Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

BMG (Corinthians) x BS2 (Flamengo)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Thiago

Ranking: 9.071º

Thiago 203 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 02/04/2019 às 10:36
Por Thiago Jensen (@thiago.jensen)

Bom dia Fiel.

Gostaria de trazer a tona uma comparação (só a título de comparação mesmo) entre o contrato firmado entre Corinthians e BMG e entre Flamengo e BS2.

--- CORINTHIANS E BMG ---

Prazo = de acordo com diversas fontes e notas publicadas pelas duas partes (fonte 1), o acordo fechado entre Corinthians e BMG prevê um acordo de no mínimo 2 anos (Até Dez/2020) mas que pode ser estendido para 5 anos (Dez/2023).

Valor = O acordo foi fechado por 12 Milhões de reais pelo espaço mais nobre da camisa. Houve também um adiantamento no valor de 18 Milhões (30 milhões, portanto) referente ao ano seguinte e parcela na participação em lucros futuros.

Participação nos Lucros = O acordo prevê que o Corinthians terá direito à 50% do LUCRO LÍQUIDO do App Meu Corinthians BMG.

--- Flamengo E BS2 ---

Prazo = de acordo com fontes (fonte 2) o acordo foi fechado por 2 anos (Até Dez/2020).

Valor = O acordo foi fechado por 15 Milhões de reais pelo patrocínio Master da camisa. No entanto, como o acordo só foi fechado em Abril, nesse ano o clube receberá apenas pouco mais de 11 Milhões de reais.

Participação nos Lucros = O acordo prevê que o clube vai receber 50% da receita proveniente da comercialização dos produtos e serviços exclusivos do aplicativo Flamengo/BS2. Além disso, receberá R$ 10 por cada abertura de conta, desde que seja depositado o valor mínimo de R$ 100. Nesse caso, há um limite de 1 milhão de contas, podendo levar o clube a receber até R$ 10 milhões além do valor fixo.

--- ANÁLISE ---

Primeiramente há de se notar a diminuição dos valores de ambos os clubes comparado com os últimos patrocinadores master desses clubes, o que passa a ser uma tendência, visto que esses novos negócios estão sendo realizados como uma sociedade, logo se divide os possíveis lucros, mas também o risco.

Em segundo lugar, percebemos que o acordo fechado pelo clube do Rio é ligeiramente melhor do que o do Corinthians, em um primeiro momento. A base desse acordo é mais rentável. Não há como especular se ao final das parcerias, qual terá sido o melhor acordo, visto que o lucro depende do engajamento de cada torcida. Enquanto o Corinthians fechou a exibição da marca por 12 Mi, o Flamengo fechou por 15 Mi. O prazo dos dois contratos são iguais, e a participação na receita também.

O que muda substancialmente é que, o Flamengo tem garantido R$ 10,00 por cada torcedor que abrir uma conta e depositar no mínimo R$ 100,00, até o limite de 1 Mi de contas. Esse é um valor, em tese, fácil de ser alcançado. Já se o torcedor Corintiano fizer a mesma coisa no Meu Corinthians BMG, o clube não lucra nada, e o Banco ainda precisaria pagar os lucros desse dinheiro que está na poupança. Para o Banco, acabaria sendo um bom negócio, visto que as instituições só pagam 0,37% pelo dinheiro dos clientes na poupança, mas cobram em média 7% ao mês por empréstimos (fonte 3). Mas o clube não lucraria nada, a não ser que esses empréstimos fosse realizados à você, torcedor Corintiano.

Uma terceira variável é o valor que os bancos cobram pelos serviços. O Meu Corinthians BMG, por exemplo, é totalmente gratuito, no que diz respeito a serviços básicos (Saques, TEDs, DOCs, Transferências, Anuidade, Etc.) Logo, nenhum lucro virá daí. Mas sim por serviços extras oferecidos pelo App, como empréstimos, consórcios, seguros, etc. Já o App BS2, ainda não sabemos se será gratuito ou se terão pequenas taxas, o que pode aumentar muito o lucro do clube. O aplicativo que patrocina o Cruzeiro, por exemplo, não é gratuito. Logo, o clube precisa do engajamento de menos torcedores em ordem de ter um lucro maior.

Enfim, tudo isso foi só para comparação, pois não há como afirmar qual vai ser o melhor negócio, pois não sabemos como será o engajamento de cada torcida. Mas podemos afirmar que, se der certo, será um modelo de negócio que virá pra ficar, podendo ser realizado com os outros patrocinadores.

********************************************

Fonte 1 https://www.gazetaesportiva.com/times/corinthians/bmg-revela-valor-de-patrocinio-e-corinthians-se-defende-em-nota/ BMG revela valor de patrocínio e Corinthians se defende em nota - Gazeta Esportiva O Corinthians findou um jejum de 21 meses sem um parceiro que ocupasse o espaço em sua camisa destinado ao patrocinador máster com o acordo firmado junto gazetaesportiva.com gazetaesportiva.com

Fonte 2 https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/conselho-aprova-novo-patrocinio-master-do-flamengo.ghtml Conselho aprova novo patrocínio do Flamengo: R$ 15 mi por ano, além de valores variáveis. Entenda... Conselho aprova novo patrocínio do Flamengo: R$ 15 mi por ano, além de valores variáveis. Entenda... BS2 vai estampar sua marca na parte mais nobre da camisa até o fim de 2020. Entre outras coisas, clube vai receber R$ 10, 00 por conta aberta. Em 2019, acordo... globoesporte.globo.com globoesporte.globo.com

Fonte 3 https://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/7782048/bancos-podem-ganhar-r-12-bilhoes-por-mes-com-o-dinheiro-da-sua-poupanca Bancos podem ganhar R$ 12 bilhões por mês com o dinheiro da sua poupança - InfoMoney Bancos podem ganhar R$ 12 bilhões por mês com o dinheiro da sua poupança - InfoMoney Instituições cobram em média 7% ao mês por empréstimos, mas só pagam  0,37% pelo dinheiro dos clientes na poupança; um negócio da China para os banqueiros... infomoney.com.br -

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Junior Pereira

Junior 51 posts

@juniorpereiralhp em 02/04/2019 às 10:48

Ótimo tópico. É uma pena que poucos valorizam esse tipo de conteúdo por aqui.

Foto do perfil de Thiago Fiel Pirambu

Ranking: 8.759º

Thiago 215 posts

@imperadordorio em 02/04/2019 às 13:56

O nosso é mais lucrativo para o torcedor pois não paga nenhuma tarifa, ao contrário do deles. Portanto, deveria ter um maior engajamento da torcida. Infelizmente não é o que se vê aqui.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 02/04/2019 às 22:16

Que tópico de alto nível.

Parabéns.

Acho que é um novo tipo de negócio que ainda é muito cedo pra definir certas coisas.

A muito a se aprender:

Como os Bancos e clubes vão explorar melhor isso, o que é bom fazer, o que não pega bem.

A peculariedade de cada torcida, as vezes um tipo de ação funciona bem em uma torcida e não em outras.

MAS NO GERAL DE INÍCIO, também ACHEI O MODELO DO Flamengo MELHOR.

Não sei como vai ser o engajamento deles pra angariar torcedores abrindo contas.

Pois a do Meu Corinthians BMG é péssima.

Parece que o Corinthians abandona as coisas.

Acha que só basta assinar colocar o seu escudo e nome lá e pronto.

O mesmo é o Banco que investe pouco em propaganda.

A ideia é boa mas a execução está ruim.

Foto do perfil de Marcos Corinthians

Ranking: 794º

Marcos 3.791 posts

@palmenryk em 02/04/2019 às 22:10

Pra os dois entraram numa barca furada

Foto do perfil de Frede Alves

Ranking: 123º

Frede 13.119 posts

@frede.alves1 em 02/04/2019 às 15:34

Acho que tudo se resume na frase: torcedor tem que torcer.

O tópico é bem legal, mas carece de informações. Pra fazer um comparativo, é necessário ter acesso aos dois contratos.

Como os contratos são sigilosos, as informações das matérias se baseiam em achismos de dirigentes, que nem sempre primam pela veracidade.

O pires da mota foi comprado por quase 30 mi...ninguem divulgou isso na época. O pato começou com 20, já vai quase a 50.

Portanto, acho legal tentar discutir sobre o tema, mas a ausência de informações só nos levam ao achismo. E achismo nunca é bom!

Foto do perfil de Caio Vilela

Ranking: 761º

Caio 3.942 posts

@caio.vilela3 em 02/04/2019 às 15:33

Caixa

Bmg

Só furada

Bancos patrocinam quase todos os times brasileiros (principais)

Publicidade

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.348 posts

@reyes em 02/04/2019 às 15:31

São negócios bem complexos.

Foto do perfil de Eduardo Ferreira

Ranking: 4.702º

Eduardo 583 posts

@eduardo.ferreira25 em 02/04/2019 às 14:20

Que se fo... O Flamengo

Foto do perfil de Marcos Aurélio De Almeida

Ranking: 394º

Marcos 6.368 posts

@marcosaa em 02/04/2019 às 13:53

Muito boa a avaliação e bem ponderada, o que acho que precisa também é descobrir porque os departamentos de marketing do banco BMG e do SCCP, aparentemente estão se utilizando de uma estratégia 'exotica', porque se você não procurar por conta própria não tem como saber se existe o produto ou não. Não há uma misera ação para divulgar o produto, onde conseguir, o que oferece, quais as condições, como os torcedores podem participar com 'maior' retorno ao clube, etc...

Parece até que é uma tática de esconder o produto...