Meu Timão

Entrar
Coluna do Andrew Sousa
ver detalhes

3.7K 31

Ao ataque!

Tiago Nunes precisa apostar no seu projeto

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

A melhor defesa...

Opinião de Andrew Sousa

visualizações 3.7K comentários 34 0

O próprio Tiago Nunes já admitiu em entrevista que o presidente Andrés Sanchez lhe deu uma missão ao assumir o Corinthians: mudar a filosofia de jogo da equipe. Acostumado a ser reativo, então, o time alvinegro começou a temporada com uma nova cara.

Na Florida Cup, foi possível ver um novo Timão. Protagonista, dominou a posse de bola e criou inúmeras oportunidades de marcar. E o ânimo não morreu em solo norte-americano. Na estreia do Paulistão, espetáculo.

Após um bom tempo, a Fiel viu o time indo para cima durante os 90 minutos, rodando a bola com o intuito de marcar mais e mais gols. Resultado: 4 a 1 e empolgação total para a temporada.

Veio a lesão de Ramiro e Tiago Nunes começou a mexer no time. Não só trocou peças, como mudou o esquema, assim como mostrei em minha última coluna. Por mais que eu discorde de alguns dos testes, a coerência vindo sendo mantida na proposta de jogo.

No último jogo, porém, fiquei receoso com as escolhas do comandante. Em duelo contra o Novorizonte, ele optou pelas entradas de Carlos e Gabriel. Os dois nomes são nitidamente mais defensivos que as opções que vinham jogando. Para mim, a impressão foi de "fechar a casinha" para pontuar.

Sem saída de bola e com pouca alternativa no lado esquerdo, porém, o time criou muito menos e ficou no empate por 1 a 1, dificultando ainda mais a situação no Campeonato Paulista.

Mais do que qualquer outro, esse jogo tirou a torcida do sério. E um dos motivos é, sem dúvida, a visível falta de convicção.

Se o discurso de toda a temporada é pedir tempo para fazer o time jogar mais para frente, porque voltar atrás em um momento tão decisivo?

Valeu a pena optar por jogadores de característica defensiva e finalizar apenas duas vezes no gol adversário?

A torcida está esperando algo diferente e já entendeu que essa espera pode custar caro. É melhor perder tentando jogar, do que se render ao conformismo e voltar a adotar uma postura reativa.

No início do ano, o Corinthians fazia o que Tiago Nunes parece saber fazer de melhor: dominava as ações do jogo e se defendia com a bola no pé. Como diz o ditado: "a melhor defesa é o ataque".

Se for para tomar gol todo jogo, que a mentalidade seja entrar em campo e fazer dois, três ou quatro, como na estreia do Paulistão.

Aposte no seu projeto, Tiago, a torcida está ansiosa esperando por um time com sua cara. Não se renda à pressão e aproveite todos os dias para trabalhar um time para a temporada, não para um jogo apenas.

Veja mais em: Tiago Nunes .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

Confira mais novidades do Corinthians

31 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop