Thiago Jensen
Bom dia Fiel.
Gostaria de trazer a tona uma comparação (só a título de comparação mesmo) entre o contrato firmado entre Corinthians e BMG e entre Flamengo e BS2.
--- CORINTHIANS E BMG ---
Prazo = de acordo com diversas fontes e notas publicadas pelas duas partes (fonte 1), o acordo fechado entre Corinthians e BMG prevê um acordo de no mínimo 2 anos (Até Dez/2020) mas que pode ser estendido para 5 anos (Dez/2023).
Valor = O acordo foi fechado por 12 Milhões de reais pelo espaço mais nobre da camisa. Houve também um adiantamento no valor de 18 Milhões (30 milhões, portanto) referente ao ano seguinte e parcela na participação em lucros futuros.
Participação nos Lucros = O acordo prevê que o Corinthians terá direito à 50% do LUCRO LÍQUIDO do App Meu Corinthians BMG.
--- Flamengo E BS2 ---
Prazo = de acordo com fontes (fonte 2) o acordo foi fechado por 2 anos (Até Dez/2020).
Valor = O acordo foi fechado por 15 Milhões de reais pelo patrocínio Master da camisa. No entanto, como o acordo só foi fechado em Abril, nesse ano o clube receberá apenas pouco mais de 11 Milhões de reais.
Participação nos Lucros = O acordo prevê que o clube vai receber 50% da receita proveniente da comercialização dos produtos e serviços exclusivos do aplicativo Flamengo/BS2. Além disso, receberá R$ 10 por cada abertura de conta, desde que seja depositado o valor mínimo de R$ 100. Nesse caso, há um limite de 1 milhão de contas, podendo levar o clube a receber até R$ 10 milhões além do valor fixo.
--- ANÁLISE ---
Primeiramente há de se notar a diminuição dos valores de ambos os clubes comparado com os últimos patrocinadores master desses clubes, o que passa a ser uma tendência, visto que esses novos negócios estão sendo realizados como uma sociedade, logo se divide os possíveis lucros, mas também o risco.
Em segundo lugar, percebemos que o acordo fechado pelo clube do Rio é ligeiramente melhor do que o do Corinthians, em um primeiro momento. A base desse acordo é mais rentável. Não há como especular se ao final das parcerias, qual terá sido o melhor acordo, visto que o lucro depende do engajamento de cada torcida. Enquanto o Corinthians fechou a exibição da marca por 12 Mi, o Flamengo fechou por 15 Mi. O prazo dos dois contratos são iguais, e a participação na receita também.
O que muda substancialmente é que, o Flamengo tem garantido R$ 10,00 por cada torcedor que abrir uma conta e depositar no mínimo R$ 100,00, até o limite de 1 Mi de contas. Esse é um valor, em tese, fácil de ser alcançado. Já se o torcedor Corintiano fizer a mesma coisa no Meu Corinthians BMG, o clube não lucra nada, e o Banco ainda precisaria pagar os lucros desse dinheiro que está na poupança. Para o Banco, acabaria sendo um bom negócio, visto que as instituições só pagam 0,37% pelo dinheiro dos clientes na poupança, mas cobram em média 7% ao mês por empréstimos (fonte 3). Mas o clube não lucraria nada, a não ser que esses empréstimos fosse realizados à você, torcedor Corintiano.
Uma terceira variável é o valor que os bancos cobram pelos serviços. O Meu Corinthians BMG, por exemplo, é totalmente gratuito, no que diz respeito a serviços básicos (Saques, TEDs, DOCs, Transferências, Anuidade, Etc.) Logo, nenhum lucro virá daí. Mas sim por serviços extras oferecidos pelo App, como empréstimos, consórcios, seguros, etc. Já o App BS2, ainda não sabemos se será gratuito ou se terão pequenas taxas, o que pode aumentar muito o lucro do clube. O aplicativo que patrocina o Cruzeiro, por exemplo, não é gratuito. Logo, o clube precisa do engajamento de menos torcedores em ordem de ter um lucro maior.
Enfim, tudo isso foi só para comparação, pois não há como afirmar qual vai ser o melhor negócio, pois não sabemos como será o engajamento de cada torcida. Mas podemos afirmar que, se der certo, será um modelo de negócio que virá pra ficar, podendo ser realizado com os outros patrocinadores.
********************************************
Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3
-