Meu Timão

Entrar

Wladimir foi o último homenageado com um busto no Parque São Jorge, em junho

José Manoel Idalgo/Agência Corinthians

25K 176

Trio pesado

Corinthians define três possíveis nomes para novo busto no Parque São Jorge

Por Meu Timão

visualizações 25K comentários 176 23

O Corinthians definiu três nomes para serem eternizados com um novo busto no Parque São Jorge, sede do clube social. No lançamento do fan token da Sócios que leva o nome do clube, os torcedores que adquiririam a moeda virtual corinthiana puderam escolher entre três ex-jogadores alvinegros: Gilmar dos Santos Neves, Basílio e Ronaldo.

Assim que realizava a compra do token e ela era aprovada pela plataforma, o torcedor podia escolher em um nome do trio para ser imortalizado no local. As opções têm o seguinte retrospecto:

  • Gilmar, goleiro marcante da década de 50, foi campeão do mundo pelo Brasil em 1958 como jogador do Timão, além de ter no currículo uma atuação histórica no jogo do título do IV Centenário;
  • Basílio, o primeiro Pé-de-Anjo, jogou no Corinthians por seis anos e foi o autor do gol do título paulista de 1977, a conquista mais marcante da história do clube;
  • Ronaldo, o Fenômeno, atacante que atuou já em fim de carreira no Corinthians, mas conseguiu ganhar um Paulista, uma Copa do Brasil e liderou algumas modernizações no futebol profissional;

Até o momento, são dez homenageados pelo Corinthians no Parque São Jorge. Além de Wladimir, os bustos dos ídolos Neco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Sócrates, Rivellino, Teleco, Marcelinho Carioca e Ronaldo Giovaneli também estão no local. Zé Maria será o próximo (veja mais abaixo).

O processo para a criação do busto, vale destacar, é inicialmente de 45 a 60 dias, quando a imagem é criada na argila. Após a aprovação de familiares e envolvidos no processo, a peça é fundida em bronze, o que requer cerca de outros 30 dias.

Busto já definido

Vale destacar que já há um nome de consenso para um busto ainda neste ano: do lateral direito Zé Maria, atleta alvinegro entre 1970 e 1983, presente em momentos como a Invasão, o título paulista de 1977 e a Democracia Corinthiana. A informação foi confirmada ao Meu Timão há dois meses.

Pai de Fernando Lázaro, que comandou o Corinthians em dois jogos no último mês de maio, Zé Maria, apelidado de "Super Zé", foi um símbolo da raça alvinegra nos anos 70 e chegou a declarar que jogaria no Timão "até de graça".

Zé Maria defendeu a camisa do Corinthians por 13 anos, sendo 598 jogos e 17 gols marcados. Ainda fez parte da Democracia Corinthiana, inclusive sendo eleito pelos companheiros de clube em 1983, para assumir o comando da equipe, tornando-se o técnico. Como tinha participado de três partidas no começo do campeonato, Zé Maria tem ainda em sua história o bicampeonato paulista de 1982/83.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians e História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

176 Comentários Comentar >

  • Comentários mais curtidos

    Leandro
    Leandro Ferreira
    Embora, eu não curta ele...acho Craque Neto merecia essa homenagem...titulo de 90 foi muito importante para história do clube...e ele fez a diferença
  • Gabriel
    Gabriel #5.224

    Ronaldo com certeza merece - mais pelo que ele fez fora de campo do que pelo que fez dentro (e olha que o que ele fez dentro não foi pouco, apesar de só ter ganho um Paulista e uma CDB), mas na história do Corinthians como um todo Gylmar e Basilio deveriam vir antes. Uma pena que a escolha vinda de um grupo de torcedores que provavelmente não tem este elo histórico deve ser do Fenômeno...

  • Publicidade

  • Todos os comentários (176)

    Juraci D'Agostino
    Juraci D'agostino

    Eu só lamento que o super ze e Basílio tinham que estar como os onze melhores, com todo respeito a votação democrática, mas é obrigação o busto do super ze.

  • Andr�
    André Ghabar

    Biro Biro

  • Antonio
    Antonio Pr #710

    Ridículo esse negócio de escolher para o hall da fama. Fenômeno, Gilmar, Basílio, Zé Maria, Biro Biro, Sheik, Neto, Wilson Mano, Tupanzinho e até o Guerrero, pelo gols no Mundial merecem estar lá por méritos e por serem lendas. Essa votação tem uma metodologia estranha.

  • ALUISIO
    Aluisio Amaral #1.001
    O Neto com certeza também merece um busto no Parque São Jorge, como apresentador é um mala, porém, quando foi jogador do Corinthians, sempre se destacou pelos gols(todos) e principalmente pela raça e amor que sempre demonstrou ter pelo nosso amado Corinthians. É uma mala, mas é dos nossos.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop