Gustavo Oliveira
Que cabelo?
em Bate-Papo da Torcida > Corinthians x Santos - Sampaoli: arrancaria os cabelos ao ver o...
Em resposta ao tópico:
Cássio é o simbolo e representatividade máxima do que é o time do Corinthians dentro de campo. ótimo goleiro, mas alto e pesado, lento e relaxado na reposição de bola, além de não saber jogar com os pés, sofreria maus bocados em um time treinado pelo Sampaoli que joga com goleiro líbero para construir as jogadas de forma rápida.
Em um futebol moderno aguerrido, tático, físico, que se briga por espaço em campo para fazer jogadas, qualquer segundo a frente do adversário é vantajoso. E é esse o merito e a grande estrategia do técnico Sampaoli. Ele sabe que é mais fácil construir jogadas com a defesa adversaria desarrumada do que recomposta. 'Ah mas o time dele é rápido mas fica pouco tempo com a bola'. Engano, o Santos de hoje tem mais de 70 por cento de posse de bola. Quando o time adversário está fechado, toca a bola com agilidade, de pé em pé, abrindo o time, como se tivesse brincando de rodinha no treino. Quando o adversário fica com a bola, logo recupera a bola e reconstroi sua jogada. 'E como o time não se cansa? ' Justamente por isso, toca a bola com o time adversário não conseguindo fazer pressão porque está desorganizado, e marca pressão com força e pique máximos quando não está com a bola, porque são poucas a vezes que não está com a bola, e quando isso ocorre tem o vigor físico total para correr atrás do adversário e logo recuperar a bola.
E o que o Corinthians tem a ver?
Não adianta contratar bons atacantes e jogadores de criatividade, se a intenção é fazer deles meros assistentes de lateral ou ajudantes da defesa. Não adianta colocar dois pontas, 2 atacantes, ou jogar com 2 volantes mais leves como foi no jogo do fim de semana, se a intenção do técnico é se defender, construir as jogadas de forma lenta e portanto demandando mais esforço, uma vez que o time adversário já esta todo atrás da bola.
É ilogico, incongruente e sandice. Sampaoli trásconsigo a certeza que já tinhamos: O Brasil está muito atrás do ponto de vista tatico.
Ps: daqui a pouco estão pedindo o Sanchez do Santos e o Jean do Santos para jogarem como pontas aqui no Corinthians. O que esses dois meias fizeram no jogo contra o São Paulo ontem não tá no gibi. Meias, jogaram demais pelos lados do campo também, junto aos laterais. Bem mais que os assistentes de lateral que temos por aqui.l e que em tese deveriam fazer só isso.
Carille que é inteligente, e todo os técnicos do Brasil deveriam assistir 1000 vezes o jogo do Santos de ontem. E aprender com a revolução. Não é nenhum demerito. Talvez já até tenha percebido colocando Sornoza no lado. Esse não é o problema, é até moderno, vide sanchez e jean caindo por todos os lados ontem. Mesma coisa que o Tite acertadamente conseguiu fazer com o Jadson. O problema não é esse. Se deixa-los livres pra criar, vai dar certo. Sornoza no Santos nas mãos de sampaolo certamente faria dupla de meio com sanchez no lugat no jean.
Mas Carille, por favor, não adianta fazer isso, e ser covarde. Já jogamos com 2 volantes. Agora dê liberdade para o restante do time criar.
Abraços