Meu Timão

Entrar
Coluna do Marco Bello
ver detalhes

125K 281

Seria demais!

Programa de sócios pode pagar os NR da Arena Corinthians

Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

Naming Rights: A Fiel pode comprar a Arena

Opinião de Marco Bello

visualizações 125K comentários 271 0

“O Corinthians é o time do povo, e é o povo quem vai fazer o time.”

“O Corinthians não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem um time.”

Nos dois últimos jogos, estas frases estamparam a parte de trás da camisa dos jogadores do Corinthians.

Segundo o departamento de marketing do clube, uma simples homenagem aos torcedores. Será?

Na visão deste colunista, não é uma ação ao acaso. E mais, é uma ação de marketing ligada à divulgação em breve do nome do estádio do Timão.

Há duas possibilidades.

A primeira, mais simples, é que serão dadas algumas opções para a Fiel escolher o nome da Arena, nos moldes do que fez a patrocinadora do estádio do rival Palmeiras.

A segunda possibilidade é mais complexa, mas bastante possível.

A venda dos NR do estádio renderá ao clube em torno de R$ 400 milhões em 20 anos. São R$ 20 milhões por ano. Menos de R$ 1,7 milhão por mês. Praticamente o valor da renda de um jogo.

É um dinheiro importante, lógico, mas não tão difícil de se chegar com boas ações de marketing.

Já se sabe que o grupo que está negociando os Naming Rights com o Corinthians é do mercado financeiro.

Já se sabe que este grupo tem a intenção de assumir o programa de sócio torcedor do clube.

Pronto, a mágica já está feita.

Qualquer grupo financeiro que associar sua marca a um cartão de fidelização do sócio torcedor pode arrecadar muito mais que estes R$ 1,7 milhão / mês.

O cartão, que pode ser cartão de crédito, pode ser usado para compras dentro da Arena e nas lojas da Nike e Poderoso Timão.

Pode ser usado para promoções em supermercados, lanchonetes, restaurantes, etc. O limite é a imaginação.

E não seria nenhuma grande inovação.

Algo muito parecido já acontece no Atlético Paranaense. O sócio torcedor do clube do Paraná ganha um cartão que ao mesmo tempo vale como entrada no estádio e como cartão de bandeira Visa, parceira do clube.

Imagine os 100 mil (por enquanto) fiéis torcedores com um cartão de crédito ligado a esta empresa, que pode estar entrando no mercado brasileiro. Já vai entrar com uma bela carteira de clientes.

A Fiel pode, então, pagar o valor dos tais Naming Rights, em gastos com o cartão e através de parcerias.

O nome do estádio? Seria o de menos. A torcida pode até escolher.

Afinal, seria na prática ela que estaria comprando a Arena Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

Confira mais novidades do Corinthians

281 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Charlison
    Charlison Salles #2.814

    Bem observado, mais porque o clube mesmo não faz esse cartão do fiel torcedor ter uma bandeira (VISA OU MASTER) e arrecadar esse dinheiro diretamente para o clube. Imagina os Corinthianos do Brasil todo com um cartão desses. Seria um baita lucro.

  • jose
    Jose Silva #684

    Fazendo as contas 100mil sócios, 180,00 anuidade do Plano com maior número de sócios, total 18 milhões anual, e o Corinthians vai receber 20 milhões, vamos pagar para a Empresa usar o Clube, que coisa de doido, cheiro de mutreta no AR.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (271)

    Luis
    Luis Guedes #1.057

    São duas coisas diferentes: dá pra vender o FT para um banco e dá pra vender o nome do estádio para uma empresa que queira divulgar a marca. Essa jogada do banco Original, que não é original, me parece estranha. Quem vai levar o dinheiro da OMNI? Quanto vai ser o % do banco na gestão do FT?

  • Wellington
    Wellington Mattos

    Já fiz um post neste mesmo fórum falando do poder que um cartão fidelidade seria se bem administrado para o nosso time, inclusive proporcionando que torcedores que estivessem distantes de São Paulo tivessem o insentivo de participar do sócio torcedor sabendo atravez do programa fidelidade que estaria obtendo lucro atravez de descontos ao entrar para o sócio torcedor, só não entendo por que tal fonte de renda teria que esta nas mãos de terceiros e dar um passo pra frente e 10 para trás será que só eu enxergo isso...

  • tanji
    Tanji Koji #3.119

    Agora que tal homenagear nosso ídolo airtonsenna, arena senna.
    só uma sugestão.

  • tanji
    Tanji Koji #3.119

    Este negócio de naming rights, tá muito confuso mas acho uma boa pelo menos podemos escolher o nome do estádio, pra mim continua Arena Corinthians ou arena do Timão.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop