Naming Rights: A Fiel pode comprar a Arena

Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Naming Rights: A Fiel pode comprar a Arena

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

125 mil visualizações 281 comentários Comunicar erro

Naming Rights: A Fiel pode comprar a Arena

Programa de sócios pode pagar os NR da Arena Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

“O Corinthians é o time do povo, e é o povo quem vai fazer o time.”

“O Corinthians não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem um time.”

Nos dois últimos jogos, estas frases estamparam a parte de trás da camisa dos jogadores do Corinthians.

Segundo o departamento de marketing do clube, uma simples homenagem aos torcedores. Será?

Na visão deste colunista, não é uma ação ao acaso. E mais, é uma ação de marketing ligada à divulgação em breve do nome do estádio do Timão.

Há duas possibilidades.

A primeira, mais simples, é que serão dadas algumas opções para a Fiel escolher o nome da Arena, nos moldes do que fez a patrocinadora do estádio do rival Palmeiras.

A segunda possibilidade é mais complexa, mas bastante possível.

A venda dos NR do estádio renderá ao clube em torno de R$ 400 milhões em 20 anos. São R$ 20 milhões por ano. Menos de R$ 1,7 milhão por mês. Praticamente o valor da renda de um jogo.

É um dinheiro importante, lógico, mas não tão difícil de se chegar com boas ações de marketing.

Já se sabe que o grupo que está negociando os Naming Rights com o Corinthians é do mercado financeiro.

Já se sabe que este grupo tem a intenção de assumir o programa de sócio torcedor do clube.

Pronto, a mágica já está feita.

Qualquer grupo financeiro que associar sua marca a um cartão de fidelização do sócio torcedor pode arrecadar muito mais que estes R$ 1,7 milhão / mês.

O cartão, que pode ser cartão de crédito, pode ser usado para compras dentro da Arena e nas lojas da Nike e Poderoso Timão.

Pode ser usado para promoções em supermercados, lanchonetes, restaurantes, etc. O limite é a imaginação.

E não seria nenhuma grande inovação.

Algo muito parecido já acontece no Atlético Paranaense. O sócio torcedor do clube do Paraná ganha um cartão que ao mesmo tempo vale como entrada no estádio e como cartão de bandeira Visa, parceira do clube.

Imagine os 100 mil (por enquanto) fiéis torcedores com um cartão de crédito ligado a esta empresa, que pode estar entrando no mercado brasileiro. Já vai entrar com uma bela carteira de clientes.

A Fiel pode, então, pagar o valor dos tais Naming Rights, em gastos com o cartão e através de parcerias.

O nome do estádio? Seria o de menos. A torcida pode até escolher.

Afinal, seria na prática ela que estaria comprando a Arena Corinthians.

Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Charlison

    Ranking: 1648º

    Charlison 753 comentários

    por @charlison

    Bem observado, mais porque o clube mesmo não faz esse cartão do fiel torcedor ter uma bandeira (VISA OU MASTER) e arrecadar esse dinheiro diretamente para o clube. Imagina os Corinthianos do Brasil todo com um cartão desses. Seria um baita lucro.

  • Foto do perfil de jose

    Ranking: 403º

    Jose 2328 comentários

    por @adricanos

    Fazendo as contas 100mil sócios, 180,00 anuidade do Plano com maior número de sócios, total 18 milhões anual, e o Corinthians vai receber 20 milhões, vamos pagar para a Empresa usar o Clube, que coisa de doido, cheiro de mutreta no AR.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luis

    Ranking: 1208º

    Luis 972 comentários

    271º. por @lisca

    São duas coisas diferentes: dá pra vender o FT para um banco e dá pra vender o nome do estádio para uma empresa que queira divulgar a marca. Essa jogada do banco Original, que não é original, me parece estranha. Quem vai levar o dinheiro da OMNI? Quanto vai ser o % do banco na gestão do FT?

  • Foto do perfil de Wellington

    Wellington 4 comentários

    270º. por @wellington.mattos1

    Já fiz um post neste mesmo fórum falando do poder que um cartão fidelidade seria se bem administrado para o nosso time, inclusive proporcionando que torcedores que estivessem distantes de São Paulo tivessem o insentivo de participar do sócio torcedor sabendo atravez do programa fidelidade que estaria obtendo lucro atravez de descontos ao entrar para o sócio torcedor, só não entendo por que tal fonte de renda teria que esta nas mãos de terceiros e dar um passo pra frente e 10 para trás será que só eu enxergo isso...

  • Foto do perfil de tanji

    Ranking: 2096º

    Tanji 610 comentários

    269º. por @tanjikoji

    Agora que tal homenagear nosso ídolo airtonsenna, arena senna.
    só uma sugestão.

  • Foto do perfil de tanji

    Ranking: 2096º

    Tanji 610 comentários

    268º. por @tanjikoji

    Este negócio de naming rights, tá muito confuso mas acho uma boa pelo menos podemos escolher o nome do estádio, pra mim continua Arena Corinthians ou arena do Timão.

  • Foto do perfil de Everton

    Ranking: 218º

    Everton 3407 comentários

    267º. por @everton.silva20

    Ai quando eu falo que fico indignado que o palm6iras um time grande igual o Corinthians isso não podemos negar, mas tem uma torcida menor, um estádio que já tinha nome, um estádio que não era de copa do mundo, uma mídia menor, um time decadente nos últimos 15 anos vendeu o NR com a maior facilidade e vocês sabem porque? Porque o estádio do palm6iras TEM DONO e o dono do estádio não quer perder dinheiro, já no caso do Corinthians o estádio é do clube e tem muita gente querendo GANHAR em cima e ai acontece isso, e tem cara que tem explicações técnicas porque o palm6iras conseguiu e o Corinthians não, brincadeira mesmo

  • Foto do perfil de Luis Carlos Lopes

    Luis 8 comentários

    266º. por @luis.carlos.lopes.l1

    Gostaria de deixar minha opinião sobre o nome do estádio: em cima da verdadeira torcida. (FIEL TRIBUTE. COM) A TORCIDA É SEM DUVIDA O MAIOR gostaria de deixar minha opinião sobre o nome do estádio: em cima da verdadeira torcida. (FIEL TRIBUTE. COM) JÁ QUE A TORCIDA É SEM DUVIDA O MAIOR PATRIMÔNIO DO CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Luis Carlos Lopes

    Luis 8 comentários

    265º. por @luis.carlos.lopes.l1

    Gostaria de deixar minha opinião sobre o nome do estádio: em cima da verdadeira torcida. (FIEL TRIBUTE. COM) EM ESPECIAL A TORCIDA É SEM DUVIDA O MAIOR PATRIMÔNIO DO CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Luis Carlos Lopes

    Luis 8 comentários

    264º. por @luis.carlos.lopes.l1

    Gostaria de deixar minha opinião sobre o nome do estádio: em cima da verdadeira torcida. (FIEL TRIBUTE. COM) EM HOMENAGEM A TORCIDA É SEM DUVIDA O MAIOR PATRIMÔNIO DO CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Luis Carlos Lopes

    Luis 8 comentários

    263º. por @luis.carlos.lopes.l1

    Gostaria de deixar minha opinião sobre o nome do estádio: em cima da verdadeira torcida. (FIEL TRIBUTE. COM) PORQUE A TORCIDA É SEM DUVIDA O MAIOR PATRIMÔNIO DO CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Luis Carlos Lopes

    Luis 8 comentários

    262º. por @luis.carlos.lopes.l1

    Gostaria de deixar minha opinião sobre o nome do estádio: em cima da verdadeira torcida. (fiel tribute. Com) com a certeza que a torcida é sem duvida o maior patrimônio do Corinthians.