O Corinthians foi alvo de mais um processo na Justiça, desta vez nesta segunda-feira, no que já tem se tornado rotineiro. O centroavante Jonathas, que deixou o clube em 2019, entrou com uma ação na 4ª Vara Cível pedindo mais de R$ 2 milhões ao time do Parque São Jorge.
O valor pedido pelos advogados do jogador é de R$ 2.019.998,35. Essa é a quantia referente ao saldo restante do contrato de direitos de imagem de Jonathas quando deixou o clube somado aos juros do período. A ação, cabe destacar, ainda será julgada.
O curioso é a sequência de fatos que levou o jogador a entrar na Justiça. No ato da rescisão, em janeiro de 2019, quando foi devolvido ao Hannover, da Alemanha, as partes assinaram um distrato no valor de R$ 1,8 milhão. O montante deveria ser pago da seguinte maneira:
- R$ 900 mil em 10 de março de 2019;
- Cinco parcelas consecutivas de R$ 180 mil nos dias 10 dos meses de abril, maio, junho, julho e agosto de 2019.
O valor não foi quitado pelo Corinthians e as partes voltaram a conversar. Em um segundo acordo, ficou firmado que o Timão pagaria R$ 1,915 milhão - já com os juros -, em dez parcelas de R$ 191.500,00 cada, entre março e dezembro de 2020.
Novamente, nenhum valor foi quitado pelo Corinthians até o momento. Com o atraso de três parcelas, então, o jogador optou por levar o caso para a Justiça na tentativa de receber o dinheiro. Já com as multas e juros aplicados, o valor do débito passou a ser R$ 2.019.998,35.
Na ação, os advogados do jogador pedem a penhora em dinheiro utilizando as cotas do contrato da Rede Globo com o Corinthians.
Jonathas chegou ao Corinthians em junho de 2018, emprestado pelo time alemão, para ser a solução do ataque alvinegro. O desempenho, porém, foi bem abaixo do esperado e o jogador deixou o clube com apenas nove partidas disputadas e um único gol marcado. Atualmente, ele está no Elche, da segunda divisão da Espanha.
O processo de Jonathas se junta a outros dois que, recentemente, vieram à tona. A cobrança dos empresários de Maycon de mais de R$ 1 milhão ; e os três processos envolvendo Jucilei, Timão e J. Malucelli, que podem alcançar cobrança de quase R$ 26 milhões . Essa última, inclusive, já é motivo de uma investigação interna no Corinthians .