Meu Timão

Entrar

Com gol de Paolo Guerrero, Corinthians ergueu sua segunda taça de campeão mundial

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

5.1K 65

Inesquecível

Há três anos, Corinthians conquistava o segundo campeonato mundial de clubes

Por Meu Timão

visualizações 5.1K comentários 65 0

“Danilo limpou, pé direito bateu! O toque de cabeça, olha o gol, olha o gol, olha o gol, olha o gol, olha o gol, olha o gol, olha o gol! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É DO CORINTHIANS!!!”.

Há três anos, o Corinthians conquistava o Mundial de Clubes da FIFA pela segunda vez em sua história. Foi no dia 16 de dezembro de 2012 que a equipe do Parque São Jorge encarou o Chelsea, da Inglaterra, que havia se classificado para o torneio no Japão ao vencer a Champions League.

Após a estreia com vitória sobre o Al-Ahly , do Egito, no dia 12, o Timão iniciou sua preparação para o embate em meio a incertezas. Durante o último treino, na véspera da final, o técnico Tite optou por mexer na equipe: saía Douglas e entrava Jorge Henrique. A mudança era uma forma de dar velocidade ao ataque, além de impulsionar a marcação.

“A entrada do Jorge Henrique, é mais um jogador de velocidade, com o Danilo trabalhando por dentro. Sai o Douglas”, explicou Tite na coletiva que antecedeu o confronto. Com a alteração, o Corinthians que entrou em campo era formado por: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson; Paolo Guerrero.

Apesar da pressão acerca do duelo, o time corinthiano contou com uma ajuda fundamental: dos 68.275 presentes no estádio Internacional de Yokohama, ao menos metade era composta por torcedores do Timão. Diferentemente do primeiro jogo, a equipe alvinegra dava demonstrações de bom futebol e chegava com perigo no ataque.

No entanto, como já era esperado, Cássio precisou o mostrar a que vinha – após arrancar pela esquerda, Moses cortou para a direita e bateu de longe. Com a ponta dos dedos, o goleiro voou ao canto esquerdo e evitou o gol do adversário inglês. Mais tarde, outro “milagre” ao defender o arremate de Mata.

Com a solidez defensiva, o Corinthians se lançou ao ataque embalado pelo som que ecoava das arquibancadas. Aos 23 minutos da etapa complementar, Danilo recebeu de Paulinho, cortou para a direita e bateu prensado. A bola subiu e encontrou Paolo Guerrero de frente para a meta de Petr Cech, que não conseguiu evitar o cabeceio e viu a Fiel “explodir” em Yokohama.

O lance agigantou o Corinthians, que não sentia a pressão do adversário e trocava passes como se jogasse no Pacaembu. Enquanto Jorge Henrique e Alessandro anulavam as tentativas de Hazard pela direita, Fábio Santos e Danilo tabelavam no setor esquerdo, em uma partida que ficará eternizada na memória do “bando de loucos”.

Reveja o gol marcado por Paolo Guerrero

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 0 CHELSEA

Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (JAP)
Data: 16 de dezembro de 2012 (domingo)
Horário: 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cahill e David Luiz (Chelsea)
Cartão vermelho: Cahill (Chelsea)
Gol: CORINTHIANS - Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo
Público: 68.275 pagantes

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez)
Técnico: Tite

CHELSEA: Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires e Lampard; Moses (Oscar), Juan Mata e Hazard (Marin); Fernando Torres
Técnico: Rafael Benítez

Confira mais novidades do Corinthians

65 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop