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Naming Rights: A Fiel pode comprar a Arena
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

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Naming Rights: A Fiel pode comprar a Arena

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Opinião de Marco Bello

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Naming Rights: A Fiel pode comprar a Arena

Programa de sócios pode pagar os NR da Arena Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

“O Corinthians é o time do povo, e é o povo quem vai fazer o time.”

“O Corinthians não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem um time.”

Nos dois últimos jogos, estas frases estamparam a parte de trás da camisa dos jogadores do Corinthians.

Segundo o departamento de marketing do clube, uma simples homenagem aos torcedores. Será?

Na visão deste colunista, não é uma ação ao acaso. E mais, é uma ação de marketing ligada à divulgação em breve do nome do estádio do Timão.

Há duas possibilidades.

A primeira, mais simples, é que serão dadas algumas opções para a Fiel escolher o nome da Arena, nos moldes do que fez a patrocinadora do estádio do rival Palmeiras.

A segunda possibilidade é mais complexa, mas bastante possível.

A venda dos NR do estádio renderá ao clube em torno de R$ 400 milhões em 20 anos. São R$ 20 milhões por ano. Menos de R$ 1,7 milhão por mês. Praticamente o valor da renda de um jogo.

É um dinheiro importante, lógico, mas não tão difícil de se chegar com boas ações de marketing.

Já se sabe que o grupo que está negociando os Naming Rights com o Corinthians é do mercado financeiro.

Já se sabe que este grupo tem a intenção de assumir o programa de sócio torcedor do clube.

Pronto, a mágica já está feita.

Qualquer grupo financeiro que associar sua marca a um cartão de fidelização do sócio torcedor pode arrecadar muito mais que estes R$ 1,7 milhão / mês.

O cartão, que pode ser cartão de crédito, pode ser usado para compras dentro da Arena e nas lojas da Nike e Poderoso Timão.

Pode ser usado para promoções em supermercados, lanchonetes, restaurantes, etc. O limite é a imaginação.

E não seria nenhuma grande inovação.

Algo muito parecido já acontece no Atlético Paranaense. O sócio torcedor do clube do Paraná ganha um cartão que ao mesmo tempo vale como entrada no estádio e como cartão de bandeira Visa, parceira do clube.

Imagine os 100 mil (por enquanto) fiéis torcedores com um cartão de crédito ligado a esta empresa, que pode estar entrando no mercado brasileiro. Já vai entrar com uma bela carteira de clientes.

A Fiel pode, então, pagar o valor dos tais Naming Rights, em gastos com o cartão e através de parcerias.

O nome do estádio? Seria o de menos. A torcida pode até escolher.

Afinal, seria na prática ela que estaria comprando a Arena Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

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Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

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  • Comentários mais curtidos

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    @charlison em

    Bem observado, mais porque o clube mesmo não faz esse cartão do fiel torcedor ter uma bandeira (VISA OU MASTER) e arrecadar esse dinheiro diretamente para o clube. Imagina os Corinthianos do Brasil todo com um cartão desses. Seria um baita lucro.

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    Jose 2502 comentários

    @adricanos em

    Fazendo as contas 100mil sócios, 180,00 anuidade do Plano com maior número de sócios, total 18 milhões anual, e o Corinthians vai receber 20 milhões, vamos pagar para a Empresa usar o Clube, que coisa de doido, cheiro de mutreta no AR.

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    186º. @lisca em

    São duas coisas diferentes: dá pra vender o FT para um banco e dá pra vender o nome do estádio para uma empresa que queira divulgar a marca. Essa jogada do banco Original, que não é original, me parece estranha. Quem vai levar o dinheiro da OMNI? Quanto vai ser o % do banco na gestão do FT?

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    185º. @wellington.mattos1 em

    Já fiz um post neste mesmo fórum falando do poder que um cartão fidelidade seria se bem administrado para o nosso time, inclusive proporcionando que torcedores que estivessem distantes de São Paulo tivessem o insentivo de participar do sócio torcedor sabendo atravez do programa fidelidade que estaria obtendo lucro atravez de descontos ao entrar para o sócio torcedor, só não entendo por que tal fonte de renda teria que esta nas mãos de terceiros e dar um passo pra frente e 10 para trás será que só eu enxergo isso...

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    Tanji 694 comentários

    184º. @tanjikoji em

    Agora que tal homenagear nosso ídolo airtonsenna, arena senna.
    só uma sugestão.

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    Tanji 694 comentários

    183º. @tanjikoji em

    Este negócio de naming rights, tá muito confuso mas acho uma boa pelo menos podemos escolher o nome do estádio, pra mim continua Arena Corinthians ou arena do Timão.

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    Corinthians 3900 comentários

    182º. @everton.silva20 em

    Ai quando eu falo que fico indignado que o palm6iras um time grande igual o Corinthians isso não podemos negar, mas tem uma torcida menor, um estádio que já tinha nome, um estádio que não era de copa do mundo, uma mídia menor, um time decadente nos últimos 15 anos vendeu o NR com a maior facilidade e vocês sabem porque? Porque o estádio do palm6iras TEM DONO e o dono do estádio não quer perder dinheiro, já no caso do Corinthians o estádio é do clube e tem muita gente querendo GANHAR em cima e ai acontece isso, e tem cara que tem explicações técnicas porque o palm6iras conseguiu e o Corinthians não, brincadeira mesmo