x

Post de Miguel no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

o lateral não sobe e não chega mais no fundo!

Boa Noite Nação!

Como prometido aos colegas que comentaram meu post anterior pretendo aqui fazer minha análise do esquema utilizado pelo Carille e o porquê os nossos laterais não chegam tanto ao ataque como gostaríamos.

Acredito que a grande maioria da nação já deve ter percebido tal fato em nosso time mesmo porque não é de hoje que este artifício é utilizado e bem dizer muitos técnicos assim o fazem.

Com a volta dos pontas outrora tão utilizados a faixa de campo utilizada pelos laterais 'modernos' passou a ser ocupada e fortemente marcada, aquele clichê de temos que jogar pelas laterais para abrir a zaga já não funciona tão bem com as conhecidas duas linhas de quatro marcando.

Então o que fazer com os laterais?

Hoje são duas as principais maneiras de se utilizar de maneira eficaz os laterais em um time e ambas podem ser combinadas em um mesmo jogo.
Tomando como base o esquema tático do Todo Poderoso que é treinado a exaustão por Carille e comissão técnica, o 4-2-4 e sua variação 4-1-4-1 os laterais primeiro devem defender para depois atacar.
Quando o time está com a posse de bola e consegue sair de seu campo os laterais avançam até a intermediária impondo duas linhas de quatro no campo do adversário (2-4-4) sua função principal é cuidar da segunda bola e ajudar a pressionar ainda no campo de ataque quando a bola é perdida.

Na variação tática 4-1-4-1 digamos que os laterais ganham um pouco mais de liberdade, quando o time avança no campo o laterais novamente se postam na linha intermediária do campo adversário mas agora o volante fixo formará uma linha de 3 com os zagueiros com defesa alta, os laterais então podem se aventurar mais pois a zaga tem uma maior cobertura, mas sempre respeitando a regra de que quando um lado sobe o outro desce compondo uma linha de 4 alta.

O que vejo nos jogos do Timão porém é que a laterais custam a ultrapassar, mesmo quando a formação lhes garante essa possibilidade. Principalmente pelo lado esquerdo, sobrecarregando o ponta e o meia deste lado onde a triangulação fica prejudicada.

Será que falta confiança nos laterais ou na comissão técnica para liberar mais o apoio dos laterais?

Aguardo o comentário de todos!

Boa Noite Fiel
Miguel Sanchez

em Análise dos jogos > O lateral não sobe e não chega mais no fundo!

Responder ao post do Miguel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Henry Fontes

    O Corinthians melhorou com a chegada do Marcelo Paz?

    Última resposta há 5 minutos por Leandro Santos

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adriano Barbosa dos Santos

    Haja dinheiro jogado fora

    Última resposta há 8 minutos por Diego dgr

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Cássio Ramos

    Cadê o marketing do Corinthians?

    Última resposta há 13 minutos por Roberval Escobar

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vulgo_ ETvaldo

    Bidon é que nem o Busquests

    Criado há 19 minutos por Vulgo_ ETvaldo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    No Corinthians também temos um Yamal!

    Última resposta há 19 minutos por Fabricio Pereira

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Curiosidade sobre a Espanha que você não sabia

    Última resposta há 21 minutos por Fabricio Pereira

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Me chamaram de SAFielover. Como devo chamar quem apoia o associativo?

    Última resposta há 25 minutos por Diego dgr

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VALERIO PINHEIRO

    Osmar Stabile

    Última resposta há 28 minutos por Lucas Cren

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Marcelo paz : começando a cair a ficha

    Última resposta há 28 minutos por Kauê Zambelli

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    A falência do Corinthians está sendo orquestrada já há anos

    Última resposta há 47 minutos por Lucas Cren

    1resposta

    acessar o tópico