Meu Timão

Entrar

Time campeão pelo Corinthians no Campeonato Paulista de 1979

Reprodução/Site oficial

1.5K 36

Na memória!

Com Sócrates e Biro-Biro, Corinthians conquistava 17º título no Campeonato Paulista há 38 anos

Por Meu Timão

visualizações 1.5K comentários 31 0

O dia 10 de fevereiro tem um espaço especial na história do Corinthians. Nesta data, há exatos 38 anos, a equipe do Parque São Jorge conquistou seu 17º título no Campeonato Paulista. Além disso, a taça estadual de 1979, conquistada diante da Ponte Preta, foi a primeira conquista de dois ídolos da Fiel: Sócrates e Biro-Biro. Ambos chegaram ao clube no ano anterior a conquista.

O Corinthians venceu a Ponte Preta em uma decisão de três partidas - a última realizada no estádio do Morumbi. A disputa, contudo, também ficou marcada por um fato externo ao campo. O então presidente do Timão, Vicente Mateus, protestou contra a Federação Paulista de Futebol (FPF) antes da partida.

Leia também:
Hexa pelo Corinthians, atacante do Santo André faz forte desabafo após lance com Balbuena
Corinthians e Santo André se enfrentam agora pelo Campeonato Paulista

A entidade futebolística queria que as semifinais fossem disputadas em duas rodadas no Morumbi, tendo chaves com Corinthians e Palmeiras de um lado e Ponte Preta e Guarani do outro. O cartola alegou que o Timão iria perder dinheiro por ter a maior torcida de São Paulo. Com isso, as disputas finais do Paulistão de 1979 foram realizadas em janeiro de 1980.

O título estadual de 1979 foi definido em três duelos decisivos. O primeiro teve vitória para o Corinthians por 1 a 0, com gol de Palhinha, e o segundo terminou com um empate sem gols.

Na decisão final, 91 mil torcedores corinthianos compareceram ao estádio do Morumbi e assistiram a uma grande vitória alvinegra. O Timão entrou em campo com: Jairo; Luis Claudio, Mauro, Amaral e Wladimir; Caçapava, Biro-Biro e Palhinha; Píter (Vaguinho), Sócrates e Romeu (Basílio).

A equipe do Parque São Jorge acabou levando a melhor diante da Ponte Preta, pelo placar de 2 a 0. O resultado e o título estadual foram definidos com gols de Sócrates, aos dez minutos do segundo tempo, e Palhinha, aos 23 minutos da segunda etapa.

Veja mais em: Jogos Históricos, Títulos do Corinthians e Campeonato Paulista.

Confira mais novidades do Corinthians

31 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop