Rafael Mendes
Tópico excelente. Cabe ressaltar também que no jogo de ontem o time jogou num falso 442, os meia jogaram abertos o tempo todo como pontas e o Love vinha pra compor o meio, ou seja mudou a penas os jogadores mas a função era praticamente a mesma que no 4231. O Vital e o araos praticamente não trocaram passes entre eles durante o jogo, estavam o tempo todo jogando aberto perto da linha lateral. Eu sinceramente não gosto de criticar ninguém mas acho totalmente sem noção a posição tática dos meias no jogo de ontem, pra mim seria mais lógico centralizar mais os meias e deixar um dos atacante cair pelos lados.
em Bate-Papo da Torcida > Sistema de Jogo Viciado - A balela do atacante de velocidade
Em resposta ao tópico:
Já postei sobre esse tema antes e volto a insistir. O Carille sabe que está fazendo um péssimo trabalho e agora usa como desculpa a falta de atacante rápido. Mentira!
O maior problema do Corinthians que se repete desde o segundo turno do Brasileirão de 2017 está no sistema de jogo que foi facilmente neutralizado por qualquer time, mesmo os times pequenos do Paulistão. Hoje qualquer time monta um linha de 4 jogadores avançados e bloqueia o jogo do Corinthians. Acabou. Os jogadores de lado estão sempre recebendo a bola de costas e raramente conseguem fazer o giro pra ficar de frente para o gol, a opção que resta é recuar a bola. Fato.
Recomendo que assistam um entrevista que o Carille deu para o Renato Rodrigues do Data ESPN em 2017 onde fala sobre suas preferências de jogo. E uma preferência que justifica a dificuldade do time se posicionar ofensivamente é que no gosto do Carille os defensores precisam ficar com a linha mais baixa possível, sempre perto do Cássio pra evitar bola nas costas, por isso todo o time fica distante do gol adversário e o passe dos zagueiros para os jogadores de meio são arriscados por causa de distância, por isso que não tentam passe pra quebrar a linha e ficam naqueles passes de um lado para ou outro ou tentam lançamentos.
Quando ele fala em atacante de velocidade penso ser uma desculpa esfarrapada, pois no modelo de jogo que ele gosta os atacantes nunca recebem o passe de frente para o gol, sempre recebem a bola de costas, ou seja, não tem como usar velocidade sobre a zaga adversária.
Observem o que o Sampaoli está fazendo com o Santos. Ele recua um volante pra ficar junto aos zagueiros e sempre inicia a jogada com 3 na linha de defesa, os laterais viram pontas e os atacantes se aproximam da área. Automaticamente o time adversário é obrigado a recuar pois tem desvantagem defensiva. Pode um dia dar errado, mas os adversários respeitam e se ele tivesse jogadores de qualidade no ataque como tem o Corinthians, a chance de vencer sempre será maior. Tudo por causa da atitude de ganhar, mas o Carille opta por não perder antes de tentar ganhar