthianos saíram abatido dessa única derrota em 1912 mas se reuniram e era a ora da verdadejogo de volta contra Ruggerone todos falando dessa partida era para fechar o ano com chave de ouro.

07:00 da manhã família reunida na messa tomando café o comentário era: será que o Corinthians vai superar esse time?

Hoar passando e povo se animando para ver o futebol de varzea alegria da época.

Bola rola no campo e Corinthians começa bem e na primeira finalização gol do Corinthians, fim de jogo Corinthians 6 x0 Ruggerone. Bairro em festa povo animado e assim foi os 2 primeiro anos do Corinthians na vázea.

Espero que vocês também tenham viajado no tempo igual a eu e na minha próxima postagem será sobre como o Corinthians conseguu uma vaga no campeonato paulista quebrando a barreira dos preconceitos sobre a classe baixa.

Informações colhidas de alguns pensamentos meus de como foi, e também informações do Almanaque do Timão por Celso Dario Unzelte, https://www.corinthians.com.br/clube/historia Corinthians.com.br Site oficial do Corinthians! corinthians.com.br corinthians.com.br e bate papos com muitos Corinthianos.

Responder ao post do G

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Eduardo de Moraes Rossetti

    Acabou!

    Última resposta há 5 segundos por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de #SAFOCORINTHIANS 2024

    Daqui pra frente, o maior responsável pelas falhas do Cássio é o Antônio

    Última resposta há 14 segundos por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Danilo Fernandes

    Fran, Augusto Melo, vai trazer um soldado do Andrés para a sua gestão?

    Última resposta há 20 segundos por Fantasma

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de paulo cesar

    Raniele pode ser o Ralf, só que esquecem que não tem mais paulinho ou Elias

    Última resposta há 32 segundos por Alessander De Oliveira Alves

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Barreto Martins

    Boa noite, o FraCássio já foi embora?

    Última resposta há 32 segundos por zzba bazz

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João pedro Mateus de souza9

    Posso estar falando isso cedo demais mais o Augusto deveria começa a pensar nisso

    Última resposta há 33 segundos por Leandro Roxo

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lalo Salamanca

    O Corinthians no país das maravilhas

    Última resposta há 36 segundos por Lalo Salamanca

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Gava Siqueira

    Cássio, esse tópico é para você ler!

    Última resposta há 1 minuto por LAÍZA VENÍ

    111respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alessander De Oliveira Alves

    Zubeldia no sp

    Última resposta há 1 minuto por Matheus MF

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    Enquanto o câncer não sair do Corinthians não iremos progredir

    Criado em 14 minutos por Luis Fernando

    0respostas

    acessar o tópico